Pular para o conteúdo principal

Educadores opinam sobre plano

Reunião entre especialistas em Educação e ministros ocorre na próxima quinta-feira

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

A primeira reunião do ministro da Educação, Fernando Haddad, e educadores para discutir o Pacote para Desenvolvimento da Educação já está marcada: será na próxima quinta-feira, dia 15. A informação é do educador Mozart Neves Ramos, diretor-executivo da ONG Todos pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), um dos convidados. 'O ministro me telefonou na quinta-feira e, claro, estarei presente. Será uma oportunidade de conhecer todos os pontos do pacote, não só apenas o que foi mostrado pela imprensa. Além disso, vou poder opinar.'

Mozart concorda com as medidas para a Educação básica apresentadas até agora. O plano prevê a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, no qual cada município e Estado receberá uma nota, de 0 a 10. Esse índice reunirá os resultados da Prova Brasil e do Censo Escolar. E também distribuirá recursos e tecnologia para Educação. O Ministério definirá a verba de repasse voluntário (por convênio) de acordo com a necessidade. 'Você vai cobrar dos municípios para poder investir neles. Isso gerará preocupação dos prefeitos na hora de apresentar resultados e de usar o dinheiro público. Com certeza terá menos desperdício.'

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, presidente da União dos Secretários de Educação do Brasil (Undime), também discutirá o plano no Ministério. 'Ainda não marcaram uma data comigo, mas fui comunicada que serei ouvida.' Pilar disse que defenderá medidas mais abrangentes para a educação infantil. 'Não tive conhecimento ainda de nenhuma medida para ampliar e aprofundar o aprendizado em creche, que é fundamental. O cidadão que começa seu processo de aprendizagem na educação infantil é mais completo.'

Idéias

A Undime apresentou algumas propostas ao ministro antes de ele anunciar o projeto fechado. 'Esperamos que sejam incorporadas ao plano. Uma delas é a criação de um projeto de alfabetização que atenda os mais de 6 mil municípios do País. De acordo com o anunciado até agora, parece que o que diz respeito à alfabetização a Undime já foi atendida.

Uma das propostas cita metas e prazos municipais para a redução do analfabetismo. E estabelece que as aulas sejam ministradas por professores da rede pública, que terão uma gratificação a mais por isso. 'Eu coloco a maior fé', diz Pilar.

Extraído de
Jornal da Tarde
12 de março de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados