da Folha Online
Os alunos brasileiros ainda estão num patamar inferior ao verificado em 1995 quando se analisa o desempenho em provas de português e matemática, de acordo com reportagem de Antônio Gois e Ângela Pinho publicadas na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).
O MEC comemorou uma melhor anteontem, ao divulgar os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que leva em conta tanto o aprendizado dos alunos --medido em testes de português e matemática-- quanto o percentual de aprovação. Para comparar desde 1995, no entanto, é preciso analisar as médias dos estudantes em avaliações bianuais.
Conforme a reportagem, essa comparação "mostra que em só uma prova --a de matemática na 4ª série-- a média dos estudantes em 2007 superou a de 12 anos antes". Nas demais, a melhoria nos últimos dois anos foi insuficiente.
"As maiores quedas em relação a 1995 foram nas provas de língua portuguesa na 8ª série do ensino fundamental e na 3ª do ensino médio. Numa escala de 0 a 500, a média dos alunos passou de 232 pontos para 235 em português na 8ª série, de 2005 a 2007. Esse avanço de apenas três pontos é pouco para compensar a queda registrada desde 1995, quando as médias chegavam a 256 pontos."
Comentários