Pular para o conteúdo principal

Ensino infantil pode estar na origem

Publicado em 27/05/2008 | Andréa Morais

Problemas de desempenho escolar no ensino fundamental podem ter origem na educação infantil. A psicopedagoga Maria Anita de Souza Castro, especialista nas áreas Clínica e Institucional, considera fundamental para a criança a passagem por uma escola antes do ingresso no 1º ano. “Essa experiência faz com que ela verbalize melhor, se relacione melhor, enfrente melhor os desafios do mundo”, resume. Mas a profissional ressalta a necessidade da escolha do colégio ser bem feita pelos pais.

“Uma boa escola é aquela que oferece estímulos adequados à idade da criança para que ela possa se desenvolver. Ela respeita as condições neurológicas do aluno.” Segundo a especialista, quando isso não ocorre, os efeitos não são percebidos de imediato. “Essas deficiências na educação infantil só terão reflexos nítidos a partir da 5ª série e geralmente estão relacionadas a falhas da estruturação lógica”, explica.

A constatação da psicopedagoga é fundamentada nos atendimentos feitos em seu consultório e também no acompanhamento a ex-alunos da Escola Nova Geração, onde Maria Anita é diretora. A pedagoga Aluá Bianchi Wojciechowski, que é responsável por esse trabalho, diz que os pais, principalmente de crianças menores, erram quando reforçam o caráter assistencialista da escola. “Eles observam só a infra-estrutura do colégio e o carinho que as professores dispensam aos alunos. Isso é indispensável, mas uma escola não deve ser só isso. A criança pode e precisa ser estimulada de forma adequada desde que nasce, pois a partir daí estará sendo formada a base para toda a sua vida.”

A professora Aluá não discorda de quem defende que o básico da infância deve ser brincar muito, mas diz que aprendizagem também pode ocorrer por meio da brincadeira. “Dizer que a criança tem que brincar é o mesmo que dizer que a pessoa tem de sobreviver. Mas é possível usar na escola jogos e brincadeiras que permitem à criança alcançar objetivos pedagógicos bem estruturados.”

Extraído de

Gazeta do Povo


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Resultado

COLÉGIO ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY - TURMA 2012 VEJA O RESULTADO DO CONCURSO PROVA Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. É considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos são classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. 2 - A matrícula de candidatos convocados far-se-á mediante entrega dos seguintes docu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

Lista de blogs relacionados