Pular para o conteúdo principal

Déficit de atenção e alcoolismo

28/03/2007

Agência FAPESP - A associação entre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e alcoolismo, que tem sido objeto de discussão há tempos, foi destacada por dois novos estudos feitos nos Estados Unidos.

Os autores das pesquisas afirmam que o TDAH representa um fator de risco para problemas com uso de bebidas alcóolicas, que começariam por volta dos 15 anos. Os resultados apontam que fatores como pais alcóolatras ou estresse familiar podem facilitar o desenvolvimento do problema. Os estudos estão publicados na edição de abril do periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

“Crianças com TDAH têm maior risco de desenvolver alcoolismo devido a sua impulsividade e distração, bem como por conta de outros fatores que costumam acompanhar o transtorno, como baixo aproveitamento escolar e problemas de comportamento”, disse Brooke Molina, professora da Universidade de Pittsburgh que participou dos dois estudos.

No primeiro estudo, os pesquisadores entrevistaram participantes de um grande levantamento feito no estado de Pittsburgh. Crianças diagnosticadas com TDAH (364 no total) foram entrevistadas na adolescência (entre 11 e 17 anos) e na fase adulta (de 18 a 28 anos). Um grupo de 120 adolescentes e outro de 120 adultos sem o transtorno serviu para comparação dos resultados. O uso de álcool foi determinado por questionários e entrevistas.

“Verificamos que crianças com TDAH se mostraram posteriormente mais propensas a beber pesadamente e a apresentar problemas suficientes relacionados à bebida para serem diagnosticadas como dependentes, entre os quais brigas com os pais, queda nas notas na escola e dificuldade para controlar a quantidade de bebida ingerida”, disse Brooke.

Os resultados indicaram que jovens entre 15 e 17 anos com TDAH se embebedaram em média 14 vezes no ano anterior, contra apenas 1,8 vez do grupo de mesma faixa etária sem o transtorno. Enquanto no primeiro grupo 14% foram diagnosticadas com abuso ou dependência de álcool, no segundo grupo não houve um único caso.

“Aparentemente, um dos motivos para inconsistências em estudos anteriores sobre o assunto é que a relação entre o TDAH e o alcoolismo não se solidifica antes da adolescência média [de 15 a 17 anos]”, disse Stephen Hinshaw, chefe do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, em comentário sobre os estudos.

Outro grave resultado obtido pelo estudo foi que entre as crianças com TDAH que apresentaram casos mais sérios e persistentes de comportamento, 42% tiveram problemas de abuso ou dependência de álcool quando na faixa entre 18 e 25 anos. Os pesquisadores pretendem continuar o estudo com os mesmos voluntários, para avaliar a extensão da relação em adultos.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH – também conhecido como distúrbio do déficit de atenção (DDA), é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.


Riscos familiares

No segundo estudo publicado na Alcoholism, Brooke Molina e colegas entrevistaram 142 adolescentes diagnosticados com TDAH e 100 outros sem o transtorno. O foco foi comportamental, incluindo perguntas sobre eventos negativos e episódios de alcoolismo na família.

“Uma das razões por que crianças com TDAH apresentam maior risco de desenvolver problemas relacionados ao uso de álcool é que o alcoolismo e o transtorno tendem a se manifestar em famílias. Verificamos que fatores como pai ou mãe com histórico de alcoolismo e estresse familiar estavam relacionados a problemas mais sérios com uso de álcool nos filhos. Em resumo, quando uma criança tem TDAH e um pai ou mãe que sofra ou tenha histórico de alcoolismo ela terá um risco aumentado de desenvolver o mesmo problema”, disse Brooke.

A pesquisadora ressalta que os estudos apontam que o TDAH representa um fator de risco ao desenvolvimento de problemas com o uso de álcool, mas que isso obviamente não implica que todas as crianças com o transtorno se encaixarão nesse quadro no futuro.

Os artigos Attention-deficit/hyperactivity disorder risk for heavy drinking and alcohol use disorder is age specific e Attention-deficit hyperactivity disorder moderates the life stress pathway to alcohol problems in children of alcoholics podem ser lidos por assinantes da Alcoholism: Clinical & Experimental Research em

www.blackwell-synergy.com/toc/acer/31/4.

Para saber mais sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: www.tdah.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

MG Proalfa 2013 - Resultado por Escola

    Disponível resultado por escola no Programa de Avaliação da Alfabetização 2013 Para verificar o desempenho, escola deve acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública na internet Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet . “Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões. Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma anális...

Lista de blogs relacionados