O desempenho dos alunos do ensino público estadual em São Paulo em matemática continua ruim, no entanto, houve evolução em português, segundo dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) divulgados nesta quinta-feira.
Para contornar a situação, a Secretaria de Estado da Educação prepara uma série de medidas que incluem reforço para os alunos que apresentaram piores desempenhos nas provas e uma espécie de intervenção na sistemática de ensino aplicada nas cem instituições que tiveram as piores avaliações.
As provas foram aplicadas nos dias 28 de novembro (português e redação) e em 29 de novembro (matemática e questionários socioeconômico e opinativo) de 2007. Participaram da avaliação 1.585.077 alunos de 5.207 escolas públicas estaduais espalhadas em todo o Estado de São Paulo.
O objetivo do sistema é encontrar maneiras para melhorar o ensino oferecido aos alunos. Os estudantes avaliados cursavam as 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em 2007. O resultado das provas feitas pelos alunos recebem pontuações que vão de abaixo do básico (domínio insuficiente do conteúdo), básico (desenvolvimento parcial), adequado (domínio) e avançado (acima do requerido), e variam de acordo com a série em que o aluno está matriculado.
Os cálculos e aplicação de questões do Saresp foram reformulados e se igualam ao que é feito pelo Saeb (Sistema Nacional de Educação e Avaliação Básica), do governo federal. Isso foi feito, segundo a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, para se estabelecer um comparativo possível com a última base de dados --o Saresp não foi aplicado em 2006. Além disso o último Saresp aplicado possui metodologia diferente não sendo possível a comparação.
No comparativo do Saresp 2007 como Saeb 2005 percebe-se uma evolução no desempenho em português na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, e 3ª série do ensino médio. Os índices de desempenho em matemática continuam ruins e pioraram na 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. As comparações do 1ª, 2ª e 6ª séries nas duas disciplinas não é possível pois o Saeb não faz esses cálculos.
Português
Em português, o Saeb apontou que, em 2005, 82% dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo apresentavam desempenho abaixo do esperado, enquanto 15% estavam em níveis adequados e outros 3% mostram conhecimentos além das expectativas (avançado). Em 2007, o Saresp apontou uma redução na quantidade de alunos que se encontram nos níveis abaixo do básico e básico (70%), e evolução nas faixas adequado (24%) e avançado (6%).
"Cada dez pontos acima significa mais um ano no aprendizado", afirmou a secretária.
Na 4ª série o índice daqueles que apresentaram níveis abaixo do esperado passou de 65% (2005) para 60% (2007). No caso do 3ª série do ensino médio, houve evolução negativa de três pontos percentuais no período, de 82% para 79% entre aqueles que não possuíam o domínio dos conteúdos.
Matemática
Ao apresentar os dados a respeito do desempenho em matemática das séries, a secretária citou o termo "crítico" em quase todas as vezes que apresentou os gráficos. No último, a respeito dos dados da 3ª série do ensino médio, Castro afirmou que a situação é reflexo de anos sem o aprendizado correto da disciplina. "Desde a 4ª série [aluno] não tem domínio das equações e isso vai se acumulando sucessivos problemas", disse.
O Saresp apontou que 96% dos estudantes da 3ª série do ensino médio estão abaixo do que é considerado ideal em conhecimentos de matemática, número que representava 94% no Saeb de 2005. Na 8ª série do ensino fundamental, 95% dos avaliados estão em níveis abaixo do considerado adequado e nenhum está em nível avançado. Em 2005, o Saeb apontou que 92% estavam nessa situação na 8ª série do ensino fundamental.
Da
Folha OnLine
13 de março de 2.008
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