Sobre a Avaliação da Aprendizagem em Processo
As Coordenadoras das Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2012;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
comunicam:
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
2- As provas, de caráter diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados à intervenção imediata nas dificuldades dos alunos objetivando a superação das mesmas.
3- As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 14 questões(múltipla escolha);
b) Língua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio: 15 questões (múltipla escolha);
c) Matemática – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 10 questões (múltipla escolha e abertas).
4 – Além das provas descritas no item 3, foram elaboradas propostas para a produção escrita, a serem realizadas pelos alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio, de modo que a produção seja produto final de uma sequência de atividades desenvolvidas pelo professor em mais de uma aula, para que o sentido da escrita não fique restrito apenas à finalidade de avaliar.
5- O material de aplicação (provas) será entregue para as Diretorias de Ensino organizado por escola, contendo:
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série.
a) a prova 1 de Língua Portuguesa, destinada ao 6° ano do Ensino Fundamental, está contemplada com espaço para desenvolver a proposta de redação, que nos demais anos e séries poderá ser realizada em folhas comuns de caderno.
6 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado, foram impressas conforme quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, baseado nas matrículas na data base de 17/01/2012 e serão enviadas com uma reserva de 5% a mais por escola e 5% a mais por Diretoria de Ensino, para suprir as alterações numéricas eventualmente ocorridas em data posterior ao planejamento central das avaliações.
7 – A distribuição das provas impressas, mencionadas no item 5, para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período de 15 a 24 de fevereiro, conforme cronograma anexo a este comunicado, devendo as mesmas se organizarem para a recepção e controle de recebimento e entrega destes materiais para as escolas.
a) as provas em braile e ampliadas, elaboradas e impressas pelo CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, serão entregues nas Diretorias de Ensino juntamente com as demais.
8 – A aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre 27 de fevereiro e 02 de março, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação;
c) preferencialmente aulas duplas.
9 - Complementando as provas será produzido o material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Inicial de 2012 – com orientações para os professores, necessárias à aplicação das propostas de redação e das provas de matemática, e para a correção e interpretação de resultados, contendo também sugestões de intervenção pedagógica.
a) o material do item 9 será enviado às Diretorias de Ensino por meio eletrônico até o dia 17/02/2012, para encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as respectivas necessidades.
10 - O período de planejamento inicial, conforme Resolução SE Nº 44/2011, alterada pela Resolução SE Nº 84/2011, que prevê 3 dias destinados a esta atividade no primeiro semestre, deve ser programado pelas escolas para a semana posterior à aplicação das provas, entre os dias 05 e 09 de março, com a devida homologação das Diretorias de Ensino.
11 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação e do planejamento escolar, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
ANEXO
(referente ao item 7 do Comunicado CGEB/CIMA-Avaliação da Aprendizagem em Processo)
DIRETORIA DE ENSINO DATA PREVISTA DE ENTREGA
DE Adamantina 16/02/12
DE Americana 24/02/12
DE Andradina 15/02/12
DE Apiaí 15/02/12
DE Araçatuba 23/02/12
DE Araraquara 23/02/12
DE Assis 16/02/12
DE Avaré 24/02/12
DE Barretos 23/02/12
DE Bauru 24/02/12
DE Birigui 23/02/12
DE Botucatu 24/02/12
DE Bragança Paulista 24/02/12
DE Caieiras 23/02/12
DE Campinas Leste 24/02/12
DE Campinas Oeste 24/02/12
DE Capivari 24/02/12
DE Caraguatatuba 17/02/12
DE Carapicuíba 23/02/12
DE Catanduva 23/02/12
DE Centro 22/02/12
DE Centro Oeste 22/02/12
DE Centro Sul 22/02/12
DE Diadema 23/02/12
DE Fernandópolis 23/02/12
DE Franca 23/02/12
DE Guaratinguetá 17/02/12
DE Guarulhos Norte 23/02/12
DE Guarulhos Sul 23/02/12
DE Itapecerica de Serra 23/02/12
DE Itapetininga 24/02/12
DE Itapeva 15/02/12
DE Itapevi 23/02/12
DE Itaquaquecetuba 23/02/12
