Pular para o conteúdo principal

Sono é importante para contextualizar informação, diz estudo

Estudantes que dormiram antes de fazer um teste saíram-se melhor na experiência

BOSTON, EUA - Decorar uma série de fatos é uma coisa, entender o contexto geral, outra bem diferente. Um novo estudo sugere que a chamada memória relacional - a capacidade de construir um contexto lógico a partir de inferências tiradas de pedaços desconexos de informação - depende de fazer uma pausa nos estudos e, mais ainda, de uma boa noite de sono.

O trabalho, realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e do Brigham and Women´s Hospital, aparece online uma edição antecipada da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

"A memória relacional é meio como resolver um quebra-cabeças", diz o principal autor do trabalho, Matthew Walker. "Não basta ter todas as peças, é preciso entender como elas se encaixam".

Outro autor, Jeffrey Ellenbogen, explica que "as pessoas geralmente acham que sabem o que sabem porque aprenderam diretamente. De fato, isso é apenas parcialmente verdadeiro. Nós aprendemos pedaços de informação, e então os aplicamos de modos novos e flexíveis".

Por exemplo, se uma pessoa sabe que A é maior que B e B é maior que C, então ela sabe duas coisas. Mas, dentro dessas duas informações, há uma terceira - que A é maior que C - que pode ser deduzida por um processo chamado inferência transitiva, o tipo de memória relacional que o estudo analisou.

Os pesquisadores testaram 56 estudantes universitários, apresentando-lhes cinco pares de desenhos abstratos. Os estudantes foram informados de que alguns desenhos eram "mais certos" que outros - por exemplo, a forma A ganha da B, B ganha de C, e assim por diante. Todos os estudantes aprenderam a relação de dominância dentro de pares individuais, mas não foram informados de que existia uma "hierarquia secreta" ligando as dez formas.

Depois de 30 minutos de estudo, os voluntários foram separados em três grupos, e testados na capacidade de deduzir a hierarquia geral. O Grupo 1 foi testado após 20 minutos; o Grupo 2, após 12 horas e o Grupo 3, após 24 horas. Metade dos estudantes do Grupo 2 dormiu antes do teste. Já no Grupo 3, todos dormiram.

Os testes mostraram grandes diferenças entre os grupos, principalmente entre os que puderam dormir antes da prova e os que não. "O Grupo 1... saiu-se pior", diz Walker. Grupos 2 e 3 mostraram uma compreensão clara da relação entre as formas e, o que Walker considera mais notável, os estudantes que puderam dormir se saíram muito melhor no caso de determinar a ordem de casos especialmente difíceis.


Do

Portal Estadao

20 de abril de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados