Pular para o conteúdo principal

Criança que fica em creche é mais agressiva, diz estudo

Pesquisa mostra que crianças que ficaram muito tempo em creches tinham problemas de comportamento como desobediência e agressividade


LONDRES - Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 26, nos Estados Unidos afirma que quanto maior o tempo que uma criança passa em uma creche, antes mesmo de entrar no jardim de infância, maior a probabilidade de a criança ter problemas com comportamento agressivo na escola.

A conclusão é da pesquisa publicada na revista Child Development e realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos.

O professor de psicologia da Universidade Birbeck de Londres Jay Belsky, diretor do Instituto para Estudo de Crianças, Famílias e Questões Sociais, foi um dos autores da pesquisa.

O estudo analisou 1364 crianças americanas desde o nascimento em 1991 em dez lugares diferentes dos Estados Unidos. Elas foram acompanhadas até os 54 meses de idade.

Os professores destas crianças - quando elas atingiam os 11 anos de idade - relataram que elas tinham problemas de comportamento como "entrarem em muitas brigas", "desobediência" e "muitas discussões".

Definição

Os pesquisadores afirmam que as crianças estudadas não eram uma amostra de crianças na população americana. Durante o estudo os pesquisadores mediram a qualidade, quantidade e tipo de cuidados recebidos desde o nascimento até os 54 meses de idade.

O cuidado de crianças nas creches foi definido como o cuidado recebido por crianças vindo de qualquer outra pessoa que não fosse a mãe, agendado com regularidade por, pelo menos, dez horas por semana. Isto inclui o cuidado dispensado por pais, avós e outros familiares.

Os pesquisadores descobriram que, nas primeiras séries da vida escolar, crianças com mais experiências em creches mostraram, aos 11 anos, maior freqüência do que os pesquisadores chamaram de problemas de externalização de comportamento.

Professores

Crianças que passaram mais tempo longe das mães nos primeiros anos da infância, em creches ou sob os cuidados de outras pessoas, tiveram mais probabilidade de ter mais ocorrências de relatos de comportamento agressivo, segundo relato dos professores.

Estes relatos de comportamento agressivo ocorriam independentes da qualidade da creche ou dos cuidados dispensados às crianças observadas.

Mas os pesquisadores destacaram que o comportamento destas crianças era considerado normal.

Os autores do estudo sugeriram que a correlação entre creches e problemas de comportamento pode ocorrer devido ao fato de que alguns funcionários de creches não teriam o treinamento adequado e não teriam tempo de cuidar do problema.

Funcionários de creches podem não ser capazes de dar atenção suficiente ou orientação para tratar de problemas que podem ocorrer quando grupos de crianças estão juntos - como resolver conflitos a respeito de brinquedos ou atividades, por exemplo.

"Estas descobertas acrescentam ao crescente corpo de pesquisa que mostra que a qualidade e o tipo de cuidado recebido pela criança no início da vida podem ter um impacto duradouro no desenvolvimento", disse James Griffin, do Escritório de Ciência para pesquisa, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados