Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada poderão pleitear a certificação de conclusão dessa etapa por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2014. A prova para este público será realizada no dia 29 de julho. O edital com as regras e datas foi publicado nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados e Distrito Federal que desejarem indicar unidades para aplicação do Encceja 2014 deverão firmar termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no período entre 10h do dia 26 de maio e 23h59min do dia 20 de junho. O termo deverá ser firmado em sistema específico, na página do Inep na internet.
Já os interessados em realizar a prova deverão ter no mínimo 15 anos completos na data de aplicação do Encceja 2014 e precisam solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que os inscrevam no exame. A inscrição dos participantes poderá ser realizada exclusivamente em área específica na página do Inep na internet, das 10h do dia 2 de junho até as 23h59 de 23 de junho (horário oficial de Brasília).
Eles poderão ser inscritos em uma ou mais áreas do conhecimento avaliadas no exame: 1) língua portuguesa (com redação), língua estrangeira moderna, educação física e educação artística; 2) matemática; 3) história e geografia; 4) ciências naturais.
As provas ocorrerão nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado. Os participantes serão encaminhados aos locais das provas às 7h55 para os testes aplicados pela manhã (ciências naturais, história e geografia), e às 13h55 para as provas aplicadas à tarde (matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação).
Acesse o edital
Acesse a página de sistemas especiais do Inep
Eduardo Aiache
Fonte: Inep
Comentários