Pular para o conteúdo principal

Entenda como funcionam os espaços da 20ª Bienal do Livro

da Folha Online

14/08/2008 - 14h56

A 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de SP, que começa hoje no Pavilhão de Exposições do Anhembi --zona norte da capital paulista-- contará com uma extensa programação de atividades culturais e debates com artistas e autores.

Segundo os organizadores, mais de 680 horas de programação cultural --um novo evento começando a cada três minutos-- vão rechear os principais espaços da feira de livros.

Nestes locais, nomes como Chico Anysio, Nélida Piñon, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, Fernanda Takai, Fernando Bonassi, Antonio Calloni, Mauricio de Sousa, Rubem Alves, Lygia Fagundes Telles, Fernando Morais, Maria Adelaide Amaral e Walcyr Carrasco vão conversar com seus leitores sobre sua obra e assuntos relacionados.

Confira como funciona cada um dos espaços de atividades da Bienal do Livro:

Salão de Idéias Volkswagen

Um dos maiores sucessos em todas as edições da Bienal, o Salão de Idéias Volkswagen reúne o público com escritores consagrados e iniciantes, personalidades do jornalismo, das artes e da crítica literária, para falar sobre sua obra, sua vida, suas idéias.

Nesta edição, os eventos acontecem em um auditório com capacidade para 396 pessoas. Ao todo, serão mais de 40 convidados estrangeiros e 93 nacionais que devem passar pelo local.

Espaço Literário Ipiranga

Historiadores, cientistas sociais, antropólogos, pesquisadores, professores e escritores debatem com os visitantes temas relacionados a efemérides como os 200 anos da indústria do livro no Brasil, o centenário da imigração japonesa, os 100 anos da morte de Machado de Assis e do nascimento de Guimarães Rosa.

As duas sessões diárias, com capacidade para 100 pessoas cada uma, são mediadas pelo crítico Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez.

Fala, Professor!

Atração educacional da Bienal Internacional do Livro de São Paulo composta por um ciclo de palestras dedicadas ao processo de educação continuada dos professores de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares, e ministradas por profissionais.

Os debates são pautados no tripé-base do ensino: metodologia, conteúdo e bibliografia.

Os temas tratam da interação social entre os alunos, da otimização do ensino nas mais diversas disciplinas, das técnicas pedagógicas e de materiais de apoio em sala de aula.

O auditório tem capacidade para receber 240 pessoas em cada uma das duas sessões diárias.

Espaço Universitário HSBC

Outra atração da Bienal do Livro de São Paulo voltada à educação, tem por objetivo aproximar quem ainda está em formação daqueles que já conquistaram o justo reconhecimento no mercado de trabalho.

Serão três sessões diárias, com 80 vagas cada. Os estudantes poderão ampliar seu conhecimento profissional conversando com mestres das principais universidades do Brasil debatendo questões atuais do mundo acadêmico, os rumos do ensino e os desafios do mercado de trabalho.

Ler é Minha Praia

Nesta edição, crianças e adolescentes ganham uma área maior para desenvolver e exercitar o hábito da leitura. São 2 mil m2 preparados para receber cerca de 180 mil crianças e adolescentes, sendo 80 mil alunos dos ensinos médio e fundamental por meio de visitas agendadas.

O Ler é Minha Praia reúne uma série de atividades lúdicas e promoverá visitas monitoradas aos estandes das editoras com atividades infanto-juvenis.

Pela primeira vez na Bienal do Livro de São Paulo haverá um sistema de roteiro inteligente, em que as crianças e jovens serão orientados a visitar aqueles estandes onde há literatura, livros e atividades específicas para sua faixa etária.


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados