Pular para o conteúdo principal

Governador defende 'memorex' e prova

Serra é a favor de avaliação e da volta de métodos 'fora de moda'

Ricardo Westin e Luciana Constantino

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ao comentar ontem a qualidade do ensino no Estado, defendeu a volta de procedimentos que para ele “saíram de moda”, como as “provinhas” para acompanhar o desempenho pedagógico dos estudantes e a memorização de tabuadas.

Serra citou ações adotadas pelo governo para tentar melhorar o quadro. Entre elas estão a implantação de dois professores por sala de aula da 1ª série do ensino fundamental, o chamado programa Bolsa Formação, e mudanças na avaliação.

Em recente estudo do Ministério da Educação, São Paulo acompanhou a tendência nacional de queda nas médias obtidas por alunos do ensino fundamental no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre 1995 e 2005. Um exemplo disso é que a média dos alunos de 8ª série da rede estadual de São Paulo na prova de língua portuguesa foi de 228,4 pontos em 2005, enquanto havia ficado em 265,2 pontos em 1995. No caso de matemática, as notas médias desses estudantes ficaram em 230,2 e 254,7, respectivamente.

“Estou insistindo muito na volta de procedimentos tradicionais de ensino, como memorizar a tabuada, que é uma coisa que saiu de moda. Não vejo outra maneira de saber quanto é 9 vezes 7 senão memorizando que é 63. Os jornalistas aqui são jovenzinhos e estudaram pelos métodos construtivistas. A pessoa entende como chega lá, mas não sabe de memória. Defendo que se memorize a tabuada. É memorex”, disse Serra.

Ao defender a avaliação, afirmou: “Uma coisa é ter progressão continuada e outra é não fazer avaliação nenhuma. Isso tudo a gente está trabalhando, mas não espere resultados milagrosos a curto prazo. Esse é o trabalho de construção de um sistema de educação melhor”.

Na semana passada, a Secretaria da Educação criou oficialmente o Bolsa Formação, por meio do qual serão oferecidas 3.260 vagas a alunos de cursos de Pedagogia, Normal Superior e Letras interessados em trabalhar na 1ª série do ensino fundamental da rede estadual. Esses alunos serão auxiliares pedagógicos dos professores. Receberão bolsa mensal de R$ 500. O programa terá participação de instituições de ensino superior.


Extraído de

O Estado de São Paulo

08 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados