Pular para o conteúdo principal

Aluno de Taipas tem acesso à tecnologia

Maria Rehder, maria.rehder@grupoestado.com.br

É difícil acreditar, mas a Escola Municipal Ernani Silva Bruno - mesmo situada na Cohab Brasilândia, próxima à Parada de Taipas, Zona Norte, região com os mais altos índices de violência da Capital - se tornou modelo em segurança e gestão democrática no uso dos equipamentos tecnológicos como gravadores, computadores e filmadora.

E é por essa razão que essa escola é uma das cotadas para participar do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), que vai possibilitar que cada aluno dessa região periférica da Capital tenha acesso à internet por meio de um laptop produzido exclusivamente para o uso educativo.

A direção da escola nega qualquer tipo de especulação em relação a sua participação no projeto, mas fontes ouvidas pelo JT afirmam que a Emef Ernani Silva Bruno está entre as escolas cotadas para a realização do projeto.

Gestão democrática

Segundo Solange Sola Selofite, professora de geografia que dá aulas desde 1995 na Emef, a chegada do diretor Antônio Francisco de Paula Filho há 5 anos e a participação no Educom.rádio - projeto que capacita professores e alunos de escolas municipais da Capital para o uso educativo de produções midiáticas como rádio e jornal - foram fatores fundamentais para que os alunos criassem vínculos com a escola. “Com a vinda do diretor Antônio, a escola ficou mais aberta e integrada à comunidade. E, no mesmo período, a equipe pedagógica se engajou na produção de programas de rádio coletivos, o que fez com que os alunos se apropriassem naturalmente dos equipamentos da escola”, conta a professora.

Solange ressalta que a comunidade local respeita a escola. “Nunca tivemos casos de violência nem roubo de equipamentos aqui. Muitos alunos chegam a levar para casa os gravadores quando precisam produzir os programas de rádio e sempre devolvem. O uso é bem democrático, nada fica trancado.”

Segundo o diretor Antônio, outro segredo do sucesso da Emef Ernani Silva Bruno é que cerca de 60% dos professores são tão envolvidos com o projeto pedagógico a ponto de não deixarem a escola. A professora Solange é uma delas. “Eu já poderia ter pedido remoção, mas não abandono essa escola por nada.”

Ler e escrever

No entanto, o diretor Antônio diz que ainda há dois grandes desafios a serem vencidos. “Aproximar os pais da escola e melhorar os índices de desempenho de nossos alunos nas avaliações nacionais de aprendizagem como a Prova Brasil.”

Para isso, a partir deste ano a escola inicia um projeto de leitura para todas as séries. “A cada ano daremos ênfase a um gênero literário. Assim, quando nossos alunos terminarem o Ensino Fundamental, estarão familiarizados com todos os gêneros . Nosso maior objetivo é dar sentido ao que se escreve”, conclui o diretor Antônio.


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - Turma 2011 - Prova Objetiva e Gabarito

26/11/2010 - Resultados Embraer Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2011   Gabarito da Prova Objetiva    Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos Gerais Divulgação do Resultado: 26 de novembro de 2.010 Fundação Vunesp

Lista de blogs relacionados