Com base nas análises pedagógica e estatística das questões de múltipla escolha que as crianças responderam no pré-teste, foi possível identificar cinco diferentes níveis de desempenho que estão relacionados às habilidades descritas na Matriz de Referência.
Quando a criança consegue responder corretamente a um quantitativo de questões, demonstra já ter desenvolvido determinadas habilidades. Assim, as respostas dos alunos ao teste podem ser interpretadas estabelecendo-se uma relação entre o número ou a média de acertos de um ou mais alunos e sua correspondência com níveis de desempenhos descritos para a Provinha Brasil.
Para constituir os níveis de desempenho foi feita uma análise da dificuldade das habilidades medidas no teste. A partir dessa análise, foram identificados e descritos cinco níveis de alfabetização em que os alunos podem estar, em função do número de questões de múltipla escolha respondidas corretamente(A Provinha Brasil se vale, para a elaboração de sua escala e da seleção dos itens que compõem cada teste, da teoria da resposta ao item, com base no chamado Modelo de Rasch.).
Cada nível apresenta novas habilidades e engloba as anteriores. Por exemplo, uma criança que alcançou o nível 4 já desenvolveu as habilidades dos níveis 1, 2 e 3. As habilidades descritas nesses níveis devem servir não só para identificar em que momento do processo de alfabetização as crianças se encontram, mas também como referência daquilo que é esperado em termos de progressão ao longo dos dois primeiros anos do ensino fundamental.
Com base na distribuição do número de acertos pelos níveis, espera-se que o professor avalie as habilidades que seus alunos já consolidaram e as que ainda necessitam ser desenvolvidas. Nesse sentido, fornecem-se os detalhamentos dos níveis de desempenho e sugestões pedagógicas para se trabalhar com a turma e com cada um dos alunos para que haja progressão desses níveis.
Supondo que a avaliação seja realizada no início do ano letivo, espera-se que os alunos progridam ao longo do mesmo ano, desenvolvendo habilidades mais complexas com relação àquelas que já dominavam no início.
Atenção especial deve ser dada às crianças que estão nos níveis 1 e 2, pois demonstram ter desenvolvido apenas habilidades muito elementares do processo de alfabetização (grifo do blog).
Com base na concepção de alfabetização, letramento e “alfabetismo funcional” adotada no âmbito da Provinha Brasil, consideram-se as habilidades descritas no nível 4 como as que caracterizam a consolidação do processo de alfabetização, ressalvando-se que o termo “consolidação” deve ser compreendido como a expressão de uma etapa de culminância do processo de alfabetização e não como “conclusão”. Ou seja, mesmo alcançando este nível, o trabalho pedagógico com os alunos deverá continuar e centrar-se no sentido de expandir as capacidades relativas ao letramento, que envolvem a compreensão e uso de textos variados, com estrutura sintática mais complexa, com temas diversificados, e que circulem em diferentes esferas sociais.
Isso significa que neste nível estão descritas as habilidades a serem alcançadas ao término do segundo ano e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes. O Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação sinaliza para que, em um prazo de 10 anos, tenhamos todas as nossas crianças, ao final do segundo ano do ensino fundamental, neste nível.
Quando a criança consegue responder corretamente a um quantitativo de questões, demonstra já ter desenvolvido determinadas habilidades. Assim, as respostas dos alunos ao teste podem ser interpretadas estabelecendo-se uma relação entre o número ou a média de acertos de um ou mais alunos e sua correspondência com níveis de desempenhos descritos para a Provinha Brasil.
Para constituir os níveis de desempenho foi feita uma análise da dificuldade das habilidades medidas no teste. A partir dessa análise, foram identificados e descritos cinco níveis de alfabetização em que os alunos podem estar, em função do número de questões de múltipla escolha respondidas corretamente(A Provinha Brasil se vale, para a elaboração de sua escala e da seleção dos itens que compõem cada teste, da teoria da resposta ao item, com base no chamado Modelo de Rasch.).
Cada nível apresenta novas habilidades e engloba as anteriores. Por exemplo, uma criança que alcançou o nível 4 já desenvolveu as habilidades dos níveis 1, 2 e 3. As habilidades descritas nesses níveis devem servir não só para identificar em que momento do processo de alfabetização as crianças se encontram, mas também como referência daquilo que é esperado em termos de progressão ao longo dos dois primeiros anos do ensino fundamental.
Com base na distribuição do número de acertos pelos níveis, espera-se que o professor avalie as habilidades que seus alunos já consolidaram e as que ainda necessitam ser desenvolvidas. Nesse sentido, fornecem-se os detalhamentos dos níveis de desempenho e sugestões pedagógicas para se trabalhar com a turma e com cada um dos alunos para que haja progressão desses níveis.
Supondo que a avaliação seja realizada no início do ano letivo, espera-se que os alunos progridam ao longo do mesmo ano, desenvolvendo habilidades mais complexas com relação àquelas que já dominavam no início.
Atenção especial deve ser dada às crianças que estão nos níveis 1 e 2, pois demonstram ter desenvolvido apenas habilidades muito elementares do processo de alfabetização (grifo do blog).
Com base na concepção de alfabetização, letramento e “alfabetismo funcional” adotada no âmbito da Provinha Brasil, consideram-se as habilidades descritas no nível 4 como as que caracterizam a consolidação do processo de alfabetização, ressalvando-se que o termo “consolidação” deve ser compreendido como a expressão de uma etapa de culminância do processo de alfabetização e não como “conclusão”. Ou seja, mesmo alcançando este nível, o trabalho pedagógico com os alunos deverá continuar e centrar-se no sentido de expandir as capacidades relativas ao letramento, que envolvem a compreensão e uso de textos variados, com estrutura sintática mais complexa, com temas diversificados, e que circulem em diferentes esferas sociais.
Isso significa que neste nível estão descritas as habilidades a serem alcançadas ao término do segundo ano e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes. O Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação sinaliza para que, em um prazo de 10 anos, tenhamos todas as nossas crianças, ao final do segundo ano do ensino fundamental, neste nível.
Extraído de:
Passo a passo da Provinha Brasil - MEC
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