Representantes dos 19 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação ligados à rede nacional de formação continuada de professores da educação básica estão reunidos em Brasília para discutir o trabalho de formação. Os debates do 5º Seminário da Rede Nacional de Formação de Professores se estendem até esta quarta-feira, 26.
Durante o encontro, os representantes dos centros de pesquisa farão um relato das experiências de formação de professores nos estados e municípios. “A partir desses relatos, podemos fazer uma avaliação do trabalho na rede”, informa o diretor de concepções e orientações curriculares da Secretaria de Educação Básica (SEB), Marcelo Soares.
A expectativa, segundo Marcelo, é que a avaliação ofereça subsídios para o fortalecimento e a ampliação da rede de formação. Atualmente, a rede oferece formação continuada a cerca de 45 mil professores em exercício em escolas públicas de educação básica.
A formação de professores se dá em cinco áreas distintas: matemática, alfabetização e letramento, gestão e avaliação, ciências humanas e sociais e artes e educação física. Cada um dos 19 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação está ligado a uma instituição de ensino superior.
Participam da rede as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Espírito Santo (Ufes), Pará (UFPA), Minas Gerais (UFMG), Pernambuco (UFPE), Brasília (UnB), Juiz de Fora (UFJF), Bahia (UFBA), Paraná (UFPR), Amazonas (Ufam), Ceará (UFC), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rio Grande do Sul (UFRGS). Também compõem a rede as universidades estaduais de São Paulo (Unesp), Ponta Grossa (UEPG), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e as pontifícias universidades católicas de Minas Gerais e de São Paulo.
Veja a programação do seminário.
Maria Clara Machado
MEC
Comentários