Guia de Elaboração e Revisão de Questões e Itens de Múltipla Escolha
O guia de Orientações para Elaboração e Revisão de Itens e Questões de Múltipla Escolha tem como principal objetivo colaborar com os professores em suas atividades docentes, de construção de instrumentos para a avaliação da aprendizagem escolar, ou seja, a avaliação daquelas aprendizagens pelas quais a escola é responsável.
A elaboração de itens e questões não se restringe, entretanto, à avaliação da aprendizagem escolar, mas aplica-se às diversas modalidades e tipos de avaliação. A função de elaborar itens nesses processos pode ser considerada um dos principais fatores para a qualidade das avaliações.
A aprendizagem é um processo cognitivo, inerente ao ser humano, mas não observável diretamente. Para avaliá-la é necessário que se tenha visibilidade. Esse é o papel dos instrumentos de avaliação, como as provas e os testes escolares, que funcionam como estímulos cuja função é provocar respostas que sejam a expressão das aprendizagens e manifestação dos conhecimentos e habilidades que a constituem.
Clique aqui para acessar o Guia (em arquivo PDF)
Do:
Centro de Referência Virtual do Professor
O guia de Orientações para Elaboração e Revisão de Itens e Questões de Múltipla Escolha tem como principal objetivo colaborar com os professores em suas atividades docentes, de construção de instrumentos para a avaliação da aprendizagem escolar, ou seja, a avaliação daquelas aprendizagens pelas quais a escola é responsável.
A elaboração de itens e questões não se restringe, entretanto, à avaliação da aprendizagem escolar, mas aplica-se às diversas modalidades e tipos de avaliação. A função de elaborar itens nesses processos pode ser considerada um dos principais fatores para a qualidade das avaliações.
A aprendizagem é um processo cognitivo, inerente ao ser humano, mas não observável diretamente. Para avaliá-la é necessário que se tenha visibilidade. Esse é o papel dos instrumentos de avaliação, como as provas e os testes escolares, que funcionam como estímulos cuja função é provocar respostas que sejam a expressão das aprendizagens e manifestação dos conhecimentos e habilidades que a constituem.
Clique aqui para acessar o Guia (em arquivo PDF)
Do:
Centro de Referência Virtual do Professor
Comentários