Pular para o conteúdo principal

Dados do Estudo da UNESCO sobre o Brasil (1ª a 4ª série) - Uma Visão dentro de Escolas 'Primárias'

1) Localização das escolas: 54% das escolas “primárias” eram rurais, embora representassem só 23% do total de matrículas de 1ª a 4ª série.

2) Escolas públicas e privadas: 10% dos estudantes no Brasil estavam em escolas privadas

3) Gastos: enquanto no Chile os gastos com estudantes eram de 2.120 dólares por aluno/ano, no Brasil estavam em 1.159 dólares por aluno/ano.

4) Recursos escolares: metade dos alunos de escolas em pequenos povoados ou áreas rurais e mais de 25% dos alunos em cidades assistia a aulas em prédios considerados em más condições. No Brasil e em outros seis países, mais de 10% dos alunos assistia aulas em escolas que careciam de água potável. As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão ganhando terreno em forma progressiva, mas os computadores são mais usados em trabalhos administrativos. O Brasil está entre os países que mostraram sólidos avanços no desenvolvimento de sistemas de gestão baseados em computadores. O estudo demonstra uma grande disparidade na dotação de recursos dentro dos países, especialmente no caso de algumas regiões do Brasil, Filipinas e Tunísia.

5) Alunos: condição sócio-econômica do estudante incide fortemente nos êxitos educativos. Um em cada dois estudantes estudava em escolas cuja maioria ou todos os alunos eram provenientes de famílias com pais que não haviam completado a educação primária. Alunos da escola “primária” têm 800 horas/aula por ano. No Chile são 1.200 horas/aula por ano.

6) Professores: no Brasil, Argentina e Uruguai, mais de 90% dos estudantes primários recebiam instrução de professoras;

7) Diretores: As mulheres representavam 84% dos professores

8) Condições laborais dos docentes: a proporção de alunos de 4º série cujos professores ensinavam em mais de uma escola chega a 29% no Brasil.

9) Governabilidade e autonomia da escola: no Brasil, Chile, Índia, Peru e Tunísia, mais de 75% dos alunos estudavam em escolas que contavam com conselhos escolares.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Resultado da Prova Objetiva

Resultado da Prova Objetiva do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Comunicado   Processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar/2018   O Coordenador, nos termos do Capítulo V – Da Prova, do Edital de abertura das Inscrições do Processo de Promoção, publicado no D.O. de 14-11-2018, torna público o resultado final da prova Objetiva, referente ao processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar, realizada no dia 15-12-2018 – na função ou cargo de Agente de Serviços Escolares, Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola.   1. Disponibiliza o resultado da prova Objetiva na seguinte ordem:   CONFIRA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO   FONTE: Diário Oficial de 09 de fevereiro de 2019 - Poder Executivo - Seção I - Página 111 

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

Lista de blogs relacionados