Pular para o conteúdo principal

Pais poderão cobrar professor municipal em São Paulo

DANIELA TÓFOLI
da Folha de S.Paulo

Definir o que as crianças devem aprender em cada disciplina, a cada ano do ensino fundamental. E divulgar esses conteúdos para que os pais possam acompanhar --e, se necessário, cobrar-- o que está sendo ensinado na sala de aula. A estratégia da Secretaria Municipal da Educação para melhorar a qualidade do ensino na cidade de São Paulo é apostar nessas chamadas "expectativas de aprendizagem".

Desde o fim de 2006, um grupo formado por professores da rede e consultores de ensino público discutem o que os alunos devem aprender em cada etapa do ensino para estipular um conteúdo básico dividido por área. Na semana passada, as escolas municipais já começaram a receber as matrizes curriculares de algumas séries para que comecem a analisá-la e dêem sua opinião.

"Queremos definir essas expectativas junto com os professores, para que sejam viáveis e possam ser aplicadas na prática. Será um mecanismo orientador", explica o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider. "Também é um direito dos pais, dos alunos e de toda a sociedade saber o que as crianças devem aprender a cada ano e acompanhar tudo isso. Eles serão juízes do processo."

Para o secretário, a definição das expectativas também ajudará a aprimorar a avaliação da rede. "Todas as escolas saberão o que será cobrado delas e, nas que não tiverem bom desempenho, poderemos intervir."

O presidente do Sinpeem (o sindicato dos professores municipais), Cláudio Fonseca, é a favor de que se estabeleça um currículo básico para dar unidade à rede. "É preciso cuidado para não tirar a liberdade da escola, mas vejo a medida com bons olhos e acho que ela deve ser divulgada para os pais."

As famílias, no entanto, só terão conhecimento das "expectativas de aprendizagem" no início do ano que vem.
Neste ano, a volta às aulas, marcada para quarta-feira, também terá mudanças: as salas de leitura e de informática voltam à grade curricular (no ano passado, ocorriam no período contrário ao das aulas curriculares) e cerca de 90 mil alunos que estavam em escolas com três turnos (o que permitia apenas quatro horas diárias de aula) passam para dois turnos, com cinco horas de aula por dia.

Extraído de
Folha OnLine
Educação
05 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - Turma 2011 - Prova Objetiva e Gabarito

26/11/2010 - Resultados Embraer Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2011   Gabarito da Prova Objetiva    Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos Gerais Divulgação do Resultado: 26 de novembro de 2.010 Fundação Vunesp

Lista de blogs relacionados