Camila de Magalhães
Hoje e amanhã, 186 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio e da educação de jovens e adultos (EJA) matriculados em 539 escolas da rede pública farão provas pelo Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade).
Participam alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (no currículo antigo, com oito anos de duração) e do 3º ano do Ensino Médio, além dos concluintes do primeiro, segundo e terceiro segmentos da EJA. Com exceção dos alunos da 2ª série, todos os demais passarão hoje por provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Amanhã, é a vez de Redação e Ciências, ou Física, Química e Biologia (para os mais velhos). Os estudantes responderão a questões com marcação na folha de respostas.
Os alunos do ensino especial farão a mesma prova, mas com o apoio necessário – seja em braile, letras maiores (para facilitar a leitura) ou ajuda de especialistas para leitura e marcação das questões no gabarito. Os pequenos da 2ª série, por sua vez, terão outra metodologia. "As provas são ilustradas, com questões abertas para eles escreverem a sua maneira, sem gabarito", detalha uma das organizadoras do Siade, Gláucia Araújo.
É a primeira vez que o sistema é aplicado na região. Além da avaliação do desempenho dos estudantes, serão consideradas a gestão das escolas e o cumprimento de políticas públicas educacionais implementadas no âmbito do GDF, tudo por meio de questionários preenchidos por pais, alunos, professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino.
"A avaliação pretende conhecer a fundo a rede de ensino para saber os pontos que precisam ser melhorados", explica o secretário de Educação, José Luiz Valente. "O processo é amplo o suficiente para abarcar todas as nuances da educação", destaca.
A educação infantil e a educação especial também serão avaliadas. No caso das crianças pequeninas, consultores observarão as condições de oferta de uma amostra de 20% das escolas. Quanto ao ensino especial, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo um método próprio para avaliação, com visitas a cinco diretorias regionais de ensino. O novo protocolo será aplicado entre os dias 8 e 12 de dezembro.
Conteúdo local
Segundo Gláucia Araújo, as provas do Siade são voltadas para o currículo escolar do DF, ao contrário dos sistemas de avaliação nacionais, como a Prova Brasil e o Saeb. Professores da rede pública se reuniram para definir o conteúdo a ser cobrado. E a Cesgranrio, órgão dedicado à realização de provas nacionais de concursos públicos, foi contratada para cuidar da logística e da reprodução das avaliações. O resultado das avaliações será divulgado no final de janeiro, para que possa ser aproveitado já no início do próximo ano letivo.
Calendário das provas
Hoje
2ª série/3º ano do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa.
4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; aceleração/séries finais; 3ª série do ensino médio; 4º semestre da educação de jovens e adultos (EJA), 1º e 2º segmentos, e 3º semestre da EJA, 3º segmento: Língua Portuguesa e Matemática.
Amanhã
2ª série/3º ano do Ensino Fundamental: Matemática.
4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; aceleração/séries finais; 4º semestre da educação de jovens e adultos (EJA), 1º e 2º segmentos: Ciências e Redação.
3º ano do Ensino Médio; 3º semestre da EJA, 3º segmento: Física, Química, Biologia e Redação.
A aplicação das provas envolve 15 mil pessoas, a maior parte professores da rede pública.
As provas serão realizadas nas próprias escolas onde os alunos estudam. Haverá provas nos períodos da manhã, da tarde e da noite.
Da redação do Jornal de Brasília
Clicabrasilia.com.br
Comentários