Pular para o conteúdo principal

SP - Secretaria Municipal de Educação apresenta raio-x inédito sobre a rede

Pela primeira vez, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem um perfil detalhado do contexto escolar em que os alunos estão inseridos; uma radiografia construída por todos os atores participantes do processo de aprendizagem: educadores, pais e os próprios estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Avaliação, em parceria com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Fundação Universidade de Brasília (UnB), elaborou seis questionários diferentes, que foram respondidos em 2010 por alunos, pais, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores das 544 escolas de Ensino Fundamental de São Paulo. Cada um avaliou, sob o seu olhar, a infraestrutura e a gestão escolar, as práticas educacionais e culturais, entre outros aspectos que possam ser relacionados aos avanços e aos obstáculos para o aprendizado.  

Nota azul para a Educação de São Paulo

Cerca de 250 mil famílias e 10 mil educadores participaram do processo e responderam às questões formuladas. Foi a vez dos pais darem notas: 8,1 para capacidade dos professores; 8,0 para os novos materiais pedagógicos, os Cadernos de Apoio e Aprendizagem; 8,2 para a localização da escola em que seus filhos foram matriculados. A esmagadora maioria dos pais (85,7%) pergunta frequentemente se o filho fez a lição de casa e (74,3%) acompanha as práticas de estudo.  

Localização da escola
8,2
Capacidade dos professores
8,1
Cadernos de Apoio e Aprendizagem - Língua Portuguesa e Matemática
8,0
Capacidade do diretor ou diretora
7,6
Capacidade do coordenador pedagógico
7,6
Qualidade dos profissionais que atendem aos alunos
7,6
Instalações físicas da escola (prédio, quadras etc.)
7,6
Interesse do seu filho pelos estudos
7,4
Conhecimento da escola sobre seus problemas de ensino
6,8
Segurança da escola
6,2
Disciplina dos alunos
5,6

A avaliação traz informações complementares sobre os níveis de aprendizagem dos alunos, também analisados pela Prova São Paulo. O diferencial é que revela a opinião dos alunos sobre o processo de conhecimento. A maioria (77,8%) das crianças de 6 a 10 anos (alunos do Ciclo I) gosta da escola porque é nela que aprende muitas coisas. Além disso, 60,6% gostam de passeios culturais e das aulas nas Salas de Apoio Pedagógico, ambientes em que os estudantes têm acesso a um complemento no ensino, no contraturno escolar.
Já os adolescentes preferem sair da sala de aula na hora das atividades extraclasse. Dentre os estudantes de 11 a 14 anos (Ciclo II), 60% gostam de festas e campeonatos, mas se é hora da lição de casa eles levam a sério: 54,9% fazem suas tarefas frequentemente ou sempre.
Escola unida 
A partir desse levantamento, as escolas sabem também o perfil dos profissionais que nelas atuam, suas opiniões e o quanto eles estão envolvidos com o ambiente escolar.  
Enquanto os diretores são vistos por 84% dos professores como pessoas estimulantes, que conseguem envolvê-los de forma que eles se comprometam com a escola, por parte da direção, 99% informaram que o plano de gestão está em consonância com o Projeto Pedagógico, mostrando que os interesses de toda comunidade escolar devem caminhar juntos. Dentro deste processo, pais também são ouvidos: 91,5% dos professores convidam os pais ou responsáveis para tratar de assuntos relacionados aos alunos. 
Os professores confiam em seu trabalho: 94,4% sentem que são parte importante da unidade e 84,8% acreditam que os materiais pedagógicos necessários ao trabalho estão disponíveis.
Cadernos de Apoio e Aprendizagem  
Os educadores também foram questionados sobre o impacto dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem, produções inovadoras que foram implantadas na rede em 2010, para todo o Ensino Fundamental. Para 74,7% dos professores, eles chegaram para aprimorar a prática pedagógica: as aulas estão mais estruturadas, os alunos estão mais interessados, copiam menos da lousa, e as aulas estão mais alinhadas com as expectativas de aprendizagem previstas nas orientações curriculares. E o principal: os alunos aprendem mais. 
Agora todos poderão conhecer este panorama. Além do raio-x geral da rede municipal de ensino, foram consolidados  os resultados de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade e de cada escola. Enquanto a Secretaria avalia globalmente a atuação e a percepção de cada um desses atores na educação da maior rede municipal de ensino do país, as escolas têm acesso a um material detalhado, que possibilita o aprimoramento de seu projeto pedagógico.

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Portaria CGRH nº 03/2013 - Perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos servidores do QAE da Rede Pública Estadual de Ensino e os referenciais bibliográficos que fundamentam a prova de Promoção

Portaria CGRH Nº 03/2013 Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos servidores do QAE da Rede Pública Estadual de Ensino e os referenciais bibliográficos que fundamentam a prova de Promoção, de que tratam os artigos 25 a 27 da Lei Complementar Nº 1.144/2011 A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer diretrizes para o preparo dos servidores do Quadro de Apoio Escolar para o processo de Promoção do ano de 2013, expede a presente Portaria: Artigo 1º - A avaliação das competências, entendida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o servidor possui e utiliza nas atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, será dividida na seguinte forma: I - a prova para Agente de Serviços Escolares versará sobre Gestão da Merenda, Limpeza e da Conservação; II - para a prova do Agente de Organização Escolar, o servidor deverá optar por uma das áreas, dentre as abaixo relacionadas,

MG Designação Online 2020

Veja Designação Presencial 2020 04/02/2020 - Confira o Resultado da 2ª Rodada   27/01/2020 - Confira o Resultado da 1ª Rodada 18/01/2020 - Escolha de vagas até as 18h de 21/01/2020 Confira a Orientação para o processo de designação online - Orientação Complementar SGP/DGEP nº 01/2020 de 16 de janeiro de 2020 Escolha de vagas ofertadas para a designação do exercício de função pública nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e nas Superintendências Regionais de Ensino – SRE, para o ano de 2020.

MG Exames Supletivos do 1º Semestre de 2012 - Gabaritos das Provas de 14/07/2012

23/10/2012 - Veja Solicitação do Certificado de Conclusão para os Candidatos Aprovados nos Exames Supletivos - 1º Semestre de 2012 24/08/2012 - Saíram os Resultados dos Exames Supletivos do 1º Semestre de 2012 (Acesse o link e clique em RESULTADO no Menu à esquerda). Para a pesquisa, insira o CPF ou Inscrição e Imprima o Comprovante. O Certificado será expedido pela Escola Credenciada  16/07/2012 - Veja os Gabaritos do 2º dia Exames Supletivos - 1° Semestre / 2012 MINAS GERAIS Ensino Fundamental Redação, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (Inglês): [pdf] Ciências Naturais: [pdf] Ensino Médio Matemática e suas Tecnologias: [pdf] Ciências Humanas e suas Tecnologias: [pdf] Conforme o Edital, 10. DOS RECURSOS 10.1. O candidato poderá entrar com recurso referente às questões das provas, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados após a realização das mesmas. 10.2. O recurso deverá ser protocolado na Secretaria de Est

Lista de blogs relacionados