Pular para o conteúdo principal

Aulas que despertam a consciência

Tema faz parte de disciplinas dos ensinos infantil, fundamental e médio em diversas escolas paulistanas, tanto da rede pública como da particular

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

A preocupação em ensinar a importância de reciclar o lixo, preservar a água e diversas outras ações voltadas para a conservação ambiental já fazem parte do cotidiano dos alunos da rede pública e da particular. A Lei Federal 9.795 de 1999 prevê que sejam implantadas em todas as disciplinas escolares lições ligadas ao assunto.

E é o que tem acontecido, pelo menos na opinião do educador Sílvio dos Santos Martins, diretor do Centro do Professorado Paulista (CPP), que acredita que o tema vem sendo alvo de maior atenção no ambiente escolar nos últimos dez anos. 'Tanto professores como pais estão cada vez mais preocupados em conscientizar as crianças.'

Valores

Na opinião do diretor Antônio Sérgio Gutierrez, da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa, na Casa Verde, Zona Norte, a educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente. 'A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja.'

Na EE Tolosa, essa premissa é colocada em prática com o projeto 'Grafitando com você'. A partir de obras de arte que retratam a natureza, os alunos produzem grafite, numa tentativa de associar uma produção artística às questões ambientais.

'O trabalho traz fortes características da corrente naturalista. Esta corrente é centrada na relação com a natureza. O enfoque educativo do projeto é cognitivo, sugere viver na natureza e aprender com ela. Além do afetivo, associando a criatividade humana à da natureza', explica Gutierrez.

Prática e teoria

'O essencial é abranger a teoria e a prática. Fica bem mais fácil para o aluno aprender', explica o professor de biologia Alexandre de Amorim, da escola de jovens e adultos (Cieja) Campo Limpo, na Zona Sul da Capital. Entre os projetos que desenvolve, Amorim explica aos alunos a importância de preservar árvores, praças e parques. 'Cada turma adota um desses ambientes e cuida deles no decorrer do ano. É uma maneira educativa de ensinar preservação e aliar teoria com prática', conta.

Lixo em sala de aula

Os problemas relacionados ao lixo também passaram a ser tema comum em sala de aula. A professora Marise dos Santos Arapi, da Emef Aroldo Azevedo, no bairro do Limão, Zona Norte, implantou o projeto 'Lixo é um Luxo', onde alunos voluntários de 5ª a 8ª série fazem coleta seletiva nas casas próximas do colégio, separam e levam o material para reciclagem. 'Dessa forma, ensinamos às crianças a importância de cuidar do lixo e transformá-lo em algo útil para a sociedade', explica.

ALGUNS PONTOS DA LEI FEDERAL 9.795/99

A educação ambiental deve ser inserida no ensino público e privado, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, no nível superior, na educação especial, nos cursos técnicos e na educação de jovens e adultos

O assunto não deve ser uma disciplina e sim ser desenvolvido como uma prática educativa

Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica

Preservação do meio ambiente deve constar nos currículos de formação de professores, em todos os níveis e disciplinas


Extraído de

Jornal da Tarde

05 de junho de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados