Pular para o conteúdo principal

80% dos alunos da rede municipal de SP concluem a 2ª série alfabetizados

Quase 15% são totalmente analfabetos; é a 1.ª vez que a capital avalia aprendizagem no final do primeiro ciclo

Simone Iwasso

A Prova São Paulo, avaliação aplicada pela Secretaria Municipal de Educação, indica que 80% dos alunos terminam a 2ª série do ensino fundamental alfabetizados. Ou seja, entendem o sistema alfabético, lêem textos simples e são capazes de escrever, mas com dificuldades ortográficas. Já 14,6% se mostraram totalmente analfabetos. O restante entregou as provas em branco ou com rabiscos, anulando o teste.

No entanto, eles ainda encontram problemas na hora de fazer tarefas mais elaboradas. Na redação, onde deveriam escrever um conto a partir de um texto proposto, a maior parte conseguiu cumprir o exigido razoavelmente bem, sendo classificados como regulares. Mas 25% deles tiveram conceito insuficiente, deixando a desejar em coesão, tema e ortografia.

Foi a primeira vez que a rede avaliou os estudantes no fim do primeiro ciclo de alfabetização - diagnóstico recomendado para que as escolas percebam mais precocemente quais alunos têm dificuldades. O Ministério da Educação (MEC) pretende fazer o mesmo com a Provinha Brasil, que deverá ser aplicada universalmente no País.

"A prova permite identificar, além da média geral da rede e da escola, os alunos que estão em cada nível de desempenho", afirma o secretário Alexandre Schneider, que divulgou os resultados ontem. "A escola receberá um relatório muito detalhado, que vai além só da média, para saber quais são os seus alunos que precisam de mais atenção e estão ficando para trás", complementa.

Já nos próximos dias, com o início do ano letivo, esse diagnóstico servirá para colocar os alunos com baixo desempenho nas aulas de reforço, que passarão a ser dadas também na 3ª série. Hoje, já existe o reforço do programa Ler e Escrever, oferecido há dois anos, que pode ser um dos fatores que explicam a quantidade de alunos que já entendem o sistema de leitura e escrita.

?SATISFATÓRIO?

"Ter 80% dos estudantes ao fim da 2ª série alfabetizados é bastante satisfatório, porque existe um conceito equivocado de que deveria ser 100%", afirma a educadora Silvia Colello, especialista em alfabetização da Universidade de São Paulo (USP). "A alfabetização é um processo que se desenvolve até a 4ª série. A escola e o professor precisam ficar atentos a isso para não pararem de estimular a escrita e leitura do aluno." O alerta, segundo ela, deve ser feito para professores da 3ª série que, por não se considerarem alfabetizadores, se esquecem dos alunos com dificuldades.

PROBLEMAS NA REDAÇÃO

Porém, nas séries seguintes o desempenho dos estudantes se complica um pouco, indicando que, talvez, alunos que entraram mais recentemente na rede possam estar se desenvolvendo melhor.

Na 4ª série, 17% deles não alcançaram os conhecimentos mínimos exigidos na avaliação de língua portuguesa e 44% não conseguiram fazer a redação: ou não desenvolveram o tema ou o tangenciaram. Apenas 11% tiveram conceito bom. Na 8ª série, os insuficientes na redação foram 36%, e metade deles ficou no conceito regular.

Nas médias gerais da prova, os alunos da 4ª série fizeram 167 pontos, numa escala que vai de 100 a 375. Na 8ª, chegaram a 241, para a mesma escala. As pontuações diferem pouco das obtidas pelo município na Prova Brasil, avaliação universal do MEC - a comparação é possível porque foi usada a mesma escala de proficiência.

MATEMÁTICA

Na hora de fazer contas, os estudantes da 2ª série, em média, se mostraram capazes de adições simples, subtrações entre dois números menores do que 100 e cálculo de despesas com figuras que representam moedas. Poucos, porém, conseguem ir além, identificando números em tabelas ou gráficos ou resolvendo problemas apresentados em figuras.

Na 4ª série, a média é capaz de somar e subtrair números com 3 ou 4 algarismos e resolver problemas de troco em operações de compra e venda. Como em língua portuguesa, poucos conseguem resolver operações mais complexas. Apenas 17% solucionam problemas com mais de uma operação, calculam perímetro de figuras ou escrevem números decimais em forma de frações.

A Prova São Paulo foi aplicada pela primeira vez em outubro do ano passado para 266 mil alunos do município.


Extraído de
O Estado de São Paulo
02 de janeiro de 2.008

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados