Pular para o conteúdo principal

SIADE mostra ao professor o que o aluno não aprendeu e o que pode ser feito para mudar isso

26/05/2009

As 539 escolas avaliadas vão receber boletins cada uma com seu próprio resultado a partir desta semana para verificar o que os alunos não aprenderam e trabalharem focados para corrigir as falhas do ensino. Divulgação será nesta terça, às 9h, no auditório do SMU

Os resultados do SIADE (Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal), implantado em 2008 para verificar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas do Distrito Federal, mostram que os professores da rede pública devem comemorar os índices de aprendizagem alcançados pelos alunos das 2ª e 4ª séries; preocupar-se muito com os da 6ª série; e continuar trabalhando com afinco para melhorar os da 8ª série do Ensino Fundamental e 3º ano do Médio, onde estamos mais parecidos com as médias do País.

Distinto das avaliações federais que oferecem um panorama sobre o desempenho da escola, o SIADE traz também uma avaliação sobre o aprendizado do aluno. Por isso, permite aos professores intervirem imediatamente para corrigir falhas do processo de ensino-aprendizado. Assim, a partir dessa semana, cada uma das 521 escolas onde houve avaliação de desempenho receberá um boletim apontando o estado do ensino-aprendizagem naquela instituição de ensino. Junto, receberão relatórios pedagógicos que permitirão aos professores e as equipes gestoras trabalharem focados no que os alunos apresentam mais dificuldade de aprendizado.

Assim, professores da rede podem verificar o que seus alunos não estão aprendendo e trabalhar para corrigir as falhas de ensino. O que, se tratado desde agora, já poderá ser reavaliado nas próximas avaliações - Prova Brasil em data a ser marcada pelo MEC (Ministério da Educação) no 2º semestre e a 2ª edição do SIADE, em outubro, quando serão avaliados os alunos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa com redação, Matemática, Ciências, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

“Os boletins permitirão a cada uma das escolas que participaram saber onde está, o que é preciso modificar, incluir ou consolidar para garantir, a cada um de seus alunos, seu direito a aprender”, explica o secretário de Educação, José Luiz Valente.

Ele acredita que os seis meses entre a distribuição dos resultados, esta semana, e o novo SIADE, em outubro, sejam suficientes para os professores desenvolverem um trabalho de melhoria da qualidade do ensino, de forma que os indicadores de reprovação e distorção idade-série continuem caindo, como acontece agora.

Entendendo o SIADE

O resultado do SIADE não funciona, entretanto, como uma medida, mas sim como um marco zero para que gestores e professores estabeleçam metas para sua instituição de ensino. A partir dessas metas, poderão redimensionar seus projetos pedagógicos, e as escolas, individualmente, reconhecendo seus problemas estabelecem os caminhos para atingir seus objetivos tomando como eixo norteador as Diretrizes de Avaliação Pedagógicas e as Orientações Curriculares da SEDF.

Além dos resultados do rendimento escolar, o SIADE abarca ainda a avaliação das políticas educacionais e avaliação da gestão. Em 2008, foram definidos os indicadores que serão utilizados para avaliar as políticas educacionais e a gestão, a partir de 2009. No caso das políticas, serão avaliadas cinco dimensões: a oferta, a infraestrutura, o desenvolvimento de recursos humanos, as articulações e parcerias institucionais e o desempenho do sistema. Para cada dimensão, existe um conjunto de indicadores. Já no âmbito da gestão, serão quatro as dimensões avaliadas: implantação da Proposta Pedagógica, parâmetros para a Gestão Compartilhada e desempenho escolar, processos participativos das instituições colegiadas, recursos pedagógicos e equipamentos.

O SIADE é uma avaliação diferente daquelas realizadas pelo MEC e por outras Unidades da Federação, porque o sistema educacional do DF possui especificidades, já que combina as características dos sistemas estaduais e municipais de ensino, sendo responsável pela oferta de todos os níveis e modalidades da Educação Básica.

Por isso, o SIADE não se limita a avaliar o rendimento dos alunos, abrangendo também a avaliação da oferta da educação infantil, da educação especial, das políticas e da gestão. Dessa maneira, é possível obter um diagnóstico de todas as dimensões envolvidas na oferta de ensino - desde a formulação das políticas, passando pela gestão (a maneira como as políticas são colocadas em prática nas escolas), chegando à aprendizagem.

Outra diferença relevante é o fato de o SIADE avaliar mais séries e disciplinas: enquanto a Prova Brasil e o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica se limitam à Língua Portuguesa e Matemática na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, o SIADE é mais abrangente.

Em 2008, foram avaliados por meio do SIADE alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química e Biologia. A avaliação de rendimento também incluiu um ditado (2ª série) e uma redação (todas as séries).

Assim, a vantagem do SIADE é que ele fornece um diagnóstico mais profundo, capaz de atender às especificidades do sistema de ensino do Distrito Federal, permitindo a identificação de problemas e ganhos de aprendizagem em várias áreas de conhecimento.

Além disso, alunos, pais, diretores e professores responderam a questionários em que expressaram suas opiniões sobre a escola e o ensino, dentre outras coisas. A partir dessas respostas é possível identificar os fatores intra e extra escolares que mais influem na aprendizagem.

Com base nesse conjunto de instrumentos complementares entre si, obtém-se uma radiografia de cada escola, das 14 DREs - Diretorias Regionais de Ensino e do sistema de ensino como um todo.

ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados