Pular para o conteúdo principal

Professor que faz cursos não melhora aprendizado

Docentes que estiveram em programa de capacitação não conseguiram que seus alunos tivessem melhor desempenho no Saeb, diz pesquisa

Simone Iwasso

É consenso que o professor precisa estar atualizado para ampliar conhecimentos e aperfeiçoar práticas pedagógicas. É recomendável que a instituição para a qual ele trabalha estimule e, de preferência, forneça oportunidades para isso. No entanto, quando se trata do ensino público, e dos cursos de capacitação oferecidos aos professores dessas redes, a constatação é que eles não estão fazendo diferença no desempenho dos alunos, apesar de geralmente serem divulgados como uma das iniciativas para melhorar o ensino.

O fato aparece no estudo Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil, adiantado ontem pelo Estado e que será apresentado hoje no seminário Remuneração, Gestão e Qualidade da Educação, organizado pela Fundação Lemann, pelo Instituto Futuro Brasil e pelo Ibmec São Paulo. “Esses cursos de capacitação não têm influência. Pelos resultados dos alunos no Saeb, esses cursos não aumentaram a eficácia do professor na hora de dar aula”, afirma o economista, Naércio Menezes Filho, autor da pesquisa, cruzamento dos resultados do Sistema Nacional da Avaliação Básica (Saeb).

“Isso quer dizer que os estudantes que tiveram aulas com professores que recentemente passaram por cursos de atualização e capacitação tiveram o mesmo desempenho dos estudantes que tiveram aulas com professores que não fizeram nada disso”, explica Menezes, que é professor do Ibmec São Paulo e da Faculdade de Economia e Administração da USP. “Eles geralmente não são focados. E o professor vai, fica ouvindo sobre várias linhas pedagógicas e no fim não aprende nada que consiga usar”, diz ele.

A falta de foco no ambiente de trabalho do professor de muitos programas é apontada como dificuldade pelo próprio setor da educação. “É muito importante que o professor tenha uma formação contínua, mas que ela tenha como foco o ambiente de trabalho”, afirma Juçara Dutra Vieira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “Na prática, o professor acaba fazendo muitos cursos fragmentados, tendo muitos certificados e isso não responde aos desafios da sala de aula”, complementa.

Para Maria Lúcia de Almeida, do Centro do Professorado Paulista, o professor recebe cursos formatados e não tem oportunidade de sugerir o que precisa. “Há um descompasso entre quem está fora da escola e pensa o curso e o professor.”

Seja como for, mais do que investimento por aluno ou mesmo salário dos professores, a maior diferença observada na rede pública, segundo Menezes, está numa gestão que cobre resultados e motive os professores. No Rio, uma das escolas apontadas como iniciativas de sucesso pelo Aprova Brasil, do Ministério da Educação, atribui seus bons resultados ao envolvimento de quem ensina.

Nas escolas municipais Minas Gerais, na Urca, na zona sul, e a Madri, em Vila Isabel, na zona norte, com apoio dos diretores, os professores usam a criatividade para tornar as aulas mais interessantes e incentivam a participação em atividades extra-classe. Nas duas escolas, a infra-estrutura física deixa a desejar. “Em termos estruturais, temos todas as mazelas que a escola pública tem”, disse Regina. Por outro lado, acrescenta, os professores conhecem todos os alunos pelo nome e fazem questão que os pais venham à escola quando o rendimento está ruim.

Cada rede organiza seus programas de capacitação, geralmente em parceria com universidades. Este ano, o ministério transferiu a capacidade de formação de docentes da educação básica para a Capes, responsável pelo ensino superior. Além de pretender treinar dois milhões de professores no Universidade Aberta, com aulas de educação à distância.

COLABOROU FABIANA CIMIERI

Extraído de

O Estado de São Paulo

26 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados