Pular para o conteúdo principal

EMPRESAS APRESENTAM OS COMPUTADORES

O Governo de Sergipe promoverá a 1ª Exposição de Tecnologia Educacional (Expotec), no Complexo do SESI da Avenida Tancredo Neves. Na exposição, que acontece entre 22 e 24 de outubro, 16 empresas apresentarão os computadores que serão disponibilizados para 2.902 professores da rede estadual, cadastrados no Programa de Inclusão Digital dos Profissionais do Magistério Público Estadual (Proid). Além disso, serão expostos os 10 programas de tecnologia educacional desenvolvidos nas escolas da rede estadual pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Com relação ao Proid, os professores cadastrados vão adquirir os computadores sem nenhum custo. Em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o governo vai financiar 100% do valor do equipamento. Durante o evento, a SEED também fará as inscrições dos professores, coordenadores e diretores de escolas que queiram participar do curso de introdução à educação digital. As aulas terão início em fevereiro, logo após as férias.

Proid

O Proid foi suspenso em outubro de 2006, e reestruturado pela Lei Nº 6.422 de maio de 2008 e Decreto Nº 25.419, de 16 de julho de 2008. O objetivo do programa é promover a inclusão digital entre os profissionais do magistério estadual. Dentre os critérios estabelecidos pelo novo decreto governamental, para ter direito ao computador o profissional do magistério tem que se encontrar em sala de aula.

O programa permite que seja disponibilizado um computador ou um notebook, desde que atenda a configuração mínima estabelecida no decreto governamental. Caso o beneficiado escolha um computador de preço mais elevado, deve se responsabilizar pela diferença no valor do produto.

A relação com os nomes dos profissionais beneficiados já se encontra disponível no sítio da Secretaria da Educação .

Tecnologias Educacionais

Os programas de tecnologia educacional desenvolvidos nas escolas também serão apresentados na 1ª Expotec. Serão expostas as 10 novas ferramentas que as unidades escolares se utilizam com vistas à melhoria da qualidade do ensino e também da modernização dos setores administrativos. Abaixo seguem os programas:

Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siga) - Possibilita a automatização, integração, documentação, agilidade, padronização de processos e procedimentos dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede estadual.

Programa de Inclusão Digital do Magistério Público Estadual (Proid) - Financia computadores aos professores que estão em sala de aula. Na retomada do programa em 2008, 2.879 professores serão beneficiados, com investimentos de mais de R$ 3 milhões. Cada professor contemplado pode escolher um equipamento até R$ 1.000.

Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) – Sediados nas Diretorias Regionais de Educação, têm a função de descentralizar as ações de capacitações e acompanhamentos dos programas de tecnologia educacional federais e estaduais, junto às escolas da rede pública estadual, dando, também sua contribuição às escolas públicas municipais. Os NTEs são responsáveis pela inserção das TICs no Projeto-Político-Pedagógico das escolas, acompanhando de perto a execução das ações previstas no PPP. Os NTEs são formados por uma equipe de professores capacitados em cursos promovidos pelo MEC.

Tonomundo - Iniciativa do Instituto Oi Futuro em parceria com a Escola do Futuro da USP e SEED, com o aporte de outros parceiros. Concebido em 2000 e implementado em 16 estados brasileiros, o programa propicia a formação pedagógica-transdisciplinar dos professores e a consolidação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. Em Sergipe, 30 escolas da Rede Estadual foram contempladas com o projeto.

TV Pendrive – Ferramenta que consiste no uso dos múltiplos recursos tecnológicos proporcionados pela união do computador com o televisor. A união dessas ferramentas vai permitir a construção de conteúdos que podem ser trabalhados em qualquer disciplina, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes meios, como vídeo, áudio e imagens.

TV-ESCOLA - Programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, que entrou no ar, em todo o Brasil, em 4 de março de 1996. Atende a 365 escolas da rede estadual, além de escolas da rede municipal de todos os 75 municípios, somando mais de 900 escolas públicas atendidas. O objetivo é ampliar os conhecimentos do professor através da TV, vídeo, DVD instrumentos de comunicação de trabalho com imagem movimento-som, possibilitando às escolas uma variedade de informações.

Programa de Inclusão nas Tecnologias para Alunos com Necessidades Especiais (PROINESP) - Acompanha a utilização pedagógica dos laboratórios de informática em escolas públicas municipais e estaduais e entidades sem fins lucrativos de Educação Especial. Tem por objetivo disseminar a política de educação inclusiva nos municípios de Sergipe e apoiar a formação de gestores e educadores para efetivar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos. Envolvendo o financiamento, a continuidade da formação e capacitação dos professores, através de curso presencial e a distância com vistas à aplicação desses recursos tecnológicos junto aos seus alunos especiais.

Serviço de atendimento ao Cidadão (GESAC) - Plataforma de inclusão digital que oferece conexão por satélite juntamente a um pacote de serviços de rede em software livre. O GESAC leva seus serviços, preferencialmente, às comunidades que não têm outro tipo de acesso à comunicação ou a comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e assentamentos rurais, sendo também priorizadas as comunidades com baixo índice de IDH. São 33 pontos de presença existentes no estado, entre 29 escolas públicas estaduais e municipais, Universidade Aberta e quatro Telecentros de Inclusão Digital.

Programa de Tecnologia Educacional (PROINFO) - Visa atender a todas as escolas públicas com a instalação de equipamentos metodológicos e com a capacitação dos professores e gestores para a inserção destes equipamentos nas ações pedagógicas. O programa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, atende as escolas da zona urbana e rural, observando as especificidades de cada uma, estimulando a comunidade a se manter na região, com perspectivas de crescimento profissional, intelectual e cidadão.

RÁDIO EDUC-SE - Programa desenvolvido pela SEED, que promove capacitação de professores e alunos para o uso de ferramenta radiofônica (utilizando o Programa Audacity nos Laboratórios de Tecnologia Educacional das escolas) no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a SEED está iniciando a instalação de rádios educativas nas escolas, visando a interação entre as escolas e a comunidade.

Faxaju

Sergipe

20 de outubro de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr...

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

MG - Secretaria divulga gabarito definitivo do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva RESPOSTAS DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO GABARITO OFICIAL RESPOSTA DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Fundação Makiyama , organizadora do ‘Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual’, em 2013, o gabarito definitivo da prova de certificação. Esse gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos recebidos. Na próxima quarta-feira (03/07), será divulgada a relação dos candidatos que conquistaram pontuação igual ou superior a 60 pontos na prova objetiva. Já a partir do...

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Lista de blogs relacionados