Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Sul adia aulas na rede estadual por causa da nova gripe

Atividades serão retomadas somente no dia 17 de agosto.
Governo recomenda o mesmo para as redes municipais e universidades.

Do G1, em São Paulo

O governo do Rio Grande do Sul decidiu nesta quarta-feira (29) adiar o retorno às aulas da rede estadual de ensino para o dia 17 de agosto por causa da nova gripe. No total, o estado registrou 19 mortes em decorrência na nova gripe. No país, já são 56 óbitos.

Em um comunicado assinado pela governadora Yeda Crusius, a recomendação é que as escolas municipais, privadas e universidades também sigam a orientação de prorrogar o período de férias.

Cobertura completa: nova gripe

O texto diz ainda que o estado é "o principal palco no país de enfrentamento da nova gripe", por ser "a maior linha de fronteira com os países da América do Sul que possuem os maiores índices mundiais de epidemia, além de passar por aqui o maior volume de veículos de carga provenientes do Chile para o Brasil".

A nota ressalta que "o frio intenso que predispõe a esse tipo de contágio, [e, por isso, há] aqui uma rápida disseminação da nova gripe, maior que em qualquer outro ponto do país".

Veja também: DF adia volta às aulas por causa da nova gripe

Nova gripe faz rede estadual de ensino do Rio adiar volta às aulas

Escolas municipais do Rio voltarão às aulas normalmente

Prefeitura de SP decide adiar retorno às aulas na rede municipal

Férias são prorrogadas em escolas estaduais de SP

Confira a íntegra do comunicado do governo do Rio Grande do Sul:

"Gestão Pública
Gripe A - Comunicado Público
1) Consideramos, por todas as avaliações dos especialistas mundiais, nacionais e gaúchos, essa pandemia de Gripe ( ou Influenza) A H1N1, como uma Pandemia (uma epidemia que já está em 160 países) com um perfil de baixa letalidade (0,4% dos casos podem ir a óbito), semelhante ao da Gripe Sazonal que nos aflige em todos os invernos.

2) Historicamente, a cada ano, durante o período mais frio do ano, o Rio Grande é acometido por um aumento de infecções respiratórias que sobrecarregam os postos de saúde e hospitais. A cada ano que passa temos conseguido com as ações de prevenção e com a vacina anti-gripal, reduzir a gravidade dos casos e o número de óbitos. Em 1996, no mês de julho, faleceram mais de 1900 pessoas com infecção respiratória no RS, na maior parte provocada pelas Gripes Sazonais ( Gripes com vários tipos de vírus que aumentam o contágio no inverno).Em 2008 já havíamos reduzido esse número para 950.

3) Somos, hoje, o principal palco no país de enfrentamento da nova Gripe. A razão disso é termos a maior linha de fronteira com os países da América do Sul que possuem os maiores índices mundiais de epidemia, além de passar por aqui o maior volume de veículos de carga provenientes do Chile para o Brasil. Somando a isso o frio intenso que predispõe à esse tipo de contágio, estamos tendo aqui uma rápida disseminação da nova Gripe, maior que em qualquer outro ponto do país.

Embora a nova Gripe não seja mais grave que as Gripes Sazonais, pelo simples fato de ser veiculada por um vírus novo, ela possui uma maior capacidade de transmissão, que aumenta nos períodos mais frios e nas regiões mais frias, como a nossa.

4) Entendemos que as atividades sociais e econômicas não devem sofrer mudanças significativas, senão teríamos que fazê-lo a cada inverno, com os surtos de Gripe Sazonal, e isso nunca se fez necessário. É claro que para avaliar cada local, onde a propagação da Gripe é maior, pode haver uma decisão local, conjuntural, temporária, de poucos dias de duração para tentar diminuir a velocidade de disseminação, embora isso não mude os números a médio prazo da epidemia.

5) Para acompanhar o desenvolvimento dessa epidemia atual , articular ações e aconselhar novas medidas, criei um Comitê Estadual para seu acompanhamento. Dele participam órgãos governamentais, não governamentais, municípios, profissionais da saúde, Universidades e diversas secretarias do Estado.

6) Também foi criado um Posto de Comando para esse acompanhamento onde, com a coordenação da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil, está agilizando um fluxo diário de informações que norteiam as decisões.

7) Hoje já devemos estar próximos aos 12 mil casos de Gripe A no Estado, sendo 99% sem maior gravidade e evoluindo para a cura, sem mesmo necessitar de internação hospitalar. Porém uma quantidade pequena de casos evolui com gravidade o que sempre nos preocupa e obriga a avançar em ações de atendimento.

8) Com o agravamento do frio, e com o aumento de casos em todas as regiões do Estado foi avaliada pelo Comitê, a possibilidade de algumas ações pontuais para retardar a velocidade de contágio na população. O objetivo é amenizar a curva ( de incremento no número de casos) de contágio, em populações específicas que tenham mais facilidade de contágio.

9) Por isso o Comitê recomendou e eu estou determinando que haja uma postergação o retorno dos alunos das escolas Estaduais às aulas, por 14 dias. Recomendamos que essa posição também seja acompanhada pelas escolas municipais, privadas e Universidades.

10) Consideramos que essa medida não acaba com a epidemia nem alterará seus números finais. Ela seguirá o curso de todas as epidemias de Gripe Sazonal. Porém entendemos que ao ultrapassarmos o período previsto de maior frio, com menor aglomeração de crianças e jovens , estaremos ganhando um tempo importante para um melhor acompanhamento e atendimento dos casos de Gripe.

11) Por todas estas considerações, o Governo do Estado comunica que decidiu adiar o retorno as aulas da Rede Pública Estadual para o dia 17 de agosto próximo.

Governadora Yeda Crusius"

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr...

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

MG - Secretaria divulga gabarito definitivo do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva RESPOSTAS DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO GABARITO OFICIAL RESPOSTA DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Fundação Makiyama , organizadora do ‘Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual’, em 2013, o gabarito definitivo da prova de certificação. Esse gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos recebidos. Na próxima quarta-feira (03/07), será divulgada a relação dos candidatos que conquistaram pontuação igual ou superior a 60 pontos na prova objetiva. Já a partir do...

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Lista de blogs relacionados