Pular para o conteúdo principal

Desempenho ruim aumenta entre alunos das 8ª e 6ª séries, aponta Prova SP

Nº de alunos dessas séries com resultados insatisfatórios cresceu em 2008.
Por outro lado, estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries apresentaram evolução.

Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo

O número de alunos das 8ª e 6 as séries das escolas municipais de São Paulo com desempenho considerado insatisfatório em português e matemática aumentou em 2008 em relação ao ano anterior, conforme dados da Prova São Paulo divulgados na manhã desta sexta-feira (17) pela Secretarial Municipal da Educação. Por outro lado, a pasta comemorou a evolução dos estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries no exame. A prova foi aplicada nos dias 10 e 11 de dezembro do ano passado a quase 300 mil alunos.

De acordo com o secretário de Educação, Alexandre Alves Schneider, o bom resultado no chamado ciclo I (de 1ª a 4ª) mostra que a política adotada não está errada e que as aulas de recuperação funcionam. Quanto aos alunos do ciclo II, da 5ª a 8ª séries, ele admitiu que a evolução é “mais lenta”. “Quem aprendeu pouco no começo se desenvolve mais lentamente.”

O secretário também atribuiu o melhor desempenho dos alunos do ciclo I ante os dos ciclo II ao sucesso do programa Ler e Escrever, inciado em 2006.

Português

Em língua portuguesa e leitura, o total de estudantes da 6ª série com desempenho não satisfatório cresceu de 52,6%, em 2007, para 61,5% em 2008. Já entre os alunos da 8ª série, a soma daqueles com desempenho aquém do esperado subiu de 46,9% para 62% no ano passado.

O secretário justificou os números com o baixo comparecimento dos estudantes à prova (cerca de 50%). Entretanto, admitiu que eles se saíram pior em relação à edição anterior da Prova São Paulo. “Pode ter sido uma soma de coisas, prova mais difícil, baixa frequência”, comentou Alexandre Schneider em referência aos resultados da 6ª série.

Matemática

Em matemática, foi observado o mesmo movimento - 52,8% dos alunos da 6a série tiveram desempenho insatisfatório em 2007, contra 58,8% no ano passado. Entre os estudantes da 8ª série, 39,7% ficaram abaixo do esperado na primeira edição da prova, ante 53% em 2008.

Alexandre Schneider diz que haverá reforço para esses alunos, como programas de recuperação e um trabalho juntamente com os pais para apoiar os jovens.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

SP Concurso Público para Agente de Organização Escolar - Relação de Vagas

24/01/2013 - Veja a Nomeação e Convocação para Perícia Médica 05/12/2012 - Veja a Convocação para a Sessão de Escolha de Vaga   Edital de Convocação para Escolha de Vagas será publicado em 04/12/2012 Pesquisa por Diretoria de Ensino no Suplemento do Diário Oficial Diário Oficial do Estado de São Paulo de 01/12/2012 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR O Coordenador de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos das Instruções Especiais SE 1/2012, disciplinadoras do concurso em questão, torna pública a RELAÇÃO DE VAGAS remanescentes do Concurso de Remoção do Quadro de Apoio Escolar - QAE/2012, a serem oferecidas aos candidatos aprovados e classificados no concurso em epígrafe. A relação de vagas poderá sofrer alteração em caso de atendimento a decisões judiciais, aproveitamento de adidos e reorganização /extinção /fusão /desativação de un...

Lista de blogs relacionados