O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado pela ONG Alfalit. De acordo com a ONG, os níveis de analfabetismo no País chegam a 11,4%, contra os 41,7% do Haiti e 30,9% da Guatemala.
» Taxa de analfabetos no Nordeste é alarmante
» NE: analfabetismo cai entre mulheres
» Analfabetismo é maior entre jovens de 15 a 29 anos
Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai. "No Chile há dois milhões de pessoas que não sabem ler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%)", disse David Forsberg, diretor internacional da Alfalit.
Segundo Forsberg, no mundo existem 800 milhões de analfabetos, dos quais 34 milhões pertencem à América Latina.
Fundada em 1962, a Alfalit é uma organização cristã com sedes no Caribe, América Latina, América Central e em alguns países da África. A instituição prepara voluntários para alfabetizar pessoas, com um programa que dura aproximadamente seis meses.
Para a ONG, o ensino pode combater a delinqüência. "É possível observar que o analfabetismo gera criminalidade, pois nas prisões há um grande número de analfabetos", disse Forsberg.
EFE
Notícias Terra
Comentários