Pular para o conteúdo principal

Remuneração dependerá de resultados

Após propor a vinculação do salário de professores à produtividade, o Governo também planeja dar bônus mediante o bom desempenho dos estudantes. Com a mesma lógica, o Prêmio Escola Nota Dez garante recursos às escolas bem avaliadas

O salário dos cerca de 12 mil professores da rede estadual de ensino do Ceará deverá ficar cada vez mais atrelado aos resultados obtidos por eles em sala de aula. Após anunciar, no início deste ano, que pretende vincular parte da remuneração desses profissionais a índices de produtividade, o Governo do Estado estuda agora acrescentar gratificações no pagamento, de acordo com o desempenho Escolar dos estudantes. A proposta é premiar professores lotados em Escolas que obtiverem boa pontuação no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e na Prova Brasil – esta última, elaborada pelo Governo Federal.

Os detalhes da proposta ainda não foram finalizados e só devem estar prontos em setembro deste ano. Mas, conforme explicou a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, duas possibilidades de pagamento do bônus já estão em discussão. Uma delas prevê o 14º salário – a ser pago no fim de cada ano ou após a divulgação dos resultados do Spaece e da Prova Brasil; a outra sugere aumento mensal na remuneração dos professores.

O objetivo de tudo isso, segundo a lógica do Governo, é incentivar a categoria e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da Educação. Quanto maiores forem os esforços para que os estudantes aprendam, melhores as chances de o professor receber as gratificações. “Não é que apenas com isso os resultados vão aparecer. A gente sabe que o problema da Educação no Ceará é complexo, mas o bônus vai ser um animador nesse processo, vai valorizar o profissional”, aposta Izolda.

Também no segundo semestre deverá ficar pronta a proposta de vincular parte do salário dos professores ao cumprimento de metas e a índices de produtividade - modelo já adotado, por exemplo, na Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado. Conforme O POVO mostrou em 19 de fevereiro, a Seduc quer estimular os bons profissionais e acabar com a suposta acomodação de parte do serviço público. Atualmente, na Seduc, apenas servidores técnico-administrativos passam por avaliação de desempenho, mas sem a preocupação de cumprir metas.

Polêmica

A posição dos trabalhadores diante das mudanças dependerá da consolidação da proposta e do rumo das negociações que ainda ocorrerão entre Seduc e os sindicatos. Procurada pelo O POVO na tarde de ontem, a presidente do Sindicato dos professores do Ceará (Apeoc), Maria da Penha Alencar, preferiu não opinar, pois, segundo ela, a categoria ainda não discutiu o assunto. “Estamos sabendo que existe essa intenção por parte da Seduc, mas tudo vai depender da forma como as coisas forem feitas”, afirmou.

Na Assembleia Legislativa, situação e oposição elogiaram a iniciativa de gratificar os professores de Escolas bem avaliadas por sistemas externos, como o Spaece e a Prova Brasil. A ponderação foi a mesma, por exemplo, entre os deputados estaduais Heitor Férrer (PDT) – um dos poucos que vota contra o governo Cid Gomes (PSB) na Casa – e Artur Bruno (PT), que também é professor e apoia o Governo. “O que não pode ser feito é penalizar os profissionais. Não vejo nenhum problema em gratificar os que forem melhores, mas punir, jamais”, alertou Bruno.

Escola Nota Dez

Ainda na lógica do “ganha mais quem trabalha melhor”, o Governo instituiu o Projeto Escola Nota Dez, que irá premiar, já nesta segunda-feira, com até R$ 30 milhões - oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) - as Escolas que obtiverem melhor avaliação na 2ª série do ensino fundamental.

A cada ano, serão premiadas até 150 Escolas que registrarem média de Índice de Desempenho Escolar-alfabetização (IDE-Alfa) de 8,5 a 10,0. O prêmio é de R$ 2,5 mil, por aluno, para as Escolas bem colocadas e de R$ 1,25 mil para as que precisam melhorar. O dinheiro será revertido em equipamentos e cursos de formação para os professores.

A principal novidade é que também as unidades de ensino que registrarem avaliação insatisfatória terão incentivo para melhorar o resultado e receberão auxílio técnico das melhores Escolas.
(colaborou Gabriel Bomfim)

FALE COM A GENTE
hebely@opovo.com.br

QUEM TRABALHA MELHOR PODE GANHAR MAIS

Gratificação

Pela proposta prévia da Seduc, o desempenho dos estudantes será medido pela Prova Brasil - elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - e pelo Spaece.

Parâmetros

Aplicado pelo Governo do Estado, o Spaece analisa o desempenho dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. É avaliado também o desempenho dos dirigentes das Escolas e dos servidores. Já a Prova Brasil é aplicada pelo Governo Federal e analisa também o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, mas abrange apenas da 4ª à 8ª série do ensino fundamental.

Produtividade

Na Seplag, onde parte da remuneração é atrelada à produtividade, o sindicato dos servidores é desfavorável à ideia. A presidente da entidade, Silvana Nepomuceno, alega que há dificuldades em cumprir todas as metas impostas pelo Governo e que, por isso, é difícil para os trabalhadores receberem os valores desejados.

O POVO CE
20/06/2009

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG - Secretaria divulga gabarito definitivo do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva RESPOSTAS DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO GABARITO OFICIAL RESPOSTA DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Fundação Makiyama , organizadora do ‘Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual’, em 2013, o gabarito definitivo da prova de certificação. Esse gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos recebidos. Na próxima quarta-feira (03/07), será divulgada a relação dos candidatos que conquistaram pontuação igual ou superior a 60 pontos na prova objetiva. Já a partir do...

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022

EDITAL SEE Nº 05, DE 29 DE JUNHO DE 2022 - Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretara da Educação de Minas Gerais Acompanhe o processo através da página do Instituto Avalia SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS - MG 23/09/2022 - Confira o  resultado final 16/09/2022 - Confira o  gabarito definitivo 05/09/2022 - Confira o gabarito preliminar 25/08/2022 - Acesse o seu Cartão de Informação  do Candidato (Horário e Local de Prova) requer identificação 01/08/2022 - Faça sua inscrição até as 20h de 10/08/2022 30/06/2022 - Confira o edital As inscrições vão de 1° a 10 de agosto. Provas serão aplicadas nas cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) no dia 4 de setembro. Os candidatos poderão se inscrever a partir das 10h do dia 1° de agosto até às 20h de 10 de agosto. A prova será aplicada em 4 de setembro. Clique aqui para acessar o edital .

Vencedores do Prêmio Professores do Brasil recebem seus troféus em cerimônia no RJ

A cerimônia de entrega dos troféus do 11º Prêmio Professores do Brasil aconteceu nesta quinta-feira, 29, no Rio de Janeiro. Iniciativa do Ministério da Educação, o Professores do Brasil é a maior premiação voltada à educação básica no país e tem por objetivo reconhecer, divulgar e estimular trabalhos e práticas inovadoras e bem exitosas de profissionais de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Ao todo foram 30 vencedores regionais, 20 vencedores de temáticas especiais e seis nacionais. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados. No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país haviam se inscrito para concorrer ao Professores do Brasil. Os vencedores nacionais representam as melhores práticas educacionais escolhidas dentre os 30 vencedores regionais, sendo um por categoria. Conheça todos os vencedores do Prêmio Professores do Brasil fonte:...

Lista de blogs relacionados