Pular para o conteúdo principal

Sono é importante para contextualizar informação, diz estudo

Estudantes que dormiram antes de fazer um teste saíram-se melhor na experiência

BOSTON, EUA - Decorar uma série de fatos é uma coisa, entender o contexto geral, outra bem diferente. Um novo estudo sugere que a chamada memória relacional - a capacidade de construir um contexto lógico a partir de inferências tiradas de pedaços desconexos de informação - depende de fazer uma pausa nos estudos e, mais ainda, de uma boa noite de sono.

O trabalho, realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e do Brigham and Women´s Hospital, aparece online uma edição antecipada da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

"A memória relacional é meio como resolver um quebra-cabeças", diz o principal autor do trabalho, Matthew Walker. "Não basta ter todas as peças, é preciso entender como elas se encaixam".

Outro autor, Jeffrey Ellenbogen, explica que "as pessoas geralmente acham que sabem o que sabem porque aprenderam diretamente. De fato, isso é apenas parcialmente verdadeiro. Nós aprendemos pedaços de informação, e então os aplicamos de modos novos e flexíveis".

Por exemplo, se uma pessoa sabe que A é maior que B e B é maior que C, então ela sabe duas coisas. Mas, dentro dessas duas informações, há uma terceira - que A é maior que C - que pode ser deduzida por um processo chamado inferência transitiva, o tipo de memória relacional que o estudo analisou.

Os pesquisadores testaram 56 estudantes universitários, apresentando-lhes cinco pares de desenhos abstratos. Os estudantes foram informados de que alguns desenhos eram "mais certos" que outros - por exemplo, a forma A ganha da B, B ganha de C, e assim por diante. Todos os estudantes aprenderam a relação de dominância dentro de pares individuais, mas não foram informados de que existia uma "hierarquia secreta" ligando as dez formas.

Depois de 30 minutos de estudo, os voluntários foram separados em três grupos, e testados na capacidade de deduzir a hierarquia geral. O Grupo 1 foi testado após 20 minutos; o Grupo 2, após 12 horas e o Grupo 3, após 24 horas. Metade dos estudantes do Grupo 2 dormiu antes do teste. Já no Grupo 3, todos dormiram.

Os testes mostraram grandes diferenças entre os grupos, principalmente entre os que puderam dormir antes da prova e os que não. "O Grupo 1... saiu-se pior", diz Walker. Grupos 2 e 3 mostraram uma compreensão clara da relação entre as formas e, o que Walker considera mais notável, os estudantes que puderam dormir se saíram muito melhor no caso de determinar a ordem de casos especialmente difíceis.


Do

Portal Estadao

20 de abril de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados