Pular para o conteúdo principal

Para educadores, será difícil garantir vaga em escola perto de casa

Agência Brasil

BRASÍLIA - Pôr em prática o que determina a lei quanto à garantia de vaga em escola próxima da casa da criança é um dos desafios apontados por especialistas em educação. A questão voltou ao debate nesta semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.700, que modifica um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e determina que toda criança a partir de 4 anos de idade deve ter assegurada uma vaga na escola mais perto de casa, a partir de 2009.

A idéia não é nova, já que o Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, criado há 18 anos, garante à criança e ao adolescente, o “acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência”. Para a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Justina Iva de Araújo Silva, a intenção, com a nova norma, é positiva, mas na prática é impossível de ser executada.

- Esta lei na verdade não traz nada diferente da compreensão que nós [dirigentes municipais de educação] já temos de como as coisas devam ser, isso para nós já é um princípio. Só que isso não é possível, ela é inexequível de imediato, já nasce comprometida - afirmou.

Para Justina, garantir o cumprimento da lei será possível com o investimento por parte da União na construção de mais escolas em locais estratégicos. “Que venha a lei, mas que venham as condições concretas para que os gestores municipais não sejam penalizados por não cumprirem uma lei criada em gabinete. Nós queremos ampliar, mas sozinhos não damos conta.”

A presidente da Undime ressaltou que uma escola leva, no mínimo, um ano para ser construída, por isso, ela acredita que o prazo de 2009 não seja cumprido.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar, admite que o prazo de 2009 será apertado para a escolas, mas ela avalia que a lei tem viabilidade a médio prazo.

- Para o ano que vem será muito difícil para os municípios. Eles terão que construir escolas e realocar as crianças mais velhas em escolas distantes para dar prioridades para as menores [citadas na nova lei].

Para Maria do Pilar, a maior vantagem da lei é colocar a educação infantil (creches e pré-escolas) no foco, já que o texto cita que a norma deve ser cumprida para alunos a partir dos 4 anos de idade.

- Quanto mais perto de casa a criança estudar, melhor para todo o sistema: para a família, para a criança e até para as cidades que hoje sofrem com o problema do transporte. É muito mais racional e sustentável - disse.

Ela acredita que a medida não trará grandes impactos na organização escolar das pequenas cidades que têm uma rede menor.

- Nossa intenção, do ministério e dos municípios, é que, em cinco anos, a gente consiga atender o que se pede na lei com a expansão da rede - calcula.

Como ajuda financeira do governo federal para os municípios, ela citou o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (ProInfância), um dos programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que vai destinar R$ 1 bilhão para a construção de escolas infantis em 2 mil municípios até o fim de 2009.

JB OnLine

21 de junho de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados