Pular para o conteúdo principal

MG Proalfa e Proeb 2014

Acesse o SIMAVE para ver os Resultados por ALUNO ou ESCOLA


Secretaria de Estado de Educação apresenta resultados de avaliações e novidades em sistema de gestão escolar


A proposta é criar mecanismo para que as escolas conheçam os resultados e desenvolvam ações pedagógicas mais direcionadas

Os resultados das avaliações de 2014 da rede pública de ensino mineira — o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) — apresentados pela Secretaria de Estado da Educação, apontam para desafios importantes. O primeiro deles é criar instrumentos pedagógicos que possibilitem aos alunos vencer dificuldades verificadas nestas avaliações. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação promove algumas mudanças no sistema, com o objetivo de estimular a utilização dos dados educacionais como ferramenta pedagógica pelos gestores escolares.

A primeira delas é a implementação da avaliação do Proeb para o 7º ano do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio. Atualmente, as provas são realizadas apenas pelos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. A medida vai possibilitar intervenções pedagógicas antes que o aluno termine a etapa em curso (anos finais do ensino fundamental ou ensino médio). O Proeb avalia as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa e Matemática, e os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500. 

A partir de 2016, os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio passam a ser avaliados somente nos anos pares. A partir deste e em todos os anos ímpares, os testes serão aplicados para os alunos do 7º ano do fundamental, do 1º ano do ensino médio e do 3º ano do ensino médio, que também farão a Prova Brasil, do Ministério da Educação. Outra mudança vai acontecer nos padrões de desempenho estabelecidos. Até o ano passado, eram considerados os padrões baixo, intermediário e recomendável. A partir deste ano, serão utilizados quatro padrões – abaixo do básico, básico, adequado e avançado – o que permite melhor refinamento dos dados para análise pedagógica e para ações mais efetivas e pontuais.

O Proalfa é uma avaliação anual e censitária para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para verificar o desempenho dos alunos nos procedimentos de leitura. A avaliação é nominal, o que identifica o padrão em que se encontra cada aluno e possibilita intervir em sua aprendizagem de forma pontual e individualizada, se necessário. Os testes são aplicados para todos os alunos das redes estadual e municipais, e os resultados são apresentados em uma escala de 1.000 pontos. A partir do ano que vem, as avaliações do Proalfa serão antecipadas para março. Mais uma vez, com o objetivo de permitir ações pedagógicas antes da conclusão da etapa.

Mais mudanças e boletim

A partir deste ano, todos os dados das avaliações, incluindo os microdados (informações por escola, turma e aluno) estarão disponíveis no sistema de gestão escolar. Será realizado um seminário com o objetivo de orientar a consulta e utilização dessas informações que, antes, não eram disponibilizadas. A Secretaria de Estado de Educação já disponibilizava para as escolas uma ferramenta de gestão dos dados educacionais, o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Agora, ele será aperfeiçoado, com comparativos desses dados dentro do contexto do Estado e outros indicadores educacionais, como os índices socioeconômicos, clima escolar, condições de oferta da rede física e corpo docente, bem como indicadores de rendimento escolar e resumo do perfil da escola com quantitativo de alunos, docentes e turmas, de forma a ampliar a capacidade de análise dos dados.

Portando, as escolas poderão analisar as informações mais completas, compreender os resultados e desenvolver os seus planos de ações pedagógicas específicas, visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos. Já a partir de 2016, serão disponibilizados também os dados individuais dos alunos para pais e responsáveis pela web. Com uma senha, será possível acessar os dados das avaliações sistemáticas e as notas obtidas na escola (boletim escolar).

Resultados 2014

Os indicadores Proalfa e Proeb 2014 mantiveram-se estáveis, sem mudanças significativas, seguindo um mesmo padrão de desempenho. O Proalfa apresentou uma proficiência média de 629,1, apresentando um leve crescimento em relação ao ano anterior (622,8) - 92,7% dos alunos estão no padrão recomendado de leitura e escrita.

No Proeb, as mudanças também não foram significativas e os resultados permanecem insatisfatórios. Em Língua Portuguesa, a proficiência média do 5º ano foi de 224,1, sendo que 51,2% dos alunos estão no padrão recomendado. No 9º ano do Ensino Fundamental, a proficiência média foi 256,9, com 37,8% de estudantes no padrão recomendado. Já no 3º ano do Ensino Médio, a proficiência média foi 281,3 e o percentual de alunos no padrão recomendado é de 37,3%.

Em Matemática os percentuais são ainda menores, exceto para o 5º ano, em que a proficiência média foi de 239,3, com 61,5% em padrão recomendado; no 9º ano, 265,5 de proficiência média e 23,2% encontram-se no padrão recomendado. No 3º ano do Ensino Médio, a proficiência média foi de 283,4 e apenas 4,4% estão em padrão recomendado de Matemática.

O Sistema Mineiro de Avaliação (Simave) é o instrumento para avaliar a qualidade do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado, por meio do qual são realizadas as duas principais avaliações externas da secretaria, o Proalfa e o Proeb. As avaliações são desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Clique aqui e veja os resultados.


FONTE: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio

Confira a íntegra do documento do novo currículo do ensino médio de São Paulo     Resolução da homologação, feita no dia 3, foi publicada hoje em Diário Oficial; Currículo vai ser implementado nas escolas de forma gradual O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a aprovar um novo currículo do Ensino Médio alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O documento já está disponível na integra pode ser acessado aqui.

MG Designação 2015 - Classificação

30/12/2015 - Veja Designação 2016 24/04/2015 - Veja o Resultado Definitivo das Provas Objetivas do Concurso 06/04 - Ve ja o Resultado Preliminar do Concurso d e Professor 21/01/2015 - Chamada Inicial para Designação, com vigência a partir de 01/02/2015, de 28 até 30/01/2015 , conforme a Resolução SEE nº 2.7 41 de 20/01/2015 . Veja mais Classificação para Designação 2015 da Secretaria de Educação de Minas Gerais Pesquisa d a classificação por CPF OU Listagem do Cargo / Município As listagens classificatórias estão disponíveis no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo i da Resolução 2.686 de 03 de Outubro de 2014. Cabe à Superintendência Regional de Ensino, por meio de sua Direção e da inspeção Escolar, na área de sua circunscrição, e à Direção da Unidade de Ensino, a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de

Lista de blogs relacionados