Método baseado no incentivo aos estudantes e parceria com os pais garante a colégio estadual de Ipatinga a primeira colocação no Programa de Avaliação da Alfabetização
Primeiro lugar entre as 2.450 Escolas avaliadas no estado pelo Programa de Avaliação da alfabetização (Proalfa). Essa foi a colocação da Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, em Ipatinga, no Vale do Aço, que aposta em métodos simples, porém eficazes, para estimular o aprendizado dos mais de 700 alunos matriculados. Num ranking com mínimo de 500 e máximo de 800 pontos, a Escola obteve 719,53 pontos. A melhoria da Educação é reflexo das aulas de reforço oferecidas em período extra classe e também do estímulo, em forma de premiação, aos melhores alunos de cada série. A mudança na visão educacional na Escola começou em janeiro deste ano. Depois de um desempenho apenas razoável no Proalfa do ano passado e também na Avaliação de Desenvolvimento Individual (ADI) dos professores, a diretora Evanilda Fernandes Sampaio promoveu uma reunião com os professores e pais dos alunos. A idéia era mudar a realidade da Escola. “Queríamos melhorar e sabíamos que podíamos, mesmo sem ter recursos financeiros para isso. Fizemos tudo de maneira simples, com cada um dando idéias e opinando, até que encontramos um plano de trabalho pedagógico eficaz”, comentou.
A partir dessa reunião, a Escola criou o Clube da Leitura. Todos os alunos do ensino fundamental levam para casa, três vezes por semana, livros ou pequenos textos para estudar. O material só é devolvido à Escola com o parecer dos próprios pais, que avaliam em uma ficha o desenvolvimento crítico e a velocidade de leitura dos filhos. “Esse pequeno formulário que o pai preenche depois que o filho faz a leitura é entregue a uma pedagoga, que vai acompanhando o desenvolvimento do aluno. Fazemos um gráfico comparativo e podemos aplicar um ensino mais direcionado em sala de aula”, comentou.
O aluno que obtiver desempenho abaixo da média passa por aulas de reforço em horários extra classe com professores da própria Escola. Quem se sai bem nas avaliações é premiado a cada final de semestre com excursões e passeios a sítios e chácaras da região. O método tem apresentado resultado e as salas de reforço Escolar têm ficado vazias. Hoje, quatro turmas completas, que se saíram bem nas últimas avaliações, vão passar o dia num sítio, em um povoado a cerca de 24 quilômetros de Ipatinga.
Outra iniciativa é a realização de reuniões mensais entre pais e professores para discutir o desempenho dos estudantes. “Cada caso é avaliado isoladamente e, depois, analisamos o conjunto de um modo geral. Criamos um envolvimento dos pais com a Escola que tem refletido positivamente na aprendizagem. Hoje a família participa muito mais do que antes e estamos satisfeitos com isso”, explicou a diretora, que ficou surpresa com o desempenho da Escola no Proalfa. “Fizemos de tudo para melhorar, mas não imaginava ser a mais bem colocada entre outras tantas”, disse Evanilda.
O representante comercial Willian Bastos dos Reis, de 42 anos, disse que na Escola sente segurança com relação à Educação dos filhos, Felipe, de 10 anos, e Bruno, de 8. “O nível de Educação aqui não perde em nada para uma Escola particular. Essa avaliação do Proalfa vem confirmar essa nossa expectativa e dar ainda mais tranqüilidade a nós, pais”, afirmou.
A Escola Dr. Ovídio de Andrade funciona em um prédio construído na década de 1960, no Bairro Bom Retiro, pela Usiminas, para que os filhos dos funcionários da empresa pudessem estudar. Hoje, a antiga estrutura ainda resiste ao tempo. “Conseguimos conservar o ambiente. Os banheiros estão sendo reformados, mas a pintura da Escola precisa urgentemente ser renovada”, disse a diretora.
Com recursos próprios e com a ajuda da comunidade, este ano ficou pronto o laboratório de informática da Escola. O governo do estado cedeu mesas e computadores para que os alunos pudessem ter acesso ao universo da computação.
