Pular para o conteúdo principal

Qualificar nunca é demais

O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem melhor poder de síntese e compreende com mais facilidade qualquer disciplina

Um total de 55% das crianças terminam a 4ª série do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever, segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2005. Isso acarreta problemas de interpretação que muitas vezes são carregados até o Ensino Médio. Com a intenção de preparar o educador para que ele possa melhor desenvolver a capacidade de leitura e escrita em sala de aula, Silvia Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, elaborou o projeto Além das Letras.

JT: No que consiste o programa Além das Letras?

Silvia Carvalho: Em apoiar as secretarias municipais para formar melhor os professores na área de leitura e escrita. Nosso conteúdo é gratuito e pode ser acessado online de qualquer lugar do Brasil. Uma vez por ano fazemos um seminário e discutimos os acertos e melhorias. O programa capacita coordenadores, que passam seu conhecimento aos professores, que por sua vez aplicam o que aprenderam com os estudantes em sala de aula.

O programa atinge todos os Estados e municípios brasileiros, inclusive a Capital Paulista?

Não, só os que se cadastraram no nosso site Além das Letras. Não fomos procurados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mas cidades como Santos, no Litoral, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e Itatiba, no Interior, participam.

Dados como o do Saeb mostram que o professor não está tão bem preparado para alfabetizar?

Não dá para generalizar, mas é sempre necessário reciclar e aplicar novas metodologias. Isso não só para os educadores, mas em qualquer profissão. Hoje, o professor mais inexperiente está nas classes de alfabetização, tanto em creches como no Ensino Médio. Eu acho que deveria ser ao contrário.

Qual é a importância de aprimorar a leitura e a escrita dos alunos?

É fundamental porque todas as outras aprendizagens dependem de se ter uma boa escrita e uma boa leitura. O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem um melhor poder de síntese e de compreensão de qualquer disciplina.

Que problemas são evitados quando o desenvolvimento da leitura e da escrita é colocado em prática já na Educação Infantil?

Repetência e evasão escolar, por exemplo. A idade máxima para começar a aprender a ler é 7 anos e no máximo 8 para escrever. Se você é uma criança de 3 anos que a mãe lê histórias infantis, sua facilidade de interpretar será muito maior. Isso aparentemente é simples, mas faz uma diferença, porque hoje temos alunos do Ensino Médio que não sabem interpretar nem reconhecer gêneros. Aprender e ler são processos lentos, que a pessoa vai construindo durante a vida e precisa ser sedimentado para um bom aproveitamento nas séries iniciais.

Quais métodos são mais apropriados para a assimilação da leitura?

Todos aqueles que partem do conhecimento prévio da criança. Por isso é importante o professor reconhecer aquilo que ela já sabe ao chegar na escola. E a partir daí planejar as intervenções didáticas, sempre usando o conteúdo e não a palavra isolada. Se o professor vai aplicar um ditado ele precisa contextualizar, ou seja, explicar o porquê do exercício, para não se tornar uma reprodução de frases sem significado nenhum.

Que dificuldades são mais notadas pelos alunos? As deficiências são diferentes em cada idade?

Os problemas aparecem em quaisquer idade e série se na infância o conceito de leitura e escrita não foi bem trabalhado e sedimentado. O que ajuda muito no desenvolvimento da criança é a ajuda dos pais. O professor desenvolve suas potencialidades e em casa a família consolida o que foi aprendido.

Qual a melhor maneira de ensinar?

Potencializando a capacidade de criação e a curiosidade da criança. Exercícios práticos, atividades em conjunto e a troca de experiência são combustíveis para um bom aprendizado. Sou contra a cartilha. Ela pega a língua escrita e a deixa enquadrada. O importante é a leitura de algo que entusiasme, porque assim, mesmo com dificuldade, o aluno não deixa de tentar entender o conteúdo.

Extraído de
Jornal da Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados