Pular para o conteúdo principal

Dados do Estudo da UNESCO sobre o Brasil (1ª a 4ª série) - Uma Visão dentro de Escolas 'Primárias'

1) Localização das escolas: 54% das escolas “primárias” eram rurais, embora representassem só 23% do total de matrículas de 1ª a 4ª série.

2) Escolas públicas e privadas: 10% dos estudantes no Brasil estavam em escolas privadas

3) Gastos: enquanto no Chile os gastos com estudantes eram de 2.120 dólares por aluno/ano, no Brasil estavam em 1.159 dólares por aluno/ano.

4) Recursos escolares: metade dos alunos de escolas em pequenos povoados ou áreas rurais e mais de 25% dos alunos em cidades assistia a aulas em prédios considerados em más condições. No Brasil e em outros seis países, mais de 10% dos alunos assistia aulas em escolas que careciam de água potável. As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão ganhando terreno em forma progressiva, mas os computadores são mais usados em trabalhos administrativos. O Brasil está entre os países que mostraram sólidos avanços no desenvolvimento de sistemas de gestão baseados em computadores. O estudo demonstra uma grande disparidade na dotação de recursos dentro dos países, especialmente no caso de algumas regiões do Brasil, Filipinas e Tunísia.

5) Alunos: condição sócio-econômica do estudante incide fortemente nos êxitos educativos. Um em cada dois estudantes estudava em escolas cuja maioria ou todos os alunos eram provenientes de famílias com pais que não haviam completado a educação primária. Alunos da escola “primária” têm 800 horas/aula por ano. No Chile são 1.200 horas/aula por ano.

6) Professores: no Brasil, Argentina e Uruguai, mais de 90% dos estudantes primários recebiam instrução de professoras;

7) Diretores: As mulheres representavam 84% dos professores

8) Condições laborais dos docentes: a proporção de alunos de 4º série cujos professores ensinavam em mais de uma escola chega a 29% no Brasil.

9) Governabilidade e autonomia da escola: no Brasil, Chile, Índia, Peru e Tunísia, mais de 75% dos alunos estudavam em escolas que contavam com conselhos escolares.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

SME São Paulo - SME produz Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa

Veja o Documento Orientador para Sondagem de Matemática   Orientações aos docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização para a realização do diagnóstico da turma A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização na realização do diagnóstico da turma. O documento leva em consideração que a aplicação e a consolidação dos dados da sondagem são fatores importantes para a proposição de políticas públicas condizentes e efetivas. De acordo com a publicação, “mais do que gerar dados sistêmicos, observar os resultados dos estudantes nos testes aferidos possibilita intervenções nos processos de aprendizagem por parte dos professores”. Assim,...

PE Progepe 2022 - Resultado

30/12/2022- Confira o resultado final do Progepe 2022 A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) divulgou, nesta quarta-feira (28), o resultado preliminar da relação dos servidores certificados no Programa de Formação de Gestor Escolar (Progepe) 2022 . Os servidores podem entrar com recurso no dia 29 de dezembro, por meio de envio de formulário para o email progepe@adm.educacao.pe.gov.br . A divulgação do resultado final será no dia 30 do mesmo mês. Formulário Para Recurso Progepe 2022 Edital Progepe 2022 Portaria Progepe 2022 fonte: Secretaria da Educação de Pernambuco

Lista de blogs relacionados