Tema faz parte de disciplinas dos ensinos infantil, fundamental e médio em diversas escolas paulistanas, tanto da rede pública como da particular
BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br
A preocupação em ensinar a importância de reciclar o lixo, preservar a água e diversas outras ações voltadas para a conservação ambiental já fazem parte do cotidiano dos alunos da rede pública e da particular. A Lei Federal 9.795 de 1999 prevê que sejam implantadas em todas as disciplinas escolares lições ligadas ao assunto.
E é o que tem acontecido, pelo menos na opinião do educador Sílvio dos Santos Martins, diretor do Centro do Professorado Paulista (CPP), que acredita que o tema vem sendo alvo de maior atenção no ambiente escolar nos últimos dez anos. 'Tanto professores como pais estão cada vez mais preocupados em conscientizar as crianças.'
Valores
Na opinião do diretor Antônio Sérgio Gutierrez, da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa, na Casa Verde, Zona Norte, a educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente. 'A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja.'
Na EE Tolosa, essa premissa é colocada em prática com o projeto 'Grafitando com você'. A partir de obras de arte que retratam a natureza, os alunos produzem grafite, numa tentativa de associar uma produção artística às questões ambientais.
'O trabalho traz fortes características da corrente naturalista. Esta corrente é centrada na relação com a natureza. O enfoque educativo do projeto é cognitivo, sugere viver na natureza e aprender com ela. Além do afetivo, associando a criatividade humana à da natureza', explica Gutierrez.
Prática e teoria
'O essencial é abranger a teoria e a prática. Fica bem mais fácil para o aluno aprender', explica o professor de biologia Alexandre de Amorim, da escola de jovens e adultos (Cieja) Campo Limpo, na Zona Sul da Capital. Entre os projetos que desenvolve, Amorim explica aos alunos a importância de preservar árvores, praças e parques. 'Cada turma adota um desses ambientes e cuida deles no decorrer do ano. É uma maneira educativa de ensinar preservação e aliar teoria com prática', conta.
Lixo em sala de aula
Os problemas relacionados ao lixo também passaram a ser tema comum em sala de aula. A professora Marise dos Santos Arapi, da Emef Aroldo Azevedo, no bairro do Limão, Zona Norte, implantou o projeto 'Lixo é um Luxo', onde alunos voluntários de 5ª a 8ª série fazem coleta seletiva nas casas próximas do colégio, separam e levam o material para reciclagem. 'Dessa forma, ensinamos às crianças a importância de cuidar do lixo e transformá-lo em algo útil para a sociedade', explica.
ALGUNS PONTOS DA LEI FEDERAL 9.795/99
A educação ambiental deve ser inserida no ensino público e privado, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, no nível superior, na educação especial, nos cursos técnicos e na educação de jovens e adultos
O assunto não deve ser uma disciplina e sim ser desenvolvido como uma prática educativa
Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica
Preservação do meio ambiente deve constar nos currículos de formação de professores, em todos os níveis e disciplinas
E é o que tem acontecido, pelo menos na opinião do educador Sílvio dos Santos Martins, diretor do Centro do Professorado Paulista (CPP), que acredita que o tema vem sendo alvo de maior atenção no ambiente escolar nos últimos dez anos. 'Tanto professores como pais estão cada vez mais preocupados em conscientizar as crianças.'
Valores
Na opinião do diretor Antônio Sérgio Gutierrez, da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa, na Casa Verde, Zona Norte, a educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente. 'A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja.'
Na EE Tolosa, essa premissa é colocada em prática com o projeto 'Grafitando com você'. A partir de obras de arte que retratam a natureza, os alunos produzem grafite, numa tentativa de associar uma produção artística às questões ambientais.
'O trabalho traz fortes características da corrente naturalista. Esta corrente é centrada na relação com a natureza. O enfoque educativo do projeto é cognitivo, sugere viver na natureza e aprender com ela. Além do afetivo, associando a criatividade humana à da natureza', explica Gutierrez.
Prática e teoria
'O essencial é abranger a teoria e a prática. Fica bem mais fácil para o aluno aprender', explica o professor de biologia Alexandre de Amorim, da escola de jovens e adultos (Cieja) Campo Limpo, na Zona Sul da Capital. Entre os projetos que desenvolve, Amorim explica aos alunos a importância de preservar árvores, praças e parques. 'Cada turma adota um desses ambientes e cuida deles no decorrer do ano. É uma maneira educativa de ensinar preservação e aliar teoria com prática', conta.
Lixo em sala de aula
Os problemas relacionados ao lixo também passaram a ser tema comum em sala de aula. A professora Marise dos Santos Arapi, da Emef Aroldo Azevedo, no bairro do Limão, Zona Norte, implantou o projeto 'Lixo é um Luxo', onde alunos voluntários de 5ª a 8ª série fazem coleta seletiva nas casas próximas do colégio, separam e levam o material para reciclagem. 'Dessa forma, ensinamos às crianças a importância de cuidar do lixo e transformá-lo em algo útil para a sociedade', explica.
ALGUNS PONTOS DA LEI FEDERAL 9.795/99
A educação ambiental deve ser inserida no ensino público e privado, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, no nível superior, na educação especial, nos cursos técnicos e na educação de jovens e adultos
O assunto não deve ser uma disciplina e sim ser desenvolvido como uma prática educativa
Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica
Preservação do meio ambiente deve constar nos currículos de formação de professores, em todos os níveis e disciplinas
Extraído de
Jornal da Tarde
05 de junho de 2.007
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