Pular para o conteúdo principal

Aluno de Taipas tem acesso à tecnologia

Maria Rehder, maria.rehder@grupoestado.com.br

É difícil acreditar, mas a Escola Municipal Ernani Silva Bruno - mesmo situada na Cohab Brasilândia, próxima à Parada de Taipas, Zona Norte, região com os mais altos índices de violência da Capital - se tornou modelo em segurança e gestão democrática no uso dos equipamentos tecnológicos como gravadores, computadores e filmadora.

E é por essa razão que essa escola é uma das cotadas para participar do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), que vai possibilitar que cada aluno dessa região periférica da Capital tenha acesso à internet por meio de um laptop produzido exclusivamente para o uso educativo.

A direção da escola nega qualquer tipo de especulação em relação a sua participação no projeto, mas fontes ouvidas pelo JT afirmam que a Emef Ernani Silva Bruno está entre as escolas cotadas para a realização do projeto.

Gestão democrática

Segundo Solange Sola Selofite, professora de geografia que dá aulas desde 1995 na Emef, a chegada do diretor Antônio Francisco de Paula Filho há 5 anos e a participação no Educom.rádio - projeto que capacita professores e alunos de escolas municipais da Capital para o uso educativo de produções midiáticas como rádio e jornal - foram fatores fundamentais para que os alunos criassem vínculos com a escola. “Com a vinda do diretor Antônio, a escola ficou mais aberta e integrada à comunidade. E, no mesmo período, a equipe pedagógica se engajou na produção de programas de rádio coletivos, o que fez com que os alunos se apropriassem naturalmente dos equipamentos da escola”, conta a professora.

Solange ressalta que a comunidade local respeita a escola. “Nunca tivemos casos de violência nem roubo de equipamentos aqui. Muitos alunos chegam a levar para casa os gravadores quando precisam produzir os programas de rádio e sempre devolvem. O uso é bem democrático, nada fica trancado.”

Segundo o diretor Antônio, outro segredo do sucesso da Emef Ernani Silva Bruno é que cerca de 60% dos professores são tão envolvidos com o projeto pedagógico a ponto de não deixarem a escola. A professora Solange é uma delas. “Eu já poderia ter pedido remoção, mas não abandono essa escola por nada.”

Ler e escrever

No entanto, o diretor Antônio diz que ainda há dois grandes desafios a serem vencidos. “Aproximar os pais da escola e melhorar os índices de desempenho de nossos alunos nas avaliações nacionais de aprendizagem como a Prova Brasil.”

Para isso, a partir deste ano a escola inicia um projeto de leitura para todas as séries. “A cada ano daremos ênfase a um gênero literário. Assim, quando nossos alunos terminarem o Ensino Fundamental, estarão familiarizados com todos os gêneros . Nosso maior objetivo é dar sentido ao que se escreve”, conclui o diretor Antônio.


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

MG Proalfa 2013 - Resultado por Escola

    Disponível resultado por escola no Programa de Avaliação da Alfabetização 2013 Para verificar o desempenho, escola deve acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública na internet Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet . “Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões. Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma anális...

Lista de blogs relacionados