Pular para o conteúdo principal

Projeto de sucesso dá prêmio a professor

18/11/2008 16:43:19

Quando o telefone tocou, na segunda-feira à tarde, a professora Maria Elizabeth de Souza não imaginava a boa notícia do outro lado da linha. Ela é uma das 31 ganhadoras do prêmio Professores do Brasil. Os docentes foram escolhidos por desenvolver projetos de destaque nas escolas públicas de educação básica onde atuam.

No dia 2 de dezembro, todos estarão em Brasília para apresentar o trabalho feito em cada região e no dia 3, receberão prêmios. São R$ 5 mil reais para cada professor, além de troféus e certificados expedidos pelo Ministério da Educação.

“Foi uma emoção, uma alegria imensa”, diz Elizabeth ao descrever a sensação de estar entre os escolhidos. O projeto que desenvolve – Semeando Educação e Colhendo Saúde – ensina os alunos a cuidar da higiene pessoal e do meio ambiente. “A gente busca qualidade de vida”, diz.

Entre as ações desenvolvidas, Elisabeth destaca as conversas com os pais para se ocuparem mais da saúde dos filhos. “Discutimos como prevenir os piolhos e sobre os direitos e deveres dos alunos em relação ao SUS (Sistema Único de Saúde)”, exemplifica.

Em relação ao meio ambiente, meninos e meninas plantaram mudas de árvores em áreas desmatadas e aprenderam a aproveitar melhor o espaço rural com a criação de hortas, jardins e pomares.

A professora Elizabeth dá aula nos anos finais (de quinta a oitava série) do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Cortez, na pequena cidade de Entre-Ijuís (RS), distante cerca de 400 quilômetros da capital Porto Alegre. Ela conta que, no seu caso, o projeto é de toda a comunidade escolar. “Aqui, o prêmio vai ser dividido”, comemora.

As escolas onde são desenvolvidas as experiências também são premiadas. Todas escolherão equipamentos audiovisuais ou multimídia de até R$ 2 mil. O prêmio Professores do Brasil está na terceira edição e teve 779 experiências inscritas em todas as etapas da educação básica. Foram 205 de educação infantil, 375 das séries iniciais de ensino fundamental, 98 das séries finais e 101 do ensino médio.

Foram escolhidos 31 projetos que ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, contribuem para a permanência do aluno na escola, facilitam a participação da família e a formação ética, artística e cidadã dos alunos. São oito ganhadores da educação infantil, dez dos anos iniciais do ensino fundamental, sete dos anos finais e seis do ensino médio.

Conheça a lista dos professores escolhidos.

Maria Clara Machado

MEC


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados