Pular para o conteúdo principal

Estado prepara avaliações mais rígidas

Entrevista

Maria Lúcia Vasconcelos, secretária estadual de Educação
Mudanças em provas internas bimestrais vão ocorrer em 2008, junto com definição de currículo mínimo para cada série

Emilio Sant'Anna

Mesmo sob críticas de educadores e representantes do sindicato dos professores (Apeoesp), a secretária estadual de Educação Maria Lúcia Vasconcelos disse ontem em entrevista ao Estado que as mudanças no ciclo de progressão continuada devem ser implantadas em 2008. E adianta que essa não será a única alteração nas 5.306 escolas paulistas para o próximo ano.

De acordo com Maria Lúcia, outras mudanças estão previstas, como a definição de um currículo mínimo para cada série e regras mais rígidas para avaliações internas bimestrais.

Por que mudar os ciclos de progressão continuada?

Tive reuniões com muitos setores da educação e uma das questões permanentes era a necessidade de se rever a progressão continuada. Isso veio para mim como um anseio dos próprios professores e diretores. Depois de avaliar os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP, que revelou fraco rendimento em matemática e regular em leitura dos alunos do ensino fundamental e médio), percebemos que seria melhor instituir ciclos menores para que a avaliação acontecesse em tempo mais curto. Quatro anos é um tempo muito grande.

Essa medida é suficiente?

Outras ações devem ser acopladas, como melhorar o processo de alfabetização e estabelecer expectativas de aprendizagem para cada uma das séries, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, coisa que hoje não existe.

Qual o resultado esperado com essa medida?

Temos de definir essas expectativas para que se saiba exatamente o que será avaliado quando a criança chegar ao término desse ciclo. É preciso garantir essa homogeneidade para que exista de fato uma rede de ensino.

Diminuir os ciclos e implantar novas avaliações pode mostrar mais índices negativos nas avaliações?

A expectativa é que ao fazermos uma avaliação em um período mais curto possamos auxiliar os alunos em um tempo mais curto também. Hoje a recuperação de ciclo ocorre depois de quatro anos, agora vai acontecer em dois anos. Também será mais fácil para esse aluno rever o conteúdo desse ciclo do que rever o conteúdo de quatro anos. A correção será mais fácil de fazer.

Alguns educadores afirmam que não adianta diminuir os ciclos se não tiver uma estrutura de auxílio pedagógico aos alunos ...

A progressão continuada é apenas uma de nossas preocupações. A recuperação paralela nunca deixou de existir no Estado. Mesmo com a progressão continuada de quatro anos, nada impedia que as escolas fossem formando turmas de recuperação paralela e os alunos com dificuldades fossem atendidos, porque as avaliações temporárias também sempre existiram. Onde isso não ocorreu foi um desvio da própria idéia da progressão continuada.

Estamos falando das avaliações bimestrais?

Exatamente. Hoje temos avaliações mas não sabemos do que elas resultam. Se apenas somos avaliados externamente, mas não cuidamos da avaliação interna, vamos ter sempre de justificar o injustificável.

A diminuição vai causar aumento no número de alunos retidos?

Provavelmente.

As escolas têm estrutura para isso?

É o que estamos providenciando em 2007 .Temos de montar salas novas, ter professores para essas turmas. Por isso estamos fazendo uma revisão em toda a rede para que possamos implantar o programa em 2008. Tenho dois anos pra arrumar a casa e dar conta dessa nova demanda.

Existem verbas para isso?

Sim. Quando digo isso não quero dizer que estou nadando em dinheiro. Neste momento acho que tenho dinheiro para fazer o que tenho de fazer. Não posso ficar dizendo que o dinheiro não dá, tenho de trabalhar com o que tenho.


Extraído de

O Estado de São Paulo

08 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados