Pular para o conteúdo principal

Prorrogação de recesso escolar vale também para professores, diz secretário

Aulas só serão retomadas em 17 de agosto em São Paulo.
Escolas terão que adequar calendários para reposição.

Luciana Bonadio

Do G1, em São Paulo

O secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, afirmou na tarde desta terça-feira (28) que a prorrogação do recesso escolar por causa da nova gripe vale também para os professores da rede estadual de ensino. As aulas só serão retomadas no dia 17 de agosto.

“É o recesso escolar. A direção e a secretaria precisam estar funcionando, mas os professores não precisam comparecer nas escolas neste período”, afirmou. Além das escolas, as universidades estaduais - USP, Unicamp e Unesp - também adiaram a volta às aulas para agosto por causa da doença. No estado, 27 mortes relacionadas à doença foram confirmadas no estado.

Por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, os 5,3 milhões de alunos de ensino fundamental e médio voltarão às aulas em 17 de agosto. Segundo o secretário, cerca de 20% das escolas estaduais tinham retomado as atividades na semana passada e nesta segunda-feira (27). Paulo Renato determinou que elas fossem suspensas.

“Não nos compete julgar, nós não temos aqui na Secretaria da Educação capacidade técnica de ter uma opinião diferente da dos órgãos de saúde”, afirmou. A orientação sobre o adiamento da volta às aulas chegou nesta terça-feira (28), através de um ofício enviado pelo secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Paulo Renato Souza disse que não é possível prever novas prorrogações. “Não tenho bola de cristal”, afirmou.

As escolas terão que adequar os calendários para cumprir os dias exigidos por lei. “Nós temos a legislação a cumprir, que prevê 200 dias letivos. Em função dessa interrupção, as escolas terão que se programar para cumprir a legislação”, disse o secretário. Segundo ele, serão suspensas também atividades de fim de semana do programa Escola da Família.

A secretaria diz que tem cartazes prontos com orientações sobre a doença que serão colocados em todas as escolas estaduais. Além disso, cartilhas com informações para alunos e pais estão sendo elaboradas.

Campinas

A prefeitura de Campinas suspendeu as aulas nos 71 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas 39 creches municipais conveniadas a partir desta quarta-feira (29) até o dia 10 de agosto e prorrogou o início das aulas da rede pública municipal – pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - para a mesma data.

A decisão, que atinge pelo menos 65 mil alunos em todo município, visa conter o avanço da epidemia da nova gripe (Influenza A H1N1).

Escolas particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) recomendou na tarde desta terça que as escolas particulares também adiem a volta às aulas até o dia 17 de agosto. Entretanto, muitas das escolas particulares já retomaram as atividades nesta semana. Tanto a secretaria quanto o sindicato não têm poder para obrigar que a determinação seja cumprida pelos colégios de São Paulo. Cada entidade terá que definir se seguirá a orientação.

Extraído do G1:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1246169-16726,00-PRORROGACAO+DE+RECESSO+ESCOLAR+VALE+TAMBEM+PARA+PROFESSORES+DIZ+SECRETARIO.html

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados