Com relação ao Proid, os professores cadastrados vão adquirir os computadores sem nenhum custo. Em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o governo vai financiar 100% do valor do equipamento. Durante o evento, a SEED também fará as inscrições dos professores, coordenadores e diretores de escolas que queiram participar do curso de introdução à educação digital. As aulas terão início em fevereiro, logo após as férias.
Proid
O Proid foi suspenso em outubro de 2006, e reestruturado pela Lei Nº 6.422 de maio de 2008 e Decreto Nº 25.419, de 16 de julho de 2008. O objetivo do programa é promover a inclusão digital entre os profissionais do magistério estadual. Dentre os critérios estabelecidos pelo novo decreto governamental, para ter direito ao computador o profissional do magistério tem que se encontrar em sala de aula.
O programa permite que seja disponibilizado um computador ou um notebook, desde que atenda a configuração mínima estabelecida no decreto governamental. Caso o beneficiado escolha um computador de preço mais elevado, deve se responsabilizar pela diferença no valor do produto.
A relação com os nomes dos profissionais beneficiados já se encontra disponível no sítio da Secretaria da Educação .
Tecnologias Educacionais
Os programas de tecnologia educacional desenvolvidos nas escolas também serão apresentados na 1ª Expotec. Serão expostas as 10 novas ferramentas que as unidades escolares se utilizam com vistas à melhoria da qualidade do ensino e também da modernização dos setores administrativos. Abaixo seguem os programas:
Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siga) - Possibilita a automatização, integração, documentação, agilidade, padronização de processos e procedimentos dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede estadual.
Programa de Inclusão Digital do Magistério Público Estadual (Proid) - Financia computadores aos professores que estão em sala de aula. Na retomada do programa em 2008, 2.879 professores serão beneficiados, com investimentos de mais de R$ 3 milhões. Cada professor contemplado pode escolher um equipamento até R$ 1.000.
Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) – Sediados nas Diretorias Regionais de Educação, têm a função de descentralizar as ações de capacitações e acompanhamentos dos programas de tecnologia educacional federais e estaduais, junto às escolas da rede pública estadual, dando, também sua contribuição às escolas públicas municipais. Os NTEs são responsáveis pela inserção das TICs no Projeto-Político-Pedagógico das escolas, acompanhando de perto a execução das ações previstas no PPP. Os NTEs são formados por uma equipe de professores capacitados em cursos promovidos pelo MEC.
Tonomundo - Iniciativa do Instituto Oi Futuro em parceria com a Escola do Futuro da USP e SEED, com o aporte de outros parceiros. Concebido em 2000 e implementado em 16 estados brasileiros, o programa propicia a formação pedagógica-transdisciplinar dos professores e a consolidação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. Em Sergipe, 30 escolas da Rede Estadual foram contempladas com o projeto.
TV Pendrive – Ferramenta que consiste no uso dos múltiplos recursos tecnológicos proporcionados pela união do computador com o televisor. A união dessas ferramentas vai permitir a construção de conteúdos que podem ser trabalhados em qualquer disciplina, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes meios, como vídeo, áudio e imagens.
TV-ESCOLA - Programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, que entrou no ar, em todo o Brasil, em 4 de março de 1996. Atende a 365 escolas da rede estadual, além de escolas da rede municipal de todos os 75 municípios, somando mais de 900 escolas públicas atendidas. O objetivo é ampliar os conhecimentos do professor através da TV, vídeo, DVD instrumentos de comunicação de trabalho com imagem movimento-som, possibilitando às escolas uma variedade de informações.
Programa de Inclusão nas Tecnologias para Alunos com Necessidades Especiais (PROINESP) - Acompanha a utilização pedagógica dos laboratórios de informática em escolas públicas municipais e estaduais e entidades sem fins lucrativos de Educação Especial. Tem por objetivo disseminar a política de educação inclusiva nos municípios de Sergipe e apoiar a formação de gestores e educadores para efetivar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos. Envolvendo o financiamento, a continuidade da formação e capacitação dos professores, através de curso presencial e a distância com vistas à aplicação desses recursos tecnológicos junto aos seus alunos especiais.
Serviço de atendimento ao Cidadão (GESAC) - Plataforma de inclusão digital que oferece conexão por satélite juntamente a um pacote de serviços de rede em software livre. O GESAC leva seus serviços, preferencialmente, às comunidades que não têm outro tipo de acesso à comunicação ou a comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e assentamentos rurais, sendo também priorizadas as comunidades com baixo índice de IDH. São 33 pontos de presença existentes no estado, entre 29 escolas públicas estaduais e municipais, Universidade Aberta e quatro Telecentros de Inclusão Digital.
Programa de Tecnologia Educacional (PROINFO) - Visa atender a todas as escolas públicas com a instalação de equipamentos metodológicos e com a capacitação dos professores e gestores para a inserção destes equipamentos nas ações pedagógicas. O programa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, atende as escolas da zona urbana e rural, observando as especificidades de cada uma, estimulando a comunidade a se manter na região, com perspectivas de crescimento profissional, intelectual e cidadão.
RÁDIO EDUC-SE - Programa desenvolvido pela SEED, que promove capacitação de professores e alunos para o uso de ferramenta radiofônica (utilizando o Programa Audacity nos Laboratórios de Tecnologia Educacional das escolas) no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a SEED está iniciando a instalação de rádios educativas nas escolas, visando a interação entre as escolas e a comunidade.
Faxaju
Sergipe
20 de outubro de 2.008
Comentários