12/09/2008 - ESTADO DE MINAS (MG)
Primeiro lugar entre as 2.450 Escolas avaliadas no estado pelo Programa de Avaliação da alfabetização (Proalfa). Essa foi a colocação da Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, em Ipatinga, no Vale do Aço, que aposta em métodos simples, porém eficazes, para estimular o aprendizado dos mais de 700 alunos matriculados. Num ranking com mínimo de 500 e máximo de 800 pontos, a Escola obteve 719,53 pontos. A melhoria da Educação é reflexo das aulas de reforço oferecidas em período extra classe e também do estímulo, em forma de premiação, aos melhores alunos de cada série. A mudança na visão educacional na Escola começou em janeiro deste ano. Depois de um desempenho apenas razoável no Proalfa do ano passado e também na Avaliação de Desenvolvimento Individual (ADI) dos professores, a diretora Evanilda Fernandes Sampaio promoveu uma reunião com os professores e pais dos alunos. A idéia era mudar a realidade da Escola. “Queríamos melhorar e sabíamos que podíamos, mesmo sem ter recursos financeiros para isso. Fizemos tudo de maneira simples, com cada um dando idéias e opinando, até que encontramos um plano de trabalho pedagógico eficaz”, comentou.
A partir dessa reunião, a Escola criou o Clube da Leitura. Todos os alunos do ensino fundamental levam para casa, três vezes por semana, livros ou pequenos textos para estudar. O material só é devolvido à Escola com o parecer dos próprios pais, que avaliam em uma ficha o desenvolvimento crítico e a velocidade de leitura dos filhos. “Esse pequeno formulário que o pai preenche depois que o filho faz a leitura é entregue a uma pedagoga, que vai acompanhando o desenvolvimento do aluno. Fazemos um gráfico comparativo e podemos aplicar um ensino mais direcionado em sala de aula”, comentou.
O aluno que obtiver desempenho abaixo da média passa por aulas de reforço em horários extra classe com professores da própria Escola. Quem se sai bem nas avaliações é premiado a cada final de semestre com excursões e passeios a sítios e chácaras da região. O método tem apresentado resultado e as salas de reforço Escolar têm ficado vazias. Hoje, quatro turmas completas, que se saíram bem nas últimas avaliações, vão passar o dia num sítio, em um povoado a cerca de 24 quilômetros de Ipatinga.
Outra iniciativa é a realização de reuniões mensais entre pais e professores para discutir o desempenho dos estudantes. “Cada caso é avaliado isoladamente e, depois, analisamos o conjunto de um modo geral. Criamos um envolvimento dos pais com a Escola que tem refletido positivamente na aprendizagem. Hoje a família participa muito mais do que antes e estamos satisfeitos com isso”, explicou a diretora, que ficou surpresa com o desempenho da Escola no Proalfa. “Fizemos de tudo para melhorar, mas não imaginava ser a mais bem colocada entre outras tantas”, disse Evanilda.
O representante comercial Willian Bastos dos Reis, de 42 anos, disse que na Escola sente segurança com relação à Educação dos filhos, Felipe, de 10 anos, e Bruno, de 8. “O nível de Educação aqui não perde em nada para uma Escola particular. Essa avaliação do Proalfa vem confirmar essa nossa expectativa e dar ainda mais tranqüilidade a nós, pais”, afirmou.
A Escola Dr. Ovídio de Andrade funciona em um prédio construído na década de 1960, no Bairro Bom Retiro, pela Usiminas, para que os filhos dos funcionários da empresa pudessem estudar. Hoje, a antiga estrutura ainda resiste ao tempo. “Conseguimos conservar o ambiente. Os banheiros estão sendo reformados, mas a pintura da Escola precisa urgentemente ser renovada”, disse a diretora.
Com recursos próprios e com a ajuda da comunidade, este ano ficou pronto o laboratório de informática da Escola. O governo do estado cedeu mesas e computadores para que os alunos pudessem ter acesso ao universo da computação.
12/09/2008 - ESTADO DE MINAS (MG)
Comentários