Pular para o conteúdo principal

Prefeitura fará 'Provão' em outubro

Será a primeira avaliação do ensino municipal

Fernanda Aranda e Marcela Spinosa

No próximo mês de outubro, 260 mil alunos da rede municipal vão participar de uma avaliação inédita de português e matemática. Chamado de Prova São Paulo, é o primeiro teste aplicado pela Secretaria Municipal de Educação para identificar os principais problemas enfrentados pelas escolas da Prefeitura. Vão participar estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental.

A Prova São Paulo será repetida anualmente. Em 2008, serão avaliadas as demais disciplinas. No ano seguinte, voltam português e matemática. Segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, o teste permitirá um conhecimento maior das deficiências no processo de alfabetização. 'Os resultados obtidos pela Prova São Paulo vão servir de subsídio para as próprias escolas se planejarem.'

Uma sondagem da secretaria revelou que, este ano, 76% dos estudantes do primeiro ciclo (1ª a 4ª séries) estão alfabetizados. Os 24% restantes, formados por alunos que ainda não aprenderam a ler nem escrever, são o foco da prova.

Com o novo método de avaliação, o governo municipal acredita que poderá atacar de maneira mais efetiva e individual o quadro de aprendizado deficiente, representado, por exemplo, por Kauan da Silva, 12 anos. Aluno da 5ª série da Escola Maurício Goulart, em Cidade Tiradentes, Zona Leste, ele não consegue fazer uma equação matemática, nem as mais simples.

O menino precisa da ajuda do pai para fazer a lição de casa. 'Na escola, ele aprendeu a ler, mas parece que a matemática foi esquecida. Eu quero um futuro bom para o meu filho. Por isso, todo dia à noite tento ensinar em casa aquilo que a professora não conseguiu', disse o pai, Sérgio Sabino da Silva, 47 anos, que trabalha como metalúrgico.

Além da Prova São Paulo, o governo municipal aposta em mais um projeto para diminuir o índice de crianças aprovadas que sabem escrever pouco mais do que o próprio nome e não conseguem somar ou subtrair os números.

A partir do ano que vem, quem tiver passado de ano mesmo sem ter aprendido direito será encaminhado às aulas extras. Também em 2008, será fornecida uma cartilha aos professores e responsáveis pelos alunos, com todo o cronograma pedagógico que deve ser fornecido ao longo do ano pelas escolas.

O conteúdo do material será dividido por séries, definindo o que deve ser ensinado em cada disciplina. Para a secretaria, isso permitirá que os pais acompanhem a evolução do ensino e possam cobrar as escolas.

'Com avaliação de um lado, acompanhamento pedagógico do outro e maior clareza do que tem de ser ensinado e aprendido na rede, acreditamos que nós vamos conseguir virar o jogo', afirmou o secretário Schneider, referindo-se ao que define como 'ausência de expectativa de aprendizagem'.


Extraído de

Jornal da Tarde

19 de junho de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG - Divulgado gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

31/12/2014 - Confira o Resultado REPUBLICADO na data de 31/12/2014 31/12/2014 - Veja o Gabarito RETIFICADO após recursos     30/12/2014 - Confira o Resultado Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para as provas que foram aplicadas no último domingo Já está disponível para consulta o gabarito das provas do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, que foram aplicadas no último domingo (15-12). O gabarito pode ser consultado no site www.makiyama.com.br . Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para participar do Processo. A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado Minas Gerais. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá val...

MG Gabarito da Prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola

V eja o Gabarito da Certificação 2018 V eja o Gabarito da Certificação 201 5 V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva 02/07/2013 - CLIQUE AQUI para conferir o Gabarito Definitivo . Questões 10 e 54 ANULADAS após análise dos recursos 20/06/2013 - Recursos podem ser apresentados até 24 de junho. O cronograma do processo foi retificado. Leia a notícia da Secretaria e veja mais informações   Confira o Gabarito Preliminar e o Caderno da Prova realizada no dia 16/06/2013 para Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Fonte: Página do Programa de Certificação

SARESP 2009 VC de Orientação para correção das provas de Língua Portuguesa e Matemática - 2ª Série/3º Ano EF

O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – se constitui no maior sistema de avaliação externa estadual do Brasil.  A formulação dos itens para avaliação está articulada com as matrizes do Currículo do Estado de São Paulo, inovação essa introduzida desde 2008.  Em 2009, O Saresp foi aplicado nas escolas da rede estadual e das redes municipais e privada (que a ele aderiram) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  A videoconferência de 23/11/2009 orienta os professores na correção das provas com questões abertas de Língua Portuguesa e de Matemática, da 2ª série e 3° ano do Ciclo I do Ensino Fundamental. palestrantes Cecília Travaim Ruy Pietropaolo Telma Weisz REDE DO SABER

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

Lista de blogs relacionados