Pular para o conteúdo principal

Droga para epilepsia pode ajudar no estudo de Down

Pesquisadores da Universidade de Stanford associam doença a neurotransmissor que inibe excitação cerebral

WASHINGTON

Uma droga conhecida, usada anteriormente para estudos sobre epilepsia, pode ajudar na compreensão sobre a síndrome de Down em ratos e, futuramente, em humanos, segundo pesquisadores americanos. Os efeitos benéficos da droga, chamada pentylenetetrazole, ou PTZ, permaneceram por até duas semanas depois do tratamento. Isto sugere que o medicamento, assim como outras drogas psiquiátricas, pode ser capaz de provocar mudanças de longo prazo no cérebro.

A descoberta, publicada no jornal científico Nature Neuroscience, também pode ajudar cientistas a entender o que causa o retardamento mental observado em pacientes portadores da síndrome. “Esse tratamento tem um potencial notável”, disse Craig Garner, psiquiatra e diretor do Centro de Pesquisas de Síndrome de Down da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“Nossas descobertas claramente abrem uma nova rota para considerarmos como disfunções cognitivas em indivíduos com Down podem ser tratadas”, afirma.

A síndrome de Down é a mais freqüente causa genética de retardamento e ocorre no mundo inteiro, em um a cada 800 nascimentos. Cerca de 5 mil crianças nascidas a cada ano nos Estados Unidos são portadoras da síndrome.

Ela é causada pela presença de um terceiro cromossomo, conhecido como cromossomo 21. A maioria das pessoas tem duas cópias de cada cromossomo. A atividade adicional dos genes na terceira cópia do 21 é a mais provável causa dos sintomas da síndrome, que variam de moderado retardamento mental a severas debilidades. Muitos pacientes também têm problemas de saúde, principalmente cardíacos.

Fabian Fernandez, uma estudante do laboratório de Garner, estava explorando a possibilidade de os cérebros de portadores da síndrome serem afetados por um componente chamado GABA, um neurotransmissor que impede que os neurônios fiquem muito excitados.

“Geralmente, o aprendizado envolve uma excitação neuronal em certas partes do cérebro”, explica Garner. “Por exemplo, a cafeína, que é estimulante, pode nos tornar mais atentos e melhorar nosso aprendizado”. O PTZ teria a propriedade de tornar mais GABA disponível no cérebro. Fernandez deu doses diárias de PTZ a camundongos. Depois de 17 dias, a droga fez com que os camundongos com Down aprendessem num ritmo aproximado ao dos sem a síndrome.

REUTERS

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados