Pular para o conteúdo principal

Qualificar nunca é demais

O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem melhor poder de síntese e compreende com mais facilidade qualquer disciplina

Um total de 55% das crianças terminam a 4ª série do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever, segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2005. Isso acarreta problemas de interpretação que muitas vezes são carregados até o Ensino Médio. Com a intenção de preparar o educador para que ele possa melhor desenvolver a capacidade de leitura e escrita em sala de aula, Silvia Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, elaborou o projeto Além das Letras.

JT: No que consiste o programa Além das Letras?

Silvia Carvalho: Em apoiar as secretarias municipais para formar melhor os professores na área de leitura e escrita. Nosso conteúdo é gratuito e pode ser acessado online de qualquer lugar do Brasil. Uma vez por ano fazemos um seminário e discutimos os acertos e melhorias. O programa capacita coordenadores, que passam seu conhecimento aos professores, que por sua vez aplicam o que aprenderam com os estudantes em sala de aula.

O programa atinge todos os Estados e municípios brasileiros, inclusive a Capital Paulista?

Não, só os que se cadastraram no nosso site Além das Letras. Não fomos procurados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mas cidades como Santos, no Litoral, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e Itatiba, no Interior, participam.

Dados como o do Saeb mostram que o professor não está tão bem preparado para alfabetizar?

Não dá para generalizar, mas é sempre necessário reciclar e aplicar novas metodologias. Isso não só para os educadores, mas em qualquer profissão. Hoje, o professor mais inexperiente está nas classes de alfabetização, tanto em creches como no Ensino Médio. Eu acho que deveria ser ao contrário.

Qual é a importância de aprimorar a leitura e a escrita dos alunos?

É fundamental porque todas as outras aprendizagens dependem de se ter uma boa escrita e uma boa leitura. O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem um melhor poder de síntese e de compreensão de qualquer disciplina.

Que problemas são evitados quando o desenvolvimento da leitura e da escrita é colocado em prática já na Educação Infantil?

Repetência e evasão escolar, por exemplo. A idade máxima para começar a aprender a ler é 7 anos e no máximo 8 para escrever. Se você é uma criança de 3 anos que a mãe lê histórias infantis, sua facilidade de interpretar será muito maior. Isso aparentemente é simples, mas faz uma diferença, porque hoje temos alunos do Ensino Médio que não sabem interpretar nem reconhecer gêneros. Aprender e ler são processos lentos, que a pessoa vai construindo durante a vida e precisa ser sedimentado para um bom aproveitamento nas séries iniciais.

Quais métodos são mais apropriados para a assimilação da leitura?

Todos aqueles que partem do conhecimento prévio da criança. Por isso é importante o professor reconhecer aquilo que ela já sabe ao chegar na escola. E a partir daí planejar as intervenções didáticas, sempre usando o conteúdo e não a palavra isolada. Se o professor vai aplicar um ditado ele precisa contextualizar, ou seja, explicar o porquê do exercício, para não se tornar uma reprodução de frases sem significado nenhum.

Que dificuldades são mais notadas pelos alunos? As deficiências são diferentes em cada idade?

Os problemas aparecem em quaisquer idade e série se na infância o conceito de leitura e escrita não foi bem trabalhado e sedimentado. O que ajuda muito no desenvolvimento da criança é a ajuda dos pais. O professor desenvolve suas potencialidades e em casa a família consolida o que foi aprendido.

Qual a melhor maneira de ensinar?

Potencializando a capacidade de criação e a curiosidade da criança. Exercícios práticos, atividades em conjunto e a troca de experiência são combustíveis para um bom aprendizado. Sou contra a cartilha. Ela pega a língua escrita e a deixa enquadrada. O importante é a leitura de algo que entusiasme, porque assim, mesmo com dificuldade, o aluno não deixa de tentar entender o conteúdo.

Extraído de
Jornal da Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - Entes federativos já podem verificar detalhes da nova resolução do PDDE

Normativo traz diretrizes e orientações sobre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola. Neste mês de outubro, entrou em vigor a Resolução CD/FNDE nº 15/2021, que dispõe sobre as orientações para apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PDDE foi criado em 1995, com o objetivo de prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

Mundo precisa de 18 milhões de professores para o ensino primário

Ter, 30 Set, 03h41 PARIS (AFP) - O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores. "A escassez de docentes qualificados continua sendo um problema fundamental", apontou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em um comunicado divulgado em Paris. "As necessidades são agudas, principalmente na África, onde seria necessário contar com 3.800.000 professores suplementares para se obter" o ensino primário universal, indicou a organização. Em alguns países, como Ruanda e Moçambique, o déficit de docentes se traduz na "existência de classes de até 60 alunos, quando por regra geral se considere impossível fornecer um ensino correto em salas de aula com mais de 40 estudantes". A Unesco ressalta também a formação insuf...

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

GO Exames de Educação de Jovens e Adultos 2012 - Resultado

Secretaria da Educação do Estado de Goiás Exame de Educação de Jovens e Adultos 2012 Para os níveis de Ensino Fundamental e Médio Saiba seu resultado Os resultados por cidade-polo estarão disponíveis, também, nas respectivas Subsecretarias Regionais de Educação. Em caso de dúvidas, ligue: 0800 6433043 Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br Localize seu cadastro com número do CPF e data de nascimento Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigas “provas de supletivo”) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site www.supletivo.go.gov.br e por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, localizar o cadastro. Após preencher estes dados, é preciso, no campo “Concurso”, selecionar a opção “Exame EJA – 2012”. Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida pelo candidato em cada área do conhecimento, a cert...

Lista de blogs relacionados