Pular para o conteúdo principal

Grupo de 500 educadores vai agir em escolas estaduais com piores índices educacionais

A Secretaria de Estado da Educação inicia em agosto uma forte ação para melhorar os índices das escolas mais mal avaliadas de São Paulo. Cerca 500 profissionais (supervisores e Assistentes Técnico-Pedagógicos) serão treinados para ajudar diretamente na recuperação das 379 escolas com pior desempenho da rede, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), lançado pela pasta, em maio deste ano, dentro do Programa de Qualidade da Escola.

O grupo de 500 profissionais terá a missão de acompanhar de perto, sugerir e orientar escolas a atingirem suas metas educacionais. Este trabalho conjunto com as direções das escolas já acontece desde o lançamento do Idesp, mas agora terá acompanhamento direto da Secretaria. À época do lançamento a Secretaria informou que atuaria nas 100 escolas mais mal avaliadas, mas decidiu ampliar o projeto, abrangendo cerca de 7% das unidades.

Os 500 profissionais que atuarão nas escolas serão treinados já no fim deste mês. Além deste "grupo de elite", a Secretaria implantará uma série de ações para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual.

A Jornada de Matemática, por exemplo, foi estendida para todo o Estado e poderá beneficiar cerca de 260 mil alunos da 4ª série do Ensino Fundamental_ inscrições acabam nesta segunda-feira, 14 de julho. É uma olimpíada que pretende estimular os alunos a ganhar conhecimento em matemática, área com pior desempenho entre os estudantes da rede estadual.

Uma série de reformas já está em andamento, mas agora a Secretaria passa a focar nas 379 escolas mais mal avaliadas no Idesp. A partir de 25 de julho todas estas escolas contarão com programa específico de reformas e ampliações. Em primeira fase, 64 escolas da Grande São Paulo passarão por reformas_ são das Diretorias de Ensino de Itaquaquecetuba, Sul 3 (capital) e Osasco, já que estas são as regiões com mais escolas mal avaliadas. No interior as regiões imediatamente atendidas serão de Campinas e Guaratinguetá, pelo mesmo motivo.

Além destas, o plano de reestruturação das escolas pretende melhorar as condições de outras unidades, com previsão de gasto (para todas as reformas, ampliações e adaptações) de R$ 650 a R$ 800 milhões. Em 2007 foram gastos cerca de R$ 550 milhões em obras. As outras regiões continuarão com as obras já previstas, em programa à parte da Secretaria.

"Vamos atacar em várias frentes, sem poupar esforços para recuperar essas escolas e ajudá-las a cumprir as metas. Nossa intenção é diminuir a diferença entre as escolas muito boas e as com maiores deficiências", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Outras mudanças: a Secretaria determinou que os alunos da rede estadual terão novidades pedagógicas a partir deste segundo semestre. Todas escolas com turmas de 2º ciclo de Ensino Fundamental (5ª a 8ª do Fundamental) e de Ensino Médio (não apenas as 379 com piores índices) receberão materiais novos para recuperação paralela (no contra-turno). Cerca de 100 mil estudantes, de todas as escolas nestes ciclos, terão cadernos de apoio em matemática e língua portuguesa, com indicação de atividades, sugestões de exercícios. Os professores identificarão os alunos que necessitem de apoio e formarão as turmas. As aulas serão, a partir de agosto, no contra-turno ou aos sábado, em classes de 15 a 20 estudantes. Outros 6.000 cadernos de apoio serão para os professores.

Esta mesma recuperação, com cadernos de apoio para alunos e professores, já é aplicada para no ciclo inicial (1ª a 4ª série do Fundamental) e terá continuidade no segundo semestre. Para as 379 escolas com piores índices, além desta recuperação com materiais novos, a Secretaria determinou a repetição da recuperação que ocorreu no início do ano, mas agora no contra-turno, com o Jornal do Aluno e a Revista do Professor (materiais que focam em língua portuguesa e matemática, abordando as outras disciplinas).

"São ações que se complementam. O objetivo é melhorar a qualidade da aprendizagem. Para isso é preciso uma série de ações, com materiais específicos, capacitação de professores, melhor infra-estrutura, entre outras ações", diz a secretária Maria Helena.

Secret. Educação do Estado de São Paulo

14 de julho de 2.008

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados