Pular para o conteúdo principal

Qualificar nunca é demais

O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem melhor poder de síntese e compreende com mais facilidade qualquer disciplina

Um total de 55% das crianças terminam a 4ª série do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever, segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2005. Isso acarreta problemas de interpretação que muitas vezes são carregados até o Ensino Médio. Com a intenção de preparar o educador para que ele possa melhor desenvolver a capacidade de leitura e escrita em sala de aula, Silvia Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, elaborou o projeto Além das Letras.

JT: No que consiste o programa Além das Letras?

Silvia Carvalho: Em apoiar as secretarias municipais para formar melhor os professores na área de leitura e escrita. Nosso conteúdo é gratuito e pode ser acessado online de qualquer lugar do Brasil. Uma vez por ano fazemos um seminário e discutimos os acertos e melhorias. O programa capacita coordenadores, que passam seu conhecimento aos professores, que por sua vez aplicam o que aprenderam com os estudantes em sala de aula.

O programa atinge todos os Estados e municípios brasileiros, inclusive a Capital Paulista?

Não, só os que se cadastraram no nosso site Além das Letras. Não fomos procurados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mas cidades como Santos, no Litoral, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e Itatiba, no Interior, participam.

Dados como o do Saeb mostram que o professor não está tão bem preparado para alfabetizar?

Não dá para generalizar, mas é sempre necessário reciclar e aplicar novas metodologias. Isso não só para os educadores, mas em qualquer profissão. Hoje, o professor mais inexperiente está nas classes de alfabetização, tanto em creches como no Ensino Médio. Eu acho que deveria ser ao contrário.

Qual é a importância de aprimorar a leitura e a escrita dos alunos?

É fundamental porque todas as outras aprendizagens dependem de se ter uma boa escrita e uma boa leitura. O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem um melhor poder de síntese e de compreensão de qualquer disciplina.

Que problemas são evitados quando o desenvolvimento da leitura e da escrita é colocado em prática já na Educação Infantil?

Repetência e evasão escolar, por exemplo. A idade máxima para começar a aprender a ler é 7 anos e no máximo 8 para escrever. Se você é uma criança de 3 anos que a mãe lê histórias infantis, sua facilidade de interpretar será muito maior. Isso aparentemente é simples, mas faz uma diferença, porque hoje temos alunos do Ensino Médio que não sabem interpretar nem reconhecer gêneros. Aprender e ler são processos lentos, que a pessoa vai construindo durante a vida e precisa ser sedimentado para um bom aproveitamento nas séries iniciais.

Quais métodos são mais apropriados para a assimilação da leitura?

Todos aqueles que partem do conhecimento prévio da criança. Por isso é importante o professor reconhecer aquilo que ela já sabe ao chegar na escola. E a partir daí planejar as intervenções didáticas, sempre usando o conteúdo e não a palavra isolada. Se o professor vai aplicar um ditado ele precisa contextualizar, ou seja, explicar o porquê do exercício, para não se tornar uma reprodução de frases sem significado nenhum.

Que dificuldades são mais notadas pelos alunos? As deficiências são diferentes em cada idade?

Os problemas aparecem em quaisquer idade e série se na infância o conceito de leitura e escrita não foi bem trabalhado e sedimentado. O que ajuda muito no desenvolvimento da criança é a ajuda dos pais. O professor desenvolve suas potencialidades e em casa a família consolida o que foi aprendido.

Qual a melhor maneira de ensinar?

Potencializando a capacidade de criação e a curiosidade da criança. Exercícios práticos, atividades em conjunto e a troca de experiência são combustíveis para um bom aprendizado. Sou contra a cartilha. Ela pega a língua escrita e a deixa enquadrada. O importante é a leitura de algo que entusiasme, porque assim, mesmo com dificuldade, o aluno não deixa de tentar entender o conteúdo.

Extraído de
Jornal da Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégios Embraer Juarez Wanderley / Casimiro Montenegro Filho - Resultado PS 2015

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO TURMA 2015 DOS COLÉGIOS EMBRAER - JUAREZ WANDERLEY (São José dos Campos) E CASIMIRO MONTENEGRO FILHO (Botucatu) Consulte o seu resultado (requer CPF) Resultado MATRÍCULA A matrícula dos candidatos convocados será no período de 08 a 10 de dezembro de 2014, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria dos Colégios Embraer -Juarez Wanderley, em São José dos Campos e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, ambos no Estado de São Paulo, conforme o local escolhido para cursar o Ensino Médio, com a entrega dos seguintes documentos: a) Certidão de Nascimento; b) Cédula Oficial de Identidade – RG; c) CPF do aluno; d) carteira de vacinação, atualizada; e) comprovante recente de endereço (conta de água, luz ou correspondência bancária), emitido em até 3 meses da data de realização da matrícula; f) Histórico escolar de conclusão em escola pública do Ensino Fundamental ou declaração provisória da escola, emitidos pela escola pública de origem do(a) aluno(a), in...

PE - Seleção simplificada para contratação de professores

04/07/2020 - Confira o Resultado Final - Portaria 067 19/06/2020 - Confira o Resultado Final e leia mais na notícia da Secretaria da Educação 05/06/2020 - Confira a Errata da Seleção e leia mais na notícia da Secretaria da Educaçã o 18/05/2020 - Confira o Resultado Preliminar e leia mais na notícia da Secretaria da Educação 15/05/2020 - Confira o novo Cronograma 20/03/2020 - Confira a Relação Preliminar dos Inscritos   11/03/2020 - Confira o Cronograma Revisado 09/03/2020 - Inscrições prorrogadas até 16/03/2020 Processo irá preencher 2.938 vagas de nível superior e médio; prazo para inscrição termina no dia 9 de março 16 de março  

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

Lista de blogs relacionados