Pular para o conteúdo principal

1 aula a mais reduz ''atraso'' de aluno

Estudo mostra que ampliar de 4 para 5 horas-aula diminui o índice de distorção idade-série no ensino fundamental

Simone Iwasso

Uma hora a mais de aula por dia diminui o índice de distorção idade-série dos alunos no ensino fundamental - ou seja, a quantidade de estudantes que estão na série errada para suas idades. A conclusão é de um estudo feito com base no Censo Escolar do Ministério da Educação, ao longo do período de 1998 a 2005. A redução do número de alunos por turma, por outro lado, não é um fator que faça diferença significativa, apesar de geralmente aparecer entre as principais demandas dos professores para um ensino de melhor qualidade.

"Verificamos que, no Brasil, por ser um País onde as escolas não têm infra-estrutura e os professores não têm formação, existe uma relação entre os insumos da educação - entendendo-os como infra-estrutura escolar - e o desempenho dos alunos, usando como parâmetro a repetência", explica Sergei Soares, um dos autores do estudo e pesquisador da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o estudo, a cada hora a mais de aula, a tendência é que se reduza em 5 pontos percentuais o índice de alunos fora da série adequada para a idade. Por exemplo, se uma cidade como Rio Branco (Acre), cujo índice de distorção idade-série é de 68% (a média nacional está em 50%), aumentasse de 4 para 5 horas o turno do ensino fundamental, reduziria a distorção para 63%. Se aumentasse de 4 para 6 horas, o índice cairia para 58% e assim por diante.

"Encontramos também um retorno decrescente no quesito infra-estrutura. Isso quer dizer que o efeito é maior em escolas em pior situação. Como se houvesse um limite para que isso faça diferença. A partir de certo nível, o impacto fica muito pequeno", complementa. Segundo ele, o estudo mostra que é nas escolas sem energia elétrica, sem nenhum professor com graduação, bibliotecas ou material pedagógico que investir em cada um desses itens faz maior diferença. Nos locais em que não há nenhum professor graduado, a presença de um tem impacto maior no desempenho dos alunos. Onde 90% deles têm graduação, o impacto é menor. "É uma conclusão quase intuitiva, mas que verificamos nos modelos econométricos", diz.

MENOS ALUNOS

Ao contrário do que acontece com o aumento do turno, a redução do número de alunos por turma, de 40 para 30, por exemplo, não chegaria a interferir em 1 ponto percentual nesse índice, apresentando impacto muito pouco significativo. Nesse caso, a pesquisa do Ipea segue a tendência de outros estudos, nacionais e internacionais, que colocam pouca ênfase na relação entre o número de alunos por turma para o desempenho dos estudantes.

"Não estamos dizendo que é para se aumentar o número de alunos numa classe, apenas que, como política pública, investir na redução de alunos por turma não traz uma diferença significativa. É mais eficaz investir no aumento das horas de aulas dadas", afirma a outra autora do trabalho, Natália Sátyro, consultora do Ministério de Desenvolvimento Social.

Os pesquisadores fazem também uma estimativa de custos para justificar a relação entre aumento de horas e redução de turmas, por isso até usam os dois parâmetros paralelamente. Em ambos os casos, é preciso contratar mais professores, o que representa um aumento de 33% na folha de pagamento.

Conclusões do tipo aparecem em outros estudos feitos com dados nacionais, mas que tomam como base de comparação o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado nacionalmente. Trabalho do economista Naércio Menezes, do Ibmec São Paulo e da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) mostrou que a redução de turmas não chega a significar nem 1 ponto a mais na prova, enquanto que o aumento do tempo de permanência na escola pode chegar a representar até 8 pontos a mais, para alunos da 8ª série do ensino fundamental.

"Uma boa escola precisa de condições estruturais, o que passa pela qualificação dos professores, pelo tempo de permanência na escola e pelo número de alunos por sala de aula, cada uma tendo seu impacto" , afirma Ângela Soligo, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Campinas (Unicamp). "Esses confirmam com uma outra lente, usando tratamento estatístico elaborado, aquilo que temos descoberto na educação com estudos menores, mais focais, estudos de casos. É a confirmação por uma lente maior de fatos que com lentes pequenas temos observado", complementa.

Estadão
24 de maio de 2.008

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Resultado

COLÉGIO ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY - TURMA 2012 VEJA O RESULTADO DO CONCURSO PROVA Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. É considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos são classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. 2 - A matrícula de candidatos convocados far-se-á mediante entrega dos seguintes docu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

Lista de blogs relacionados