Pular para o conteúdo principal

Das bibliotecas para as páginas de quadrinhos

Coleção traz adaptações de clássicos de nossa literatura, como ‘O Cortiço’ e ‘Memórias de um Sargento de Milícias’ para a linguagem das Hqs

Caio Quero

Os clássicos da literatura brasileira podem parecer um tanto áridos para quem ainda está engatinhando no universo das letras. Por isso, adaptações de grande obras para os quadrinhos podem ser uma boa porta de entrada para o mundo de Machado de Assis, Lima Barreto e companhia.

É essa a aposta da coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos, que já colocou nas bancas dez peças clássicas vertidas para HQs e agora lança O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio da Almeida, também adaptados para a linguagem pop dos gibis.

“Um conto de dez páginas, por exemplo, vira 40 páginas de quadrinhos. Já para transformar um romance inteiro, é preciso fazer uma grande adaptação no roteiro. No caso desses livros, trabalhamos com, no máximo, 60 páginas”, diz o desenhista Francisco Vilachã, responsável pela adaptação de O Cortiço e um dos coordenadores da coleção.

Vilachã explica que para a produção do roteiro da obra de Aluísio Azevedo foi necessário um mês. Já para finalizar os desenhos, ele levou três meses. “Há sempre uma dificuldade de transpor qualquer obra literária para outra linguagem. Passagens psicológicas, por exemplo, são mais complicadas.”

Para transformar Memórias de um Sargento de Milícias em gibi, o desenhista Bira Dantas fez uma longa pesquisa. “Fui tentar descobrir como era o Rio de Janeiro da época em que o Manuel Antônio de Almeida escreveu o livro. Pesquisei quais prédios e monumentos existiam em meados do século 19 e como era a arquitetura e os costumes da época”, conta Dantas.

Outro desafio de Dantas foi a modificação nas características dos personagens, que envelhecem ao longo da história. “Não estamos acostumados com isso no mundo dos quadrinhos. Normalmente, um personagem mantém suas características, não envelhece.”


‘Memórias de um Sar...’
Ed. Escala
Preço: R$12,90

O Cortiço
Ed. Escala
Preço: R$12,90

Do
Jornal da Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados