MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br
Não é só no enredo da Unidos do Peruche que as histórias em quadrinhos criadas por Maurício de Sousa viraram referência na comunidade da Zona Norte da Capital. O tema escolhido pela escola de samba para o Carnaval deste ano contagiou também os alunos de 1ª a 8ª séries - inclusive as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - da Emef Comandante Garcia D'Ávila, por meio do uso pedagógico dos gibis da Turma da Mônica desde a alfabetização até as mais diversas disciplinas do Ensino Fundamental - como artes, informática e leitura.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Luiza Harumi, para envolver todos os professores com a temática do Carnaval - a ponto de fazer com que a interdisciplinaridade deixasse o relatório de planejamento e acontecesse de fato - e garantir o sucesso do projeto, foi necessário motivá-los.
Luiza conta que já na primeira reunião de planejamento os professores tiveram contato com o enredo da Unidos do Peruche. 'Debatemos o uso pedagógico das histórias em quadrinhos do Maurício de Sousa, que tratam de temas como inclusão e diversidade.'
O diretor Waldir Romero destaca que foi preciso também trabalhar o lado afetivo dos professores. 'Em vez de apenas planejar, promovemos visitas com grupos de professores ao barracão da escola de samba para que eles pudessem conversar com os sambistas sobre a importância da escolha desse tema para a comunidade. Muitos professores até subiram nos carros alegóricos.'
Alfabetização
A professora de 1ª série Iara de Freitas Crespo conta que a visita ao barracão a motivou a trabalhar a alfabetização com as histórias em quadrinhos. 'O barracão estava a coisa mais linda. Pude conversar com os carnavalescos sobre o tema e essa foi a minha inspiração.'
Iara tem feito a pesquisa biográfica de Maurício de Sousa com seus alunos, o desenho de carros alegóricos em mural e até a alfabetização por meio de letras de marchinhas. 'Após o Carnaval, o projeto continua. Eles vão trabalhar textos jornalísticos com as notícias sobre Carnaval e terão de escrever redações relatando os detalhes e repercussão do desfile da Unidos do Peruche.'
Leitura e escrita
Já Ana Lúcia Lustre, professora orientadora de sala de leitura, conta que o projeto tem motivado o hábito de leitura em alunos de diferentes idades. 'Tem estudante de 8 ª série que me chama no cantinho para pedir gibis da Turma da Mônica para levar para casa, pois esse trabalho os motivou a conhecer os personagens.' A demanda até gerou um pequeno problema, conta ela: 'A procura é grande, mas não temos número suficiente de gibis para eles levarem para casa.'
As 3ª e 4ª séries estão engajadas na produção de textos. 'Não só a leitura, mas a escrita está sendo contemplada, pois eles vão criar histórias em quadrinhos. Daremos ênfase à diversidade por meio das tirinhas da Turma da Mônica que falam de inclusão', diz Simone Gimenez , professora da 4ª série.
Extraído de
Jornal da Tarde
16 de fevereiro de 2.007
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