Começou nesta semana a capacitação de técnicos e gestores educacionais sobre o uso de um novo sistema elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai reunir num banco de dados informações sobre a situação da infraestrutura de todas as escolas públicas brasileiras.
Na capacitação, os técnicos irão trabalhar em campo, verificando as condições locais e inserindo os dados no sistema. O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é acessível pela internet em www.fnde.gov.br. Os dados balizarão políticas públicas e ajudarão estados e municípios a melhorar a gestão escolar.
A formação de técnicos estaduais e municipais começou no Rio Grande do Sul e, até o final deste ano, alcançará todo o país. Com base nos dados armazenados, o fundo poderá verificar, por exemplo, se o pedido de recursos para reformar uma unidade de ensino é compatível com a real situação da escola.
Nas próximas duas semanas, o FNDE promove formação em três estados: Rio Grande do Norte, Tocantins e Pernambuco. Os técnicos vão aprender a preencher formulários informando a situação de equipamentos, mobiliário, salas de aula, banheiros e refeitórios. Além disso, também saberão como inserir os dados no sistema.
Veja o cronograma de capacitações.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Comentários