Pular para o conteúdo principal

186 mil alunos em prova

26/11/2008 - 08:43:43


Camila de Magalhães

Hoje e amanhã, 186 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio e da educação de jovens e adultos (EJA) matriculados em 539 escolas da rede pública farão provas pelo Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade).

Participam alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (no currículo antigo, com oito anos de duração) e do 3º ano do Ensino Médio, além dos concluintes do primeiro, segundo e terceiro segmentos da EJA. Com exceção dos alunos da 2ª série, todos os demais passarão hoje por provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Amanhã, é a vez de Redação e Ciências, ou Física, Química e Biologia (para os mais velhos). Os estudantes responderão a questões com marcação na folha de respostas.

Os alunos do ensino especial farão a mesma prova, mas com o apoio necessário – seja em braile, letras maiores (para facilitar a leitura) ou ajuda de especialistas para leitura e marcação das questões no gabarito. Os pequenos da 2ª série, por sua vez, terão outra metodologia. "As provas são  ilustradas, com questões abertas para eles escreverem a sua maneira, sem gabarito", detalha uma das organizadoras do Siade, Gláucia Araújo.

É a primeira vez que o sistema é aplicado na região. Além da avaliação do desempenho dos estudantes, serão consideradas a gestão das escolas e o cumprimento de políticas públicas educacionais implementadas no âmbito do GDF, tudo por meio de questionários preenchidos por pais, alunos, professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino.

"A avaliação pretende conhecer a fundo a rede de ensino para saber os pontos que precisam ser melhorados", explica o secretário de Educação, José Luiz Valente. "O processo é amplo o suficiente para abarcar todas as nuances da educação", destaca.

A educação infantil e a educação especial também serão avaliadas. No caso das crianças pequeninas, consultores observarão as condições de oferta de uma amostra de 20% das escolas. Quanto ao ensino especial, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo um método próprio para avaliação, com visitas a cinco diretorias regionais de ensino. O novo protocolo será aplicado entre os dias 8 e 12 de dezembro.

Conteúdo local

Segundo Gláucia Araújo, as provas do Siade são voltadas para o currículo escolar do DF, ao contrário dos sistemas de avaliação nacionais, como a Prova Brasil e o Saeb. Professores da rede pública se reuniram para definir o conteúdo a ser cobrado. E a Cesgranrio, órgão dedicado à realização de provas nacionais de concursos públicos, foi contratada para cuidar da logística e da reprodução das avaliações. O resultado das avaliações será divulgado no final de janeiro, para que possa ser aproveitado já no início do próximo ano letivo.

Calendário das provas

Hoje

2ª série/3º ano do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa.

4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; aceleração/séries finais; 3ª série do ensino médio; 4º semestre da educação de jovens e adultos (EJA), 1º e 2º segmentos, e 3º semestre da EJA, 3º segmento: Língua Portuguesa e Matemática.

Amanhã

2ª série/3º ano do Ensino Fundamental: Matemática.

4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; aceleração/séries finais; 4º semestre da educação de jovens e adultos (EJA), 1º e 2º segmentos: Ciências e Redação.

3º ano do Ensino Médio; 3º semestre da EJA, 3º segmento: Física, Química, Biologia e Redação.

A aplicação das provas envolve 15 mil pessoas, a maior parte professores da rede pública.

As provas serão realizadas nas próprias escolas onde os alunos estudam. Haverá provas nos períodos da manhã, da tarde e da noite.

Da redação do Jornal de Brasília

Clicabrasilia.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados