Pular para o conteúdo principal

Dados do Estudo da UNESCO sobre o Brasil (1ª a 4ª série) - Uma Visão dentro de Escolas 'Primárias'

1) Localização das escolas: 54% das escolas “primárias” eram rurais, embora representassem só 23% do total de matrículas de 1ª a 4ª série.

2) Escolas públicas e privadas: 10% dos estudantes no Brasil estavam em escolas privadas

3) Gastos: enquanto no Chile os gastos com estudantes eram de 2.120 dólares por aluno/ano, no Brasil estavam em 1.159 dólares por aluno/ano.

4) Recursos escolares: metade dos alunos de escolas em pequenos povoados ou áreas rurais e mais de 25% dos alunos em cidades assistia a aulas em prédios considerados em más condições. No Brasil e em outros seis países, mais de 10% dos alunos assistia aulas em escolas que careciam de água potável. As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão ganhando terreno em forma progressiva, mas os computadores são mais usados em trabalhos administrativos. O Brasil está entre os países que mostraram sólidos avanços no desenvolvimento de sistemas de gestão baseados em computadores. O estudo demonstra uma grande disparidade na dotação de recursos dentro dos países, especialmente no caso de algumas regiões do Brasil, Filipinas e Tunísia.

5) Alunos: condição sócio-econômica do estudante incide fortemente nos êxitos educativos. Um em cada dois estudantes estudava em escolas cuja maioria ou todos os alunos eram provenientes de famílias com pais que não haviam completado a educação primária. Alunos da escola “primária” têm 800 horas/aula por ano. No Chile são 1.200 horas/aula por ano.

6) Professores: no Brasil, Argentina e Uruguai, mais de 90% dos estudantes primários recebiam instrução de professoras;

7) Diretores: As mulheres representavam 84% dos professores

8) Condições laborais dos docentes: a proporção de alunos de 4º série cujos professores ensinavam em mais de uma escola chega a 29% no Brasil.

9) Governabilidade e autonomia da escola: no Brasil, Chile, Índia, Peru e Tunísia, mais de 75% dos alunos estudavam em escolas que contavam com conselhos escolares.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

SP - Resolução SE nº 12/2012 - Insitui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e Diretrizes para a Organização e Funcionamento

Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.164/2012 , e considerando a necessidade de se ampliarem as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, a alunos do ensino médio, propiciando-lhes permanência em período integral nas escolas da rede pública estadual; a implantação gradativa do ensino médio em período integral, com organização e funcionamento próprios; a adesão da comunidade escolar ao projeto de ensino médio de período integral, expressamente registrada pela equipe gestora, resolve: Artigo 1º - Fica instituído o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, em escolas que oferecem curso de ensino médio, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012...

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

Lista de blogs relacionados