Pular para o conteúdo principal

O problema das creches

A Prefeitura, que tem tomado medidas importantes para melhorar o ensino da rede municipal, deveria voltar agora a sua atenção para o velho problema do déficit de vagas nas creches, que vem se agravando, como mostrou reportagem do JT.

Na periferia, dezenas de milhares de crianças estão sendo duplamente prejudicadas: primeiro, porque não conseguem vagas nas creches públicas, os Centros de Educação Infantil (Ceis); segundo, porque depois, dos 4 aos 7 anos, enfrentam dificuldade no acesso às Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), que dão prioridade às crianças que freqüentam os Ceis. Muitas têm então de esperar até os 7 anos para finalmente entrar numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), onde chegam em desvantagem com relação às que passaram antes pelas creches e as Emeis.

A reportagem levantou vários casos de crianças nessa situação. Uma das mães ouvidas, que não conseguiu vaga para seu filho em creche, resume bem a situação, ao compará-la com um jogo: 'Se você tem sorte quando seu filho é bebê, tudo fica mais fácil. Caso contrário, as coisas só vão se complicando à medida que a criança cresce.'

Há outro aspecto a considerar. Não é só pela educação que as mães procuram as creches e depois as Emeis, quando seus filhos chegam aos 4 anos. A razão econômica - para poder trabalhar, precisam de local seguro para deixar seus filhos - é também importante. Sem creche, ou encontram parentes que cuidem das crianças ou são obrigadas a abandonar o emprego e uma fonte de renda importante.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, o déficit de vagas nas creches é de cerca de 90 mil. A Prefeitura pretende criar 16 mil novas vagas até o final de 2008 e, além disso, reduzir um pouco mais o déficit por meio de convênio com entidades privadas e organizações não-governamentais. É pouco, como se vê.

A Prefeitura acaba de dar um passo importante para a melhoria do ensino, com o projeto para eliminar o terceiro turno nas escolas municipais, por meio da construção de 70 novas escolas, 300 salas em escolas já existentes e mais 17 Centros Educacionais Unificados (CEUs). É de se esperar que numa etapa seguinte ela concentre esforços para resolver o problema das creches, que se arrasta há muitos anos.

Jornal da Tarde
15 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados