Pular para o conteúdo principal

Estado irá criar classes apenas para alunos repetentes

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo decidiu criar, já em 2008, turmas especiais aos alunos que repetiram a 4ª série do ensino fundamental. A medida vale também para os estudantes da 3ª série com dificuldades de aprendizagem.

Esses alunos ficarão em classes de recuperação, separadas das turmas regulares. A intenção do governo José Serra (PSDB) é dar aos estudantes um reforço mais intensivo, em turmas menores, com materiais didáticos específicos. Educadores vêem o risco de que os alunos sejam estigmatizados.

As turmas de recuperação da 4ª série em 2008 serão formadas pelos alunos que repetiram neste ano --no sistema de progressão continuada vigente no Estado, o estudante da fase inicial do ensino fundamental só pode repetir na 4ª série.

Até este ano, os alunos que eram reprovados cursavam o ano seguinte nas turmas regulares, formadas por alunos provenientes da 3ª série. Em 2006, o índice de retenção na 4ª série ficou em 9%.

Para os alunos da 3ª série, serão escolhidos aqueles que cursaram a 2ª série em 2007 e foram mal avaliados no último Saresp (sistema de avaliação da rede estadual), aplicado no final do mês passado.

Ainda não foi definida qual será a nota que determinará a necessidade de recuperação.
A secretaria estima que 6.300 alunos da 3ª série e 9.500 da 4ª fiquem nas classes de reforço em 2008 (programa chamado de PIC - Projeto de Recuperação de Ciclo). A medida começa na capital e na Grande São Paulo e será estendida para o restante do Estado em 2009.

"O aluno com dificuldades é aquele que não conseguiu aprender nas salas regulares. Não adianta imaginar que ele conseguirá aprender com o mesmo material didático e o mesmo professor, na mesma sala", afirmou à Folha a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Maria Helena disse que as classes de reforço não deverão ter mais de 25 alunos (nas turmas regulares, a secretaria sugere um máximo de 35). Segundo ela, foram feitos estudos que mostram que a rede conseguirá comportar novas turmas.

A pasta ainda analisa se estipulará um número mínimo de estudantes para a abertura das turmas especiais.

O governo já havia anunciado que os alunos da 5ª ao ensino médio terão reforço de português e matemática nos primeiros 45 dias do ano letivo.

Segundo a secretaria, a recuperação intensiva ajudará a reverter os maus resultados da rede em exames de aprendizagem. O Pisa, último divulgado, mostrou que a média paulista está abaixo da média nacional.

Dois professores

O governo estadual também pretende estender, em 2008, o programa do professor-auxiliar às turmas de 2ª série e para a Grande São Paulo. O programa, implementado neste ano na rede, abrangia apenas a 1ª série das escolas da capital.


Da
Folha OnLine
19 de dezembro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

MG Proalfa 2013 - Resultado por Escola

    Disponível resultado por escola no Programa de Avaliação da Alfabetização 2013 Para verificar o desempenho, escola deve acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública na internet Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet . “Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões. Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma anális...

Lista de blogs relacionados