DE Itararé 15/02/12
DE Itu 24/02/12
DE Jaboticabal 23/02/12
DE Jacareí 17/02/12
DE Jales 23/02/12
DE Jaú 24/02/12
DE José Bonifácio 23/02/12
DE Jundiaí 24/02/12
DE Leste 1 22/02/12
DE Leste 2 22/02/12
DE Leste 3 22/02/12
DE Leste 4 22/02/12
DE Leste 5 22/02/12
DE Limeira 24/02/12
DE Lins 23/02/12
DE Mirante do Paranapanema 16/02/12
DE Marília 16/02/12
DE Mauá 23/02/12
DE Miracatu 15/02/12
DE Mogi das Cruzes 23/02/12
DE Mogi Mirim 24/02/12
DE Norte 1 22/02/12
DE Norte 2 22/02/12
DE Osasco 23/02/12
DE Ourinhos 16/02/12
DE Penápolis 23/02/12
DE Pindamonhangaba 17/02/12
DE Piracicaba 24/02/12
DE Piraju 24/02/12
DE Pirassununga 23/02/12
DE Presidente Prudente 16/02/12
DE Registro 15/02/12
DE Ribeirão Preto 23/02/12
DE São Bernardo do Campo 23/02/12
DE Santo Anastácio 16/02/12
DE Santo André 23/02/12
DE Santos 17/02/12
DE São Carlos 23/02/12
DE São João da Boa Vista 24/02/12
DE São Joaquim da Barra 23/02/12
DE São José do Rio Preto 23/02/12
DE São José dos Campos 17/02/12
DE São Roque 24/02/12
DE São Vicente 17/02/12
DE Sertãozinho 23/02/12
DE Sorocaba 24/02/12
DE Sul 1 22/02/12
DE Sul 2 22/02/12
DE Sul 3 22/02/12
DE Sumaré 24/02/12
DE Suzano 23/02/12
DE Taboão da Serra 23/02/12
DE Taquaritinga 23/02/12
DE Taubaté 17/02/12
DE Tupã 16/02/12
DE Votorantim 24/02/12
DE Votuporanga 23/02/12
Proposta de Calendário Escolar de acordo com este comunicado (terceira alteração)
Publicado em 09/02/2012
Extraído dos Recortes do Diário Oficial
As Coordenadoras das Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2012;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
comunicam:
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
2- As provas, de caráter diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados à intervenção imediata nas dificuldades dos alunos objetivando a superação das mesmas.
3- As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 14 questões(múltipla escolha);
b) Língua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio: 15 questões (múltipla escolha);
c) Matemática – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 10 questões (múltipla escolha e abertas).
4 – Além das provas descritas no item 3, foram elaboradas propostas para a produção escrita, a serem realizadas pelos alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio, de modo que a produção seja produto final de uma sequência de atividades desenvolvidas pelo professor em mais de uma aula, para que o sentido da escrita não fique restrito apenas à finalidade de avaliar.
5- O material de aplicação (provas) será entregue para as Diretorias de Ensino organizado por escola, contendo:
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série.
a) a prova 1 de Língua Portuguesa, destinada ao 6° ano do Ensino Fundamental, está contemplada com espaço para desenvolver a proposta de redação, que nos demais anos e séries poderá ser realizada em folhas comuns de caderno.
6 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado, foram impressas conforme quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, baseado nas matrículas na data base de 17/01/2012 e serão enviadas com uma reserva de 5% a mais por escola e 5% a mais por Diretoria de Ensino, para suprir as alterações numéricas eventualmente ocorridas em data posterior ao planejamento central das avaliações.
7 – A distribuição das provas impressas, mencionadas no item 5, para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período de 15 a 24 de fevereiro, conforme cronograma anexo a este comunicado, devendo as mesmas se organizarem para a recepção e controle de recebimento e entrega destes materiais para as escolas.
a) as provas em braile e ampliadas, elaboradas e impressas pelo CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, serão entregues nas Diretorias de Ensino juntamente com as demais.
8 – A aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre 27 de fevereiro e 02 de março, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação;
c) preferencialmente aulas duplas.
9 - Complementando as provas será produzido o material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Inicial de 2012 – com orientações para os professores, necessárias à aplicação das propostas de redação e das provas de matemática, e para a correção e interpretação de resultados, contendo também sugestões de intervenção pedagógica.
a) o material do item 9 será enviado às Diretorias de Ensino por meio eletrônico até o dia 17/02/2012, para encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as respectivas necessidades.
10 - O período de planejamento inicial, conforme Resolução SE Nº 44/2011, alterada pela Resolução SE Nº 84/2011, que prevê 3 dias destinados a esta atividade no primeiro semestre, deve ser programado pelas escolas para a semana posterior à aplicação das provas, entre os dias 05 e 09 de março, com a devida homologação das Diretorias de Ensino.
11 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação e do planejamento escolar, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
ANEXO
(referente ao item 7 do Comunicado CGEB/CIMA-Avaliação da Aprendizagem em Processo)
DIRETORIA DE ENSINO DATA PREVISTA DE ENTREGA
DE Adamantina 16/02/12
DE Americana 24/02/12
DE Andradina 15/02/12
DE Apiaí 15/02/12
DE Araçatuba 23/02/12
DE Araraquara 23/02/12
DE Assis 16/02/12
DE Avaré 24/02/12
DE Barretos 23/02/12
DE Bauru 24/02/12
DE Birigui 23/02/12
DE Botucatu 24/02/12
DE Bragança Paulista 24/02/12
DE Caieiras 23/02/12
DE Campinas Leste 24/02/12
DE Campinas Oeste 24/02/12
DE Capivari 24/02/12
DE Caraguatatuba 17/02/12
DE Carapicuíba 23/02/12
DE Catanduva 23/02/12
DE Centro 22/02/12
DE Centro Oeste 22/02/12
DE Centro Sul 22/02/12
DE Diadema 23/02/12
DE Fernandópolis 23/02/12
DE Franca 23/02/12
DE Guaratinguetá 17/02/12
DE Guarulhos Norte 23/02/12
DE Guarulhos Sul 23/02/12
DE Itapecerica de Serra 23/02/12
DE Itapetininga 24/02/12
DE Itapeva 15/02/12
DE Itapevi 23/02/12
DE Itaquaquecetuba 23/02/12
DE Itararé 15/02/12
DE Itu 24/02/12
DE Jaboticabal 23/02/12
DE Jacareí 17/02/12
DE Jales 23/02/12
DE Jaú 24/02/12
DE José Bonifácio 23/02/12
DE Jundiaí 24/02/12
DE Leste 1 22/02/12
DE Leste 2 22/02/12
DE Leste 3 22/02/12
DE Leste 4 22/02/12
DE Leste 5 22/02/12
DE Limeira 24/02/12
DE Lins 23/02/12
DE Mirante do Paranapanema 16/02/12
DE Marília 16/02/12
DE Mauá 23/02/12
DE Miracatu 15/02/12
DE Mogi das Cruzes 23/02/12
DE Mogi Mirim 24/02/12
DE Norte 1 22/02/12
DE Norte 2 22/02/12
DE Osasco 23/02/12
DE Ourinhos 16/02/12
DE Penápolis 23/02/12
DE Pindamonhangaba 17/02/12
DE Piracicaba 24/02/12
DE Piraju 24/02/12
DE Pirassununga 23/02/12
DE Presidente Prudente 16/02/12
DE Registro 15/02/12
DE Ribeirão Preto 23/02/12
DE São Bernardo do Campo 23/02/12
DE Santo Anastácio 16/02/12
DE Santo André 23/02/12
DE Santos 17/02/12
DE São Carlos 23/02/12
DE São João da Boa Vista 24/02/12
DE São Joaquim da Barra 23/02/12
DE São José do Rio Preto 23/02/12
DE São José dos Campos 17/02/12
DE São Roque 24/02/12
DE São Vicente 17/02/12
DE Sertãozinho 23/02/12
DE Sorocaba 24/02/12
DE Sul 1 22/02/12
DE Sul 2 22/02/12
DE Sul 3 22/02/12
DE Sumaré 24/02/12
DE Suzano 23/02/12
DE Taboão da Serra 23/02/12
DE Taquaritinga 23/02/12
DE Taubaté 17/02/12
DE Tupã 16/02/12
DE Votorantim 24/02/12
DE Votuporanga 23/02/12
Proposta de Calendário Escolar de acordo com este comunicado (terceira alteração)
Publicado em 09/02/2012
Extraído dos Recortes do Diário Oficial
Comentários