Pular para o conteúdo principal

Tecnologias da informação tornam aulas mais criativas em escolas da região Sul

19/11/2008 13:25:37

Florianópolis — Produzir um filme de curta metragem, um programa de rádio ou, até mesmo, um novo cardápio para a escola são conquistas de professores da região Sul. Eles decidiram usar as tecnologias de informação e comunicação para tornar as aulas mais dinâmicas. As experiências foram expostas na manhã desta quarta-feira, 19, no Seminário ProInfo e TV Escola, em Florianópolis.

Na Escola de Educação Básica Leonor de Barros, na região de Itacorubi, em Florianópolis, a iniciativa de trabalhar com a produção de vídeos partiu do professor de geografia Gérson Luiz Caldeira. Com a ajuda do Núcleo de Tecnologia Educacional da Grande Florianópolis, o professor e seus 15 alunos produziram o documentário A Urbanização e os Impactos Ambientais no Bairro do Itacorubi. Além de aprenderem geografia de forma divertida, os estudantes descobriram como se produz um documentário.

O rádio também foi utilizado em 13 escolas de Florianópolis para desenvolver a capacidade de expressão dos estudantes. “Eles escrevem, lêem e interpretam”, diz a professora Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal de Florianópolis. Segundo ela, além de estudar as estruturas lingüísticas, os alunos trabalham em grupos e demonstram interesse maior pelas atividades.

Além de preparar professores e alunos para utilização dos computadores, o Núcleo de Tecnologia de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, capacitou as merendeiras de três escolas. Elas queriam saber como usar computadores e a internet. Com a capacitação, as merendeiras fizeram várias pesquisas e, sob a orientação de uma nutricionista, elaboraram um livro de receitas da escola.

Renata Chamarelli

MEC


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados