Pular para o conteúdo principal

MG Designação 2016 - Começa hoje período de designação para as escolas estaduais

O processo, que acontece de 25 a 29/01/2016, é realizado para completar o quadro de pessoal das escolas da rede estadual para este ano letivo

O ano letivo nas escolas estaduais de Minas Gerais terá início no dia 11 de fevereiro, mas as unidades escolares e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já estão trabalhando, desde o início deste mês, para receber os mais de dois milhões de estudantes e assegurar o pleno funcionamento das escolas. Hoje (25/01), foi aberta a chamada inicial para a designação de profissionais para atuarem nas escolas da rede estadual de ensino. A designação é feita para preencher, em caráter temporário, cargos vagos ou substituição quando não existir servidor efetivo que possa exercer tal função.

A Secretaria de Estado de Educação tomou algumas medidas importantes para garantir que o processo de designação ocorra de forma eficiente e ágil. Alguns procedimentos foram antecipados, como a definição do quantitativo de aulas e cargos. Outros procedimentos foram alterados, como a organização de micropolos, que permite que o professor participe de vários processos de designação em um mesmo local e horário. A disponibilização pelo site da Secretaria de Educação das vagas existentes foi outro avanço, bem como a designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Entre os dias 13 e 15 de janeiro, as escolas fizeram a enturmação dos alunos e definiram o quantitativo de aulas e cargos necessários para seu funcionamento. Nesta semana, as escolas incluíram no Sistema de Designação de Pessoal (SYSADP) o saldo necessário para completar a composição do quadro da escola para análise, aprovação e autorização para designação dos profissionais. Os editais com as vagas disponíveis por escolas de todo o Estado podem ser consultados no site criado pela SEE para facilitar a consulta dos candidatos. (http://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao)
As vagas também são divulgadas por meio de editais afixados nas próprias escolas, nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e em locais públicos previamente definidos. No ato da designação, o candidato deverá apresentar, pessoalmente, as vias originais dos documentos previstos na resolução, entre eles os comprovantes de aprovação no concurso vigente e de habilitação ou qualificação para atuar na função a que concorre.

Perícia

Os candidatos à designação também deverão submeter-se a exames admissionais. Aqueles que se afastaram em licença para tratamento de saúde por período superior a 15 dias, consecutivos ou não, no ano passado, precisam apresentar o Resultado de Inspeção Médica (RIM) de aptidão realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional. Devido ao grande volume de candidatos que precisam realizar essa perícia, a SEE e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) autorizaram a apresentação do comprovante de agendamento da perícia admissional como válido para participar do processo de designação.

Várias medidas foram tomadas pela SEE para agilizar a composição do quadro da escola e facilitar o processo de designação. O processo acontece todo início de ano na rede estadual, mas neste ano o volume de vagas disponibilizadas será maior do que nos anteriores, devido ao desligamento dos servidores ex-efetivados pela Lei 100 em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em 31 de dezembro passado. A expectativa é de que sejam disponibilizadas mais de 140 mil vagas para todo o Estado.

Outra medida importante foi a orientação às SREs de organizarem os cronogramas das designações centralizadas por micropolos regionais. Na prática, processo de designação acontece da mesma forma que nos outros anos e os profissionais vão concorrer às vagas por escolas, de acordo com os editais de cada instituição. A diferença é que este ano, serão reunidas em um mesmo espaço, em escolas-polo, todas as unidades que ofertam vagas para determinada área ou disciplina, de forma que os candidatos possam participar, em um mesmo dia e local, de todas as designações que lhe interessam. Essa foi uma forma de facilitar o processo e evitar a peregrinação dos candidatos em várias escolas para concorrer às vagas e o cruzamento de horários entre as designações das escolas para a mesma disciplina.

Para garantir o funcionamento regular das escolas no mês de janeiro, a Secretaria de Estado de Educação autorizou a realização de designação em caráter excepcional para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), para exercício no período de 04/01 a 28/01/2016. Essa medida foi necessária nas escolas em que haviam servidores ex-efetivados pela Lei 100 e que foram desligados em 31 de dezembro do ano passado. Para o cargo comissionado de secretário de escola, também foi autorizada a designação em caráter excepcional para garantir a permanência desse servidor no cargo até o dia 29 de fevereiro.

No período de 1 a 5 de fevereiro, será realizada uma nova chamada de designação para preenchimento das vagas remanescentes.
FONTE: Secretaria de Educação de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados