Pular para o conteúdo principal

Brasil cai quatro posições em ranking da Unesco

O Brasil caiu do 76º para o 80º lugar no ranking de desenvolvimento da educação, segundo o relatório anual que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulga nesta terça, em Genebra. O Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2009 mostra que o principal entrave ao desenvolvimento brasileiro é a taxa de repetência, que diminuiu de 24% para 19% entre 1999 e 2005, mas ainda é uma das mais altas do mundo e a segunda maior da América Latina. Apenas Suriname, Nepal e 12 países africanos têm índice de repetência maior.

Na classificação geral, o Brasil ficou atrás de vários países da América Latina, entre eles Bolívia (75º lugar), Equador (74º), Venezuela (69º) e Paraguai (68º). Em primeiro lugar ficou o Cazaquistão, seguido por Japão, Alemanha e Noruega. Em último lugar na classificação, que incluiu 129 países, está o Chade.

O estudo da Unesco aponta o Brasil como o único país latino-americano com mais de 500 mil crianças em idade escolar sem estudar (em 2006, eram 600.000, segundo o relatório). No total, 17 países estão nessa situação, entre eles Iraque, Burkina Faso, Índia, e Nigéria - onde o número é o mais alto do mundo, com 8,1 milhões de crianças fora da escola. Mas a Unesco prevê que o Brasil conseguirá cumprir a meta de universalização do ensino primário até 2015, reduzindo para 200.000 o número de crianças sem estudar. O ranking é calculado com base no Índice de Desenvolvimento da Educação, que considera fatores como acesso à escola, desigualdade entre gêneros, analfabetismo adulto e qualidade (determinada pela proporção de alunos que completam pelo menos quatro anos de educação formal).

A classificação é uma forma de monitorar o cumprimento das seis metas educacionais globais para 2015, estabelecidas em 2000 na Conferência Mundial de Educação, sob chancela da Unesco: ampliação da educação e da assistência à primeira infância; acesso de todas as crianças ao ensino primário gratuito, obrigatório e de boa qualidade; garantia de acesso de todos os jovens e adultos a programas de aprendizagem e treinamento para a vida; melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos; eliminação das disparidades de gênero no acesso ao ensino primário e secundário; e garantia de qualidade no ensino para todos, especialmente em alfabetização e matemática e na capacitação essencial para a vida.

O relatório deste ano, intitulado "Superando a desigualdade: por que a governança é importante", adverte que "desigualdades profundamente enraizadas persistem na educação, condenando milhões de crianças no mundo a ter suas oportunidade diminuídas e, até, condenando-as à pobreza", o que compromete o plano das metas de 2015. O documento também avisa que a ajuda internacional para a educação corre o risco de diminuir graças à atual crise financeira. O lançamento oficial ocorre na abertura da Conferência Internacional de Educação, que se realiza em Genebra, Suíça, de terça a sexta-feira. No âmbito global, o relatório destaca que, em 2006, havia 75 milhões de crianças sem escolarização e 776 milhões de adultos - dois terços mulheres - analfabetos. A Unesco afirma que a "indiferença política", os governos e o "fracasso dos doadores" são parcialmente responsáveis pelo quadro.

Do lado dos progressos alcançados, o relatório aponta o aumento do índice de escolarização nos países em desenvolvimento, que aumentou na África Subsaariana de 54% em 1999 para 70% em 2006, e no sudeste e oeste da Ásia de 75% para 86%. O estudo diz ainda que a maior parte dos países latino-americanos já conseguiu universalizar o ensino primário e aponta uma expansão do ensino pré-escolar, secundário e superior no continente.

Veja Online

Comentários

Anônimo disse…
Oi. Eu gostaria de compreender como o Brasil pode ter um índice de reprovação tão alto, conforme apontado pela UNESCO, se todas as escolas do país estão adotando agora o sistema de progressão continuada?

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Portaria CGRH nº 03/2013 - Perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos servidores do QAE da Rede Pública Estadual de Ensino e os referenciais bibliográficos que fundamentam a prova de Promoção

Portaria CGRH Nº 03/2013 Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos servidores do QAE da Rede Pública Estadual de Ensino e os referenciais bibliográficos que fundamentam a prova de Promoção, de que tratam os artigos 25 a 27 da Lei Complementar Nº 1.144/2011 A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer diretrizes para o preparo dos servidores do Quadro de Apoio Escolar para o processo de Promoção do ano de 2013, expede a presente Portaria: Artigo 1º - A avaliação das competências, entendida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o servidor possui e utiliza nas atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, será dividida na seguinte forma: I - a prova para Agente de Serviços Escolares versará sobre Gestão da Merenda, Limpeza e da Conservação; II - para a prova do Agente de Organização Escolar, o servidor deverá optar por uma das áreas, dentre as abaixo relacionadas,

MG Designação Online 2020

Veja Designação Presencial 2020 04/02/2020 - Confira o Resultado da 2ª Rodada   27/01/2020 - Confira o Resultado da 1ª Rodada 18/01/2020 - Escolha de vagas até as 18h de 21/01/2020 Confira a Orientação para o processo de designação online - Orientação Complementar SGP/DGEP nº 01/2020 de 16 de janeiro de 2020 Escolha de vagas ofertadas para a designação do exercício de função pública nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e nas Superintendências Regionais de Ensino – SRE, para o ano de 2020.

MG Exames Supletivos do 1º Semestre de 2012 - Gabaritos das Provas de 14/07/2012

23/10/2012 - Veja Solicitação do Certificado de Conclusão para os Candidatos Aprovados nos Exames Supletivos - 1º Semestre de 2012 24/08/2012 - Saíram os Resultados dos Exames Supletivos do 1º Semestre de 2012 (Acesse o link e clique em RESULTADO no Menu à esquerda). Para a pesquisa, insira o CPF ou Inscrição e Imprima o Comprovante. O Certificado será expedido pela Escola Credenciada  16/07/2012 - Veja os Gabaritos do 2º dia Exames Supletivos - 1° Semestre / 2012 MINAS GERAIS Ensino Fundamental Redação, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (Inglês): [pdf] Ciências Naturais: [pdf] Ensino Médio Matemática e suas Tecnologias: [pdf] Ciências Humanas e suas Tecnologias: [pdf] Conforme o Edital, 10. DOS RECURSOS 10.1. O candidato poderá entrar com recurso referente às questões das provas, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados após a realização das mesmas. 10.2. O recurso deverá ser protocolado na Secretaria de Est

Lista de blogs relacionados