Florianópolis — Produzir um filme de curta metragem, um programa de rádio ou, até mesmo, um novo cardápio para a escola são conquistas de professores da região Sul. Eles decidiram usar as tecnologias de informação e comunicação para tornar as aulas mais dinâmicas. As experiências foram expostas na manhã desta quarta-feira, 19, no Seminário ProInfo e TV Escola, em Florianópolis.
Na Escola de Educação Básica Leonor de Barros, na região de Itacorubi, em Florianópolis, a iniciativa de trabalhar com a produção de vídeos partiu do professor de geografia Gérson Luiz Caldeira. Com a ajuda do Núcleo de Tecnologia Educacional da Grande Florianópolis, o professor e seus 15 alunos produziram o documentário A Urbanização e os Impactos Ambientais no Bairro do Itacorubi. Além de aprenderem geografia de forma divertida, os estudantes descobriram como se produz um documentário.
O rádio também foi utilizado em 13 escolas de Florianópolis para desenvolver a capacidade de expressão dos estudantes. “Eles escrevem, lêem e interpretam”, diz a professora Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal de Florianópolis. Segundo ela, além de estudar as estruturas lingüísticas, os alunos trabalham em grupos e demonstram interesse maior pelas atividades.
Além de preparar professores e alunos para utilização dos computadores, o Núcleo de Tecnologia de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, capacitou as merendeiras de três escolas. Elas queriam saber como usar computadores e a internet. Com a capacitação, as merendeiras fizeram várias pesquisas e, sob a orientação de uma nutricionista, elaboraram um livro de receitas da escola.
Renata Chamarelli
MEC
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