O grande destaque do exame é a melhoria do desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb 2010) revelou que Minas Gerais registrou um salto na qualidade desde a última avaliação, em 2009. O Proeb avalia a proficiência dos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e houve melhoria de qualidade em todos esses níveis.
O grande destaque da avaliação foi a melhoria da proficiência dos alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados apontam um salto de 7,4 pontos em Língua Portuguesa e de 6,6 pontos em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental a proficiência cresceu 3,6 pontos em Português e 7,5 em Matemática. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram crescimento de 3,3 pontos em Língua Portuguesa e 8,9 em Matemática.
A escala de proficiência em Português avalia a capacidade do aluno de ler e interpretar informações presentes em diferentes formatos de texto, seja uma notícia, seja um texto dissertativo ou uma poesia. Em Matemática, a escala mede a capacidade do aluno de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento algébrico, ou seja, a capacidade de resolver operações e equações matemáticas. O grau de complexidade da escala varia de acordo com o nível de escolaridade do estudante.
“O resultado do Proeb demonstra que os esforços do nosso governo na área de educação têm sido frutíferos, mas uma boa educação se faz no dia-a-dia das escolas. Por isso, quero parabenizar todos os educadores mineiros pelo constante esforço na busca pela qualidade no ensino”, destaca o Governador de Minas, Antonio Anastasia.
As avaliações nacionais já apontam Minas Gerais como referência. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, coloca Minas nas primeiras posições entre os estados do país, seja nos anos iniciais ou finais do ensino fundamental. No ensino médio, que é um desafio não só mineiro, como nacional, o Estado está bem colocado de acordo com o Ideb, mas ainda há avanços significativos a serem conquistados.
Segundo o Governador, os resultados do Proeb confirmam a tendência de crescimento na qualidade da educação mineira. “Todas as avaliações educacionais comprovam que nossos alunos estão aprendendo mais e melhor, mas ainda temos um longo caminho pela frente. O Proeb oferece um bom retrato da educação básica mineira, mas o exame serve também para determinar novos horizontes de qualidade. Nossa meta é de que a educação em Minas siga crescendo de forma sólida e continue sendo um exemplo para o Brasil”.
Participação
Os índices de participação dos estudantes da rede estadual no exame também melhoraram em todos os níveis de ensino, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa, em relação aos últimos anos. Em 2010, a participação dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental ultrapassou 94% nas duas disciplinas. No 9º ano, a participação foi de 88,9% em Língua Portuguesa e 87,9% em Matemática. No 3º ano do ensino médio os índices são de 82,6% em Língua Portuguesa e 81% em Matemática.
De acordo com os coordenadores do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, responsáveis pelo Proeb em parceria com a Secretaria de Estado, o índice ideal de participação deve estar próximo de 85%.
Segundo a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, a participação demonstra que os estudantes, pais e professores mineiros já encaram os exames de avaliação do sistema escolar como sendo uma ferramenta essencial para a melhoria do ensino em Minas. “As avaliações dão um retrato do sistema educacional e apontam os caminhos a serem seguidos. A comunidade escolar já sabe a importância de encarar essas avaliações com seriedade para que, a partir dos resultados obtidos, as escolas possam pensar e melhorar seus projetos pedagógicos em parceria com a secretaria”.
Segundo a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, a participação demonstra que os estudantes, pais e professores mineiros já encaram os exames de avaliação do sistema escolar como sendo uma ferramenta essencial para a melhoria do ensino em Minas. “As avaliações dão um retrato do sistema educacional e apontam os caminhos a serem seguidos. A comunidade escolar já sabe a importância de encarar essas avaliações com seriedade para que, a partir dos resultados obtidos, as escolas possam pensar e melhorar seus projetos pedagógicos em parceria com a secretaria”.
Resultados do 5º ano do ensino fundamental
Desde 2006, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental apresentam crescimento a cada ano na escala de proficiência tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Os resultados do Proeb 2010 mantiveram a tendência de crescimento para esse nível de ensino. Em 2009, a proficiência média em Língua Portuguesa ficou em 213,8 e passou para 217,1 em 2010, já em Matemática a proficiência passou de 226,2 para 235,1 no mesmo período.
O percentual de estudantes no nível considerado recomendável em Língua Portuguesa também subiu, foi de 40,3% em 2009 para 43,3% em 2010. Em Matemática, a faixa de desempenho de alunos no nível recomendável é ainda mais extensa, 59,4% dos estudantes se encontram nessa faixa de desempenho.
Resultados do 9º ano do ensino fundamental
A proficiência cresceu tanto em Matemática, quanto em Língua Portuguesa entre os estudantes de 9º ano do ensino fundamental. Na primeira disciplina, o índice passou de 252,1 em 2009 para 255,7 em 2010. Já na área de exatas, o índice subiu de 261,4 pontos em 2009, para 268,9 pontos em 2010.
Esse nível de ensino é o que apresenta o menor percentual de estudantes na faixa de baixo desempenho. Em Português, por exemplo, 10,8% dos estudantes estão nessa faixa de desempenho, já em Matemática são 17,3% dos alunos. No 9º ano, o percentual de alunos no baixo desempenho diminuiu em relação a 2009 nas duas disciplinas.
Resultados do 3º ano do ensino médio
O desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio no Proeb 2010 foi significativo nas duas disciplinas avaliadas. Em Português, a proficiência média dos alunos desse nível de estudo passou de 274,8 em 2009 para 282,2 em 2010. Já em Matemática, o crescimento foi ainda maior, passou de 284,0 para 290,6 no mesmo período.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete Souza Santos, o aumento da proficiência dos alunos do ensino médio é visto com bons olhos, mas o intuito é de que os índices continuem a crescer nos próximos anos. “A melhoria de qualidade do ensino médio é uma das prioridades da atual gestão. Os resultados do Proeb demonstram crescimento nos índices, mas vamos atuar de forma ainda mais incisiva para revitalizar o ensino médio e torná-lo mais atraente para os estudantes”, explica.
Simave
O Proeb integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), responsável pelas avaliações de desempenho em larga escala na rede pública de ensino de Minas Gerais. O Proeb é realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O exame é uma avaliação externa universal, aplicada em todas as escolas públicas de Minas Gerais, urbanas e rurais, para todos os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são utilizados como ferramenta pedagógica em todas as escolas estaduais.
A Secretaria de Estado aplica, em parceria com as prefeituras, o Proeb nas escolas municipais de Minas Gerais. Cada escola municipal receberá um boletim com os resultados referentes ao desempenho de seus alunos e poderá trabalhar esses resultados de modo a estabelecer metas que vão garantir um aumento de qualidade.PORTAL DA EDUCAÇÃO MG
Comentários