Alunos do 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental farão em junho a Prova da Cidade – avaliação facultativa que pretende medir o conhecimento do estudante e ajudar as escolas no seu planejamento para o segundo semestre.
Neste ano, a prova de Língua Portuguesa será realizada no dia 16 de junho e a prova de Matemática, no dia 17. O resultado deve ser enviado às unidades em agosto.
O objetivo da prova, segundo o secretário municipal de Educação Alexandre Alves Schneider, é mostrar às escolas como está o desempenho dos alunos no meio do ano, permitindo que ajustes sejam feitos na segunda etapa do ano letivo.
Ainda de acordo com o secretário, esta nova avaliação não guarda relação com a Prova São Paulo, que já está em sua 2ª edição e é realizada ao final de cada ano. “A Prova da Cidade não tem as mesmas características da Prova São Paulo, que é mais completa e permite que se tenha um raio-x da Rede”, disse.
Em 2010, a prova será ampliada a todas as etapas do Ensino Fundamental. Segundo Schneider, as avaliações são instrumentos importantes para a melhoria na qualidade da Educação. O secretário lembra ainda que as escolas já fazem as suas avaliações, mas com a Prova da Cidade – elaborada e corrigida por técnicos da Secretaria Municipal de Educação – a escola terá uma medida externa a ela.
As unidades interessadas podem acessar o link da Prova da Cidade no Portal da Secretaria Municipal de Educação e fazer o cadastro. As escolas têm até o dia 29 deste mês para confirmar a sua participação.
26/05/2009 - 17:43
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Comentários