Oportunidade é voltada a universitários de cursos de licenciatura da disciplina, que receberão bolsa-auxílio para atuar em plantões de dúvidas nas escolas da rede estadual
na capital e Grande São Paulo
A iniciativa é uma parceria da Secretaria com o BID e a FIPE, e terá início em agosto deste ano
A iniciativa é uma parceria da Secretaria com o BID e a FIPE, e terá início em agosto deste ano
O programa Tem + Matemática está com inscrições abertas para universitários de cursos de licenciatura em matemática interessados em atuar como monitores em plantões de dúvidas nas escolas da rede estadual de ensino na capital e Grande São Paulo. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Os plantões terão início em agosto deste ano, durante o contraturno das aulas regulares, e são voltados a alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental com dificuldade em matemática. Os graduandos interessados em atuar como monitores no programa devem se cadastrar no site http://www.maismatematica.org.br/tutores/ até o dia 20 deste mês.
Os monitores serão contratados pelo BID e supervisionados pela Pasta. Para o desempenho da função, receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 400 (12 horas semanais) ou R$ 200 (seis horas semanais). “Com esta iniciativa, vamos promover uma maior proximidade entre a Secretaria e as universidades formadoras dos nossos professores, além de estimular o estágio da prática pedagógica em sala de aula, que é obrigatório às licenciaturas”, comenta o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Nesta primeira etapa do programa, serão beneficiadas 100 escolas e cerca de 3.600 alunos da capital e Grande São Paulo. Cada uma das unidades poderá formar até seis grupos de monitoria, com, no máximo, seis integrantes cada um. As sessões acontecerão na própria escola, duas vezes por semana, durante 90 minutos. O monitor auxiliará os estudantes em relação ao conteúdo ensinado pelo professor de matemática em sala de aula.
“É importante destacar que o universitário não vai substituir o docente, mas complementar seu trabalho ao dar um tratamento individualizado aos alunos com mais dificuldade. O reforço ainda vai facilitar a prática didática do professor em sala de aula, o que pode até ajudar de forma positiva o desempenho dos demais estudantes”, acrescenta o secretário.
Os plantões terão início em agosto deste ano, durante o contraturno das aulas regulares, e são voltados a alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental com dificuldade em matemática. Os graduandos interessados em atuar como monitores no programa devem se cadastrar no site http://www.maismatematica.org.br/tutores/ até o dia 20 deste mês.
Os monitores serão contratados pelo BID e supervisionados pela Pasta. Para o desempenho da função, receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 400 (12 horas semanais) ou R$ 200 (seis horas semanais). “Com esta iniciativa, vamos promover uma maior proximidade entre a Secretaria e as universidades formadoras dos nossos professores, além de estimular o estágio da prática pedagógica em sala de aula, que é obrigatório às licenciaturas”, comenta o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Nesta primeira etapa do programa, serão beneficiadas 100 escolas e cerca de 3.600 alunos da capital e Grande São Paulo. Cada uma das unidades poderá formar até seis grupos de monitoria, com, no máximo, seis integrantes cada um. As sessões acontecerão na própria escola, duas vezes por semana, durante 90 minutos. O monitor auxiliará os estudantes em relação ao conteúdo ensinado pelo professor de matemática em sala de aula.
“É importante destacar que o universitário não vai substituir o docente, mas complementar seu trabalho ao dar um tratamento individualizado aos alunos com mais dificuldade. O reforço ainda vai facilitar a prática didática do professor em sala de aula, o que pode até ajudar de forma positiva o desempenho dos demais estudantes”, acrescenta o secretário.
SEESP Notícias
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