Pular para o conteúdo principal

Estado prepara avaliações mais rígidas

Entrevista

Maria Lúcia Vasconcelos, secretária estadual de Educação
Mudanças em provas internas bimestrais vão ocorrer em 2008, junto com definição de currículo mínimo para cada série

Emilio Sant'Anna

Mesmo sob críticas de educadores e representantes do sindicato dos professores (Apeoesp), a secretária estadual de Educação Maria Lúcia Vasconcelos disse ontem em entrevista ao Estado que as mudanças no ciclo de progressão continuada devem ser implantadas em 2008. E adianta que essa não será a única alteração nas 5.306 escolas paulistas para o próximo ano.

De acordo com Maria Lúcia, outras mudanças estão previstas, como a definição de um currículo mínimo para cada série e regras mais rígidas para avaliações internas bimestrais.

Por que mudar os ciclos de progressão continuada?

Tive reuniões com muitos setores da educação e uma das questões permanentes era a necessidade de se rever a progressão continuada. Isso veio para mim como um anseio dos próprios professores e diretores. Depois de avaliar os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP, que revelou fraco rendimento em matemática e regular em leitura dos alunos do ensino fundamental e médio), percebemos que seria melhor instituir ciclos menores para que a avaliação acontecesse em tempo mais curto. Quatro anos é um tempo muito grande.

Essa medida é suficiente?

Outras ações devem ser acopladas, como melhorar o processo de alfabetização e estabelecer expectativas de aprendizagem para cada uma das séries, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, coisa que hoje não existe.

Qual o resultado esperado com essa medida?

Temos de definir essas expectativas para que se saiba exatamente o que será avaliado quando a criança chegar ao término desse ciclo. É preciso garantir essa homogeneidade para que exista de fato uma rede de ensino.

Diminuir os ciclos e implantar novas avaliações pode mostrar mais índices negativos nas avaliações?

A expectativa é que ao fazermos uma avaliação em um período mais curto possamos auxiliar os alunos em um tempo mais curto também. Hoje a recuperação de ciclo ocorre depois de quatro anos, agora vai acontecer em dois anos. Também será mais fácil para esse aluno rever o conteúdo desse ciclo do que rever o conteúdo de quatro anos. A correção será mais fácil de fazer.

Alguns educadores afirmam que não adianta diminuir os ciclos se não tiver uma estrutura de auxílio pedagógico aos alunos ...

A progressão continuada é apenas uma de nossas preocupações. A recuperação paralela nunca deixou de existir no Estado. Mesmo com a progressão continuada de quatro anos, nada impedia que as escolas fossem formando turmas de recuperação paralela e os alunos com dificuldades fossem atendidos, porque as avaliações temporárias também sempre existiram. Onde isso não ocorreu foi um desvio da própria idéia da progressão continuada.

Estamos falando das avaliações bimestrais?

Exatamente. Hoje temos avaliações mas não sabemos do que elas resultam. Se apenas somos avaliados externamente, mas não cuidamos da avaliação interna, vamos ter sempre de justificar o injustificável.

A diminuição vai causar aumento no número de alunos retidos?

Provavelmente.

As escolas têm estrutura para isso?

É o que estamos providenciando em 2007 .Temos de montar salas novas, ter professores para essas turmas. Por isso estamos fazendo uma revisão em toda a rede para que possamos implantar o programa em 2008. Tenho dois anos pra arrumar a casa e dar conta dessa nova demanda.

Existem verbas para isso?

Sim. Quando digo isso não quero dizer que estou nadando em dinheiro. Neste momento acho que tenho dinheiro para fazer o que tenho de fazer. Não posso ficar dizendo que o dinheiro não dá, tenho de trabalhar com o que tenho.


Extraído de

O Estado de São Paulo

08 